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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Valécia Costa de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3340135689943730por
dc.contributor.advisor1Trovão, Maria de Brito Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9847281267040916por
dc.contributor.referee1Barbosa, José Etham de Lucena-
dc.contributor.referee2Fechine, Ingrid Farias-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:35:22Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Valécia Costa de. Comunicação pública da ciência no PELD RIPA: diagnóstico, relato de ações e proposições para divulgação científica através das mídias digitais. 2025. 158 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - PPGEC) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5232-
dc.description.resumoA comunicação pública da ciência desempenha um papel essencial na aproximação entre a pesquisa científica e a sociedade. Esta dissertação tem como objetivo diagnosticar, relatar ações desenvolvidas e propor estratégias para a divulgação científica do Projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Rio Paraíba Integrado (PELD RIPA), utilizando mídias digitais para ampliar o alcance e a acessibilidade das informações científicas. A metodologia adotada incluiu uma pesquisa descritiva, através de entrevistas, junto aos pesquisadores do projeto, bem como a implementação e avaliação de ações de comunicação científica desenvolvidas no instagram do projeto com avaliação de indicadores de alcance. Como principal resultado, foi elaborado um Guia de Produção para Comunicação Pública da Ciência, contendo um passo a passo que orienta os pesquisadores do PELD RIPA na construção de estratégias de comunicação eficazes. O guia detalha desde a definição dos objetivos comunicacionais, identificação do público-alvo, escolha das plataformas digitais, até a produção de conteúdo acessível e atrativo. A análise das interações digitais demonstrou que o uso estratégico das mídias sociais impulsiona significativamente o alcance das informações científicas, mas requer adequações de linguagem e formatos para garantir maior participação e interesse do público. Conclui-se que a implementação de um plano de comunicação estruturado, baseado nas boas práticas do jornalismo científico, fortalece a percepção social da ciência e contribui para o desenvolvimento de uma ciência cidadã mais acessível e participativa.por
dc.description.abstractThe public communication of science plays a crucial role in bridging the gap between scientific research and society. This dissertation aims to diagnose, report on developed actions, and propose strategies for the scientific dissemination of the Projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Rio Paraíba Integrado (PELD RIPA), using digital media to expand the reach and accessibility of scientific information. The adopted methodology included a descriptive study with project researchers, as well as the implementation and evaluation of scientific communication initiatives carried out on the project's Instagram account. As a key result, a Production Guide for Public Science Communication was developed, providing a step-by-step framework to assist PELD RIPA researchers in designing effective communication strategies. The guide outlines essential steps, from defining communication objectives and identifying the target audience to selecting digital platforms and producing accessible and engaging content. The analysis of digital interactions demonstrated that the strategic use of social media significantly boosts the dissemination of scientific information but requires language and format adaptations to ensure greater audience engagement and participation. The study concludes that implementing a structured communication plan, based on best practices in scientific journalism, strengthens public perception of science and contributes to the development of a more accessible and participatory citizen science.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valécia Medeiros (valecia.costa.medeiros@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-16T14:10:48Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_VALÉCIA COSTA DE MEDEIROS_PPGEC_UEPB.pdf: 6071910 bytes, checksum: 857bb783d383471b96da3cafaa33f139 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A expressão Área de concentração deve ser escrita da mesma forma na folha de rosto e na folha de aprovação. O SUMÁRIO necessita de ajustes: O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. Observe que as seções terciárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções secundárias, é preciso diferenciá-las. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final deste relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas. Sendo assim: A seção primária “2 O PAPEL SOCIAL DA CIÊNCIA, DO JORNALISMO CIENTÍFICO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS”, na atual página 16, deveria ser iniciada na página seguinte. A seção primária “3 METODOLOGIA”, atualmente na página 44, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, supondo que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): O título é inserido na parte superior. A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. Na atual página 122, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Na primeira folha do anexo deve aparecer o título ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS, assim como está no sumário. Todas as páginas até a última devem apresentar numeração. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Preencher os demais campos. on 2025-05-16T14:35:12Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valécia Medeiros (valecia.costa.medeiros@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-23T14:52:48Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO _VALÉCIA_PPGEC.pdf: 5874213 bytes, checksum: f625ef90f22e8aabe451f2715d79a1d7 (MD5) 2 Termo-de-Deposito-BDTD -Assinado_Valécia.pdf: 272784 bytes, checksum: 5a83d604d7daa74620ceee41606aaa91 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: valecia.costa.medeiros@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Ainda há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Valécia Costa de Medeiros Matrícula: 2022113119 Prezada senhora Valécia Costa de Medeiros, boa tarde.  A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo.  Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, a expressão Área de concentração deve ser escrita da mesma forma como está na folha de aprovação e no termo de depósito BDTD em PDF: Comunicação Pública da Ciência. 2. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Todos os nomes dos anexos têm que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo),  Observe que falta colocar os nomes dos anexos B e C, que serão escritos da forma como está explicada no apontamento 07. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos.  3. A quantidade total de folhas da obra, 160 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 56 páginas. Se a dissertação permanecer com 160 folhas no total, então a paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 158 ( 160 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 158 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Se houver mudanças no total de folhas (ficar diferente de 160 depois dos ajustes), clique AQUI para saber qual será a paginação da ficha catalográfica. 4. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). • A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. • Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 5. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 6. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Sendo assim, se as imagens contendo na fonte a inscrição “captação de tela do instagram” foram geradas pela senhora mesma, esse tipo de fonte poderia ficar da seguinte forma: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor a partir de captura de tela do Instagram, ano. OBS.: nas fontes, o ano não pode ficar ausente. 7. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Podemos constatar que as fontes dos quadros estão ausentes. Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 8. A partir da página 139, os outros dois anexos serão nomeados da seguinte forma: ANEXO B - INSIGHTS DO PERFIL DO PELD RIPA NO INSTAGRAM  ANEXO C - TRABALHOS PUBLICADOS E EM ANDAMENTO Eles ficarão nomeados assim também no sumário. 9. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele precