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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Clenia Emanuela de Sousa-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Ana Isabella Arruda Meira-
dc.contributor.advisor2Camargo, Erika Barbosa-
dc.contributor.referee1Galdino, Katia Elizabete-
dc.contributor.referee2Probst, Lívia Fernandes-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:47:29Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationANDRADE, Clenia Emanuela de Sousa. Reabilitação protética com implantes zigomáticos em comparação à prótese sobre implantes instalados na maxila em pacientes com edentulismo maxilar severo: revisão sistemática e meta-análise. 2025. 103 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5236-
dc.description.resumoObjetivo: Realizar uma revisão sistemática com meta-análise para avaliar a efetividade da reabilitação oral com prótese total sobre implantes zigomáticos, em comparação com a prótese total fixa sobre os convencionais, em pacientes edêntulos com maxila atrófica. Metodologia: O estudo escolhido foi uma Revisão Sistemática conforme o fluxograma PRISMA, com registro na PROSPERO. A pergunta de pesquisa, baseada no acrônimo PICO, é: "A reabilitação com prótese total sobre implantes zigomáticos em pacientes com maxila atrófica apresenta mais efetividade em comparação às próteses sobre implantes convencionais?" Desfecho (O): Perda dos implantes e Qualidade de vida (Primários), Complicações protéticas e Peri-implantite (Secundários). Foram pesquisados eletronicamente seis bancos de dados até julho de 2024: BVS (BBO-Odontologia e LILACS), MEDLINE (PubMed), Cochrane Library, EMBASE, Web of Science e Scopus. , sendo a literatura cinzenta pesquisada através do OpenGrey. Os critérios de inclusão abrangeram ensaios clínicos randomizados (ECR) e estudos de coorte prospectivos e retrospectivos, sem restrições de tempo ou idioma, estudos com pacientes de 18 anos ou mais, sem distinção de raça ou sexo. O processo de elegibilidade dos estudos foi realizado por dois revisores independentes. A primeira etapa consistiu na triagem dos estudos por título e resumo, seguida da análise na íntegra, realizados pela plataforma Rayyan®️. A avaliação do risco de viés foi feita com as ferramentas RoB 2.0 e ROBINS-I, e a qualidade da evidência foi avaliada com o GRADE. Resultados: A seleção dos estudos identificou 608 referências iniciais, das quais 285 foram avaliadas após a remoção de duplicatas. Após a triagem de títulos e resumos, seis estudos seguiram para leitura completa, resultando na inclusão de 4 relatos e 3 estudos (três ensaios clínicos randomizados e um coorte retrospectivo). Ao todo, foram avaliados 194 pacientes (57,2% mulheres e 42,7% homens) com idades entre 18 e 74 anos, sendo metade tratados com implantes zigomáticos e metade com convencionais, totalizando 897 implantes instalados (353 zigomáticos e 544 convencionais). A análise revelou diferenças na perda de implantes entre os tipos avaliados, com maior incidência nos convencionais em comparação aos zigomáticos, que apresentaram melhores taxas de manutenção no longo prazo. Além disso, pacientes reabilitados com implantes zigomáticos afirmaram ter uma qualidade de vida superior. Conclusões: Os dados desta revisão sistemática indicaram que os implantes zigomáticos são uma alternativa para a reabilitação protética em pacientes com maxilas atróficas, apresentando menor incidência de falhas e complicações protéticas em comparação com implantes convencionais. A menor frequência de peri-implantite e a maior estabilidade e durabilidade observadas reforçam a vantagem dos zigomáticos, enquanto escores superiores de qualidade de vida indicam seu impacto positivo no bem-estar e funcionalidade mastigatória dos pacientes.por
dc.description.abstractObjective: To conduct a systematic review with meta-analysis to evaluate the effectiveness of oral rehabilitation with complete prostheses on zygomatic implants compared to fixed complete prostheses on conventional implants in edentulous patients with atrophic maxillae. Methods: The chosen study was a Systematic Review following the PRISMA flowchart, with registration in PROSPERO. The research question, based on the PICO framework, is: "Does rehabilitation with complete prostheses on zygomatic implants in patients with atrophic maxillae demonstrate greater effectiveness compared to prostheses on conventional implants?" Outcome (O): Implant loss and Quality of Life (Primary); Prosthetic complications and Peri-implantitis (Secondary). Six databases were electronically searched until July 2024: BVS (BBO-Dentistry and LILACS), MEDLINE (PubMed), Cochrane Library, EMBASE, Web of Science, and Scopus. Inclusion criteria encompassed randomized clinical trials (RCTs) and prospective and retrospective cohort studies, with no restrictions on time or language, including studies with patients aged 18 years or older, regardless of race or gender. The study eligibility process was conducted by two independent reviewers. The first stage consisted of screening studies by title and abstract, followed by full-text analysis, conducted via the Rayyan®️ platform. Risk of bias assessment was performed using the RoB 2.0 and ROBINS-I tools, and the quality of evidence was evaluated using GRADE. Results: Study selection identified 608 initial references, of which 285 were assessed after removing duplicates. Following title and abstract screening, six studies proceeded to full-text review, resulting in the inclusion of four reports and three studies (three randomized clinical trials and one retrospective cohort). In total, 194 patients (57.2% female and 42.7% male) aged 18–74 years were evaluated, with half treated with zygomatic implants and the other half with conventional implants, totaling 897 implants placed (353 zygomatic and 544 conventional). The analysis revealed differences in implant loss between the evaluated types, with higher incidence in conventional implants compared to zygomatic implants, which showed better maintenance rates in the long term. Additionally, patients rehabilitated with zygomatic implants reported superior quality of life. Conclusions: The findings of this systematic review indicate that zygomatic implants are a viable alternative for prosthetic rehabilitation in patients with atrophic maxillae, presenting lower incidence of failures and prosthetic complications compared to conventional implants. The lower frequency of peri-implantitis and the greater stability and durability observed reinforce the advantages of zygomatic implants, while superior quality-of-life scores highlight their positive impact on patients' well-being and masticatory functionality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clenia Andrade (clenia.emanuela.sousa.andrade@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-03T14:03:34Z No. of bitstreams: 1 REABILITAÇÃO PROTÉTICA COM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS EM COMPARAÇÃO À PRÓTESE SOBRE IMPLANTES INSTALADOS NA MAXILA EM PACIENTES COM EDENTULISMO MAXILAR SEVERO REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE.docx.pdf: 7483536 bytes, checksum: 73712e198b5a8eb13de558be51b188bb (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas em negrito, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ciência e Tecnologia em Saúde Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de Produtos e Processos para tecnologia em S. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em negrito. A ficha catalográfica está ausente. Como poderá haver alteração no total de folhas do TCC e não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, então a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Recomenda-se levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: Procure colocar na folha de aprovação a folha com as assinaturas eletrônicas geradas pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no TCC. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. Na LISTA DE ILUSTRAÇÕES, todos os elementos devem ser nomeados como figuras e não como imagens e devem ser numerados de forma sequencial e crescente. Altere o título LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética. Consultar o modelo para comparar. O SUMÁRIO necessita de ajustes: Colocar a linha pontilhada entre cada título e a numeração de página correspondente à direita. O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Observe que as seções quaternárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções terciárias. É preciso diferenciá-las. Compare com o sumário do modelo. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ………………………… xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ………………………… xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ……………………………………. xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………………. xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção final deste relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Qualquer título de seção deve ser separado do texto que vem antes e depois dele por um espaço entre as linhas de 1,5. Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral A partir da atual página 52, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Na página 56, pode eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. Cada apêndice deve ser iniciado em folha própria. Na página 67, pode eliminar o título ANEXOS por ser desnecessário. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD na página “Depósito: Envio de arquivos Ajuda”, coluna “Configurações para restrição de acesso”. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: DATA X. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. on 2025-04-03T14:57:07Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clenia Andrade (clenia.emanuela.sousa.andrade@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-05T16:45:11Z No. of bitstreams: 2 REABILITAÇÃO PROTÉTICA COM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS EM COMPARAÇÃO À PRÓTESE SOBRE IMPLANTES INSTALADOS NA MAXILA EM PACIENTES COM EDENTULISMO MAXILAR SEVERO REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE.pdf: 6703839 bytes, checksum: 7da9c774c0b6a559e3b8c33b4d02470b (MD5) Termo de depósito...pdf: 403433 bytes, checksum: d40f90ea5e89dbcb000be946a30f84fd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: clenia.emanuela.sousa.andrade@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Clenia Emanuela Sousa Andrade Matrícula: 2023171104 Prezada senhora Clenia Emanuela Sousa Andrade, boa tarde.  A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 102 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 97 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 100 ( 102 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 100 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar outra ficha catalográfica. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 2. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 3. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 4. Na página 12, coloque o indicativo numérico de seção no título da primeira seção primária, assim como está no sumário: 1 INTRODUÇÃO 5. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . • A assinatura eletrônica do Governo Federal não está sendo reconhecida pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, responsável no Brasil pela validação desse tipo de assinatura. Ao ser submetido o documento para aprovação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, o PDF do termo de depósito terá que ser assinado novamente. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o termo de depósito em PDF só seja assinado DEPOIS que todos os demais campos estiverem preenchidos, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo, depois de inserida qualquer assinatura eletrônica Gov.br, fará com que ela fique inválida, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em usar a assinatura manual ou manuscrita digitalizada, que deverá ser assinada ou colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica do orientador por sua assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização dele(a) por e-mail. Portanto, comunique a ele(a) essa mudança. • No campo “Agência de fomento”, à direita onde está marcada a opção “Outra”, digite o nome dessa outra agência de fomento. Informe também o nome da agência nos metadados da BDTD. Se não houve financiamento de nenhuma entidade, deixe tudo em branco, sem nada marcado. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD na página “Depósito: Envio de arquivos Ajuda”. Não pode haver divergências. Portanto, como consta no termo de depósito em PDF que a publicação da obra deve ser prorrogada para 4/12/2025, quando chegar nessa página da BDTD, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Escolha Alterar. Depois Tipo de acesso > Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: 4/12/2025. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Deixe os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-05-05T17:34:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clenia Andrade (clenia.emanuela.sousa.andrade@aluno.uepb.edu.br) on 2025-06-02T13:57:35Z No. of bitstreams: 3 (BIBLIOTECA) REABILITAÇÃO PROTÉTICA COM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS EM COMPARAÇÃO À PRÓTESE SOBRE IMPLANTES INSTALADOS NA MAXILA EM PACIENTES COM EDENTULISMO MAXILAR SEVERO REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE (1).docx: 10094088 bytes, checksum: a2325218f98ba0dfb8fd24da0b654d90 (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_28129_assinado (1).pdf: 218773 bytes, checksum: 0c3d9199339d076031a97806b0b379d1 (MD5) Screenshot 2025-06-02 105358.png: 172393 bytes, checksum: 0b9db22c4eeb35dbb5e731750776d8b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na próxima submissão, deposite apenas a dissertação e o termo de depósito BDTD, os dois documentos devem estar no formato PDF. No corpo da obra, os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 13 (15 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Qualquer título de seção deve ser separado do texto que vem antes e depois dele por um espaço entre as linhas de 1,5. Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. A partir da atual página 54, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. Depois dos ajustes propostos, poderá haver alteração no total de folhas do TCC. Nesse caso, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI ou pelo SUAP, dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. No campo “Agência de fomento”, à direita onde está marcada a opção “Outra”, digite o nome dessa outra agência de fomento. Informe também o nome da agência nos metadados da BDTD. Deixe os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-06-02T14:59:45Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clenia Andrade (clenia.emanuela.sousa.andrade@aluno.uepb.edu.br) on 2025-06-02T16:57:35Z No. of bitstreams: 2 (BIBLIOTECA) REABILITAÇÃO PROTÉTICA COM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS EM COMPARAÇÃO À PRÓTESE SOBRE IMPLANTES INSTALADOS NA MAXILA EM PACIENTES COM EDENTULISMO MAXILAR SEVERO REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE (1) (1).pdf: 6837185 bytes, checksum: dfafa406480008377e7a2ead3e7c797b (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_28129_assinado (1) (1).pdf: 219318 bytes, checksum: ed373f0758c9a232ae4dbd82f2bf6c79 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: clenia.emanuela.sousa.andrade@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Clenia Emanuela Sousa Andrade Matrícula: 2023171104 Prezada senhora Clenia Emanuela Sousa Andrade, boa tarde.  