Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbilio, Mirelly dos Santos-
dc.contributor.advisor1Olinda, Ricardo Alves de-
dc.contributor.referee1Sousa, Claudia Santos Martiniano-
dc.contributor.referee2Raposo, Marcos Túlio-
dc.date.accessioned2025-06-17T20:00:46Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.citationABILIO, Mirelly dos Santos. Detecção de casos novos de Hanseníase na Paraíba de 2018 a 2022: análise da distribuição espacial, perfil geral dos afetados e dos indivíduos com incapacidades físicas. 2025. 70 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5239-
dc.description.resumoIntrodução: A Hanseníase, uma das doenças mais antigas do mundo, é infectocontagiosa e neurodermatológica. No Brasil, país protagonista na carga global, há distribuição heterogênea dos casos, sendo a Paraíba um dos estados com altas taxas de detecção. Objetivo: Traçar o panorama da Hanseníase na Paraíba, analisando indicadores de detecção e distribuição espacial dos casos; perfil dos indivíduos afetados no estado, entre 2018 e 2022; e fatores de risco para incapacidades físicas. Metodologia: Estudo ecológico, com dados notificados no estado da Paraíba (2018 a 2022), disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde. Foram coletados dados de notificação, sociodemográficos e clínico-funcionais. Indicadores para avaliação da magnitude da doença e da qualidade dos serviços foram considerados. Além da análise descritiva, realizou-se análise espacial através do Índice de Moran Global e Local, com representação gráfica via Local Indicators of Spatial Association. Para identificar fatores de risco associados à incapacidade física foram construídos modelos de regressão logística múltipla. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (parecer 6.272.604). Resultados: Foram notificados 2.291 casos novos na Paraíba. O estado apresentou médias e altas taxas de detecção anual e de proporção de casos novos com Grau de Incapacidade Física 2 no diagnóstico. A análise espacial apontou heterogeneidade na distribuição, com formação de aglomerados e majoritária autocorrelação espacial significativa. O perfil sociodemográfico e epidemiológico mais comum na população geral foi de indivíduos do sexo masculino, pardos, em idade produtiva, com baixa escolaridade; com Hanseníase multibacilar e sem lesões nervosas ou incapacidades físicas. Entre os com incapacidades físicas, idosos foram mais afetados, predominando polineuropatias. Forma Clínica e Número de lesões nervosas foram fatores de risco para incapacidade. Conclusões: Os dados indicam necessidade de articulação de ações de controle, considerando especificidades municipais e públicos-alvo. Sugere-se incluir o olhar à Hanseníase nas ações de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa; assim como, capacitação profissional, e implementação de indicadores específicos para em idosos.por
dc.description.abstractIntroduction: Leprosy, one of the oldest diseases in the world, is infectious and neurodermatological. In Brazil, a leading country in the global burden, there is a heterogeneous distribution of cases, with Paraíba being one of the states with high detection rates. Objective: To outline the panorama of Leprosy in Paraíba, analyzing indicators of detection and spatial distribution of cases; profile of affected individuals in the state, between 2018 and 2022; and risk factors for physical disabilities. Methodology: Ecological study, with data reported in the state of Paraíba (2018 to 2022), made available by the State Department of Health. Notification, sociodemographic and clinical-functional data were collected. Indicators to assess the magnitude of the disease and services quality were considered. In addition to the descriptive analysis, spatial analysis was performed using the Global and Local Moran Index, with graphical representation via Local Indicators of Spatial Association. To identify risk factors associated with physical disability, multiple logistic regression models were constructed. The study was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Paraíba (opinion 6,272,604). Results: 2,291 new cases were reported in Paraíba. The state presented medium and high annual detection rates and proportion of new cases with Physical Disability Grade 2 at diagnosis. Spatial analysis indicated heterogeneity in distribution, with formation of clusters and significant spatial autocorrelation. The most common sociodemographic and epidemiological profile in the general population was male, brown, of working age, with low education; with multibacillary leprosy and without nerve injuries or physical disabilities. Among those with physical disabilities, the elderly were most affected, with polyneuropathies predominating. Clinical form and number of nerve injuries were risk factors for disability. Conclusions: The data indicate the need for coordination of control actions, considering municipal specificities and target audiences. It is suggested to include leprosy in the actions of Men's and Elderly Health; as well as professional training and implementation of specific indicators for the elderly.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mirelly Abilio (mirelly.santos.abilio@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-25T14:30:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_versãocorrigida_2303.pdf: 1432837 bytes, checksum: cedd7e365595ea5050c9d3238f48d34a (MD5) download.pdf: 19038 bytes, checksum: 7f67159f3e2b8cd5d53c638c4f5a3125 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: mirelly.santos.abilio@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Mirelly dos Santos Abilio Matrícula 2023051508 Prezada senhora, boa tarde.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, deixe o cabeçalho com as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA  CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA  2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que está na folha de aprovação do SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Saúde Pública. Linha de Pesquisa: Avaliação de Programas,Tecnologias e Serviços de Saúde.   3. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • A folha de aprovação atual (que está com as assinaturas incompletas dos membros da banca) deve ser ser substituída pela folha com as assinaturas digitais geradas pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no TCC. Link direto para a folha: https://suap.uepb.edu.br/edu/visualizar_termo_aprovacao/1404/  4. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 5. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 6. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • O título SUMÁRIO deve ficar centralizado na linha. • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra.  De preferência, as seções primárias devem ficar em caixa alta e com negrito. Compare com o sumário do modelo.  • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. • Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem aparecer no sumário.   Sendo assim, o título da seção terciária “3.4.1 Análise Espacial” e outros têm que constar no sumário. Talvez esse ajuste possa criar mais uma página e alterar a numeração da primeira folha da introdução. 7. Qualquer título de seção deve ser separado do texto que vem antes e depois dele por um espaço entre as linhas de 1,5. Portanto, não faz sentido a seção secundária “2.2 INCAPACIDADES FÍSICAS RELACIONADAS À HANSENÍASE” começar na página 21, ela tem que ficar na página 20, separada da seção anterior por uma linha em branco. Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. 8. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 9. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, supondo que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 10. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Isso vale também para expressões como “Fonte: Autores (2025), com base nos dados da pesquisa”. O recomendável é:  Fonte: elaborada pela autora (2025), com base nos dados da pesquisa. 11. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Há correções a fazer quanto a isso na Tabela 2, que está sem a fonte. De acordo com as Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf, a fonte virá em primeiro lugar. Depois virão as legendas, notas, etc. Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 12. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas. Sendo assim: • A seção primária “2 REFERENCIAL TEÓRICO”, na atual página 15, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 13. Na atual página 62, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 15. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Como a dissertação foi defendida em 21/03/2024, o prazo máximo para prorrogação se encerrou em 21/03/2025. Nesse caso, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencher os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS OBS.: Na próxima submissão, não deposite o arquivo denominado “download.pdf”. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • De 16  a 25 de abril de 2025, excepcionalmente, haverá apenas expediente e atendimento remoto por meio dos nossos canais oficiais de informação. • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-25T15:53:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mirelly Abilio (mirelly.santos.abilio@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-26T14:38:45Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_versãocorrigida_2604.pdf: 1465222 bytes, checksum: 916132e52cdd948784f894808ea53dea (MD5) termo de deposito-signed.pdf: 357026 bytes, checksum: 8c982695d9d1b2bfd8fc5c1c49332a9a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 70 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 70 páginas. Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra 2 (duas) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 72 folhas no total e a relação 72 - 2 = 70 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL, onde há um esquema muito prático explicando como ela é calculada. O SUMÁRIO necessita de ajustes: Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. on 2025-04-28T11:13:25Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mirelly Abilio (mirelly.santos.abilio@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-29T00:25:28Z No. of bitstreams: 2 termo de deposito-signed.pdf: 357026 bytes, checksum: 8c982695d9d1b2bfd8fc5c1c49332a9a (MD5) Dissertação_versãocorrigida_2604.pdf: 1480007 bytes, checksum: 9f53f81091e3aaee3fdacba1c6f9ff3a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-04-29T10:55:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo de deposito-signed.pdf: 357026 bytes, checksum: 8c982695d9d1b2bfd8fc5c1c49332a9a (MD5) Dissertação_versãocorrigida_2604.pdf: 1480007 bytes, checksum: 9f53f81091e3aaee3fdacba1c6f9ff3a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T20:00:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo de deposito-signed.pdf: 357026 bytes, checksum: 8c982695d9d1b2bfd8fc5c1c49332a9a (MD5) Dissertação_versãocorrigida_2604.pdf: 1480007 bytes, checksum: 9f53f81091e3aaee3fdacba1c6f9ff3a (MD5) Previous issue date: 2025-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectHanseníasepor
dc.subjectAnálise Espacialpor
dc.subjectPerfil Epidemiológicopor
dc.subjectIncapacidade Físicapor
dc.subjectLeprosyeng
dc.subjectSpatial Distributioneng
dc.subjectEpidemiologic Profileeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleDetecção de casos novos de Hanseníase na Paraíba de 2018 a 2022: análise da distribuição espacial, perfil geral dos afetados e dos indivíduos com incapacidades físicaspor
dc.title.alternativeNew cases Leprosy detection in Paraíba from 2018 to 2022: analysis of spatial distribution, profile of affected people and individuals with physical disabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGSP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Mirelly dos Santos Abilio.pdfDS - Mirelly dos Santos Abilio1.45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD348.66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.