A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A numeração das páginas da dissertação está começando a aparecer a partir da INTRODUÇÃO, como deve ser. • Só para deixar bem claro, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO é sempre igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Se no relatório anterior foi solicitado que essa numeração deveria ser 13, era porque havia 15 folhas da capa até a folha da INTRODUÇÃO, e agora temos 14. Certamente uma folha foi retirada. Presumo que foi a folha de agradecimentos. Sugiro que a folha de agradecimentos seja recolocada, como estava antes, apesar dela ser opcional.  • Temos dois casos a considerar: 1 - Se a folha de agradecimentos for recolocada (o que recomendo), a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 13 (15 - 2), como está agora. Nesse caso, não será preciso atualizar o sumário nem a numeração das listas. 2 - Se a folha de agradecimentos NÃO for colocada, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2) e todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Nesse caso, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  2. A quantidade total de folhas da obra, 102 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 103 páginas. Temos dois casos a considerar. • Primeiro caso: Se a dissertação permanecer com 102 folhas no total (como está agora), a paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 100 ( 102 - 2 ), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 100 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra TRÊS página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, a dissertação ficará com 105 folhas no total e a relação 105 - 2 = 103 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. • Segundo caso: Se a folha de agradecimentos for recolocada, a dissertação ficará com 103 folhas no total, e a paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 101 (103 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 101 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra DUAS página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, a dissertação ficará com 105 folhas no total e a relação 105 - 2 = 103 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. 3. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • No campo “Agência de fomento”, à direita onde está marcada a opção “Outra”, digite o nome dessa outra agência. Informe também o nome da agência nos metadados da BDTD. Se não houve financiamento de nenhuma agência, desmarque a opção “Outra” e deixe todos os campos em branco no termo de depósito. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: • Como no termo de depósito em PDF consta que a publicação da obra deve ser prorrogada para 04/12/2025, então nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: 04/12/2025. • Deixe os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-06-02T18:11:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Clenia Andrade (clenia.emanuela.sousa.andrade@aluno.uepb.edu.br) on 2025-06-02T19:39:22Z No. of bitstreams: 2 REABILITAÇÃO PROTÉTICA COM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS EM COMPARAÇÃO À PRÓTESE SOBRE IMPLANTES INSTALADOS NA MAXILA EM PACIENTES COM EDENTULISMO MAXILAR SEVERO REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE (1) (1).pdf: 6849522 bytes, checksum: 3a0242eebf233f4526ee71dc9ab75d4b (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 166380 bytes, checksum: 635c501b650b1bc30dbbc410cc8da685 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-06-02T21:34:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 REABILITAÇÃO PROTÉTICA COM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS EM COMPARAÇÃO À PRÓTESE SOBRE IMPLANTES INSTALADOS NA MAXILA EM PACIENTES COM EDENTULISMO MAXILAR SEVERO REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE (1) (1).pdf: 6849522 bytes, checksum: 3a0242eebf233f4526ee71dc9ab75d4b (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 166380 bytes, checksum: 635c501b650b1bc30dbbc410cc8da685 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T19:47:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 REABILITAÇÃO PROTÉTICA COM IMPLANTES ZIGOMÁTICOS EM COMPARAÇÃO À PRÓTESE SOBRE IMPLANTES INSTALADOS NA MAXILA EM PACIENTES COM EDENTULISMO MAXILAR SEVERO REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE (1) (1).pdf: 6849522 bytes, checksum: 3a0242eebf233f4526ee71dc9ab75d4b (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD (1).pdf: 166380 bytes, checksum: 635c501b650b1bc30dbbc410cc8da685 (MD5) Previous issue date: 2024-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectImplantes dentáriospor
dc.subjectPróteses dentárias cirúrgicaspor
dc.subjectMaxilapor
dc.subjectZigomapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApor
dc.titleReabilitação protética com implantes zigomáticos em comparação à prótese sobre implantes instalados na maxila em pacientes com edentulismo maxilar severo: revisão sistemática e meta-análisepor
dc.typeDissertaçãopor
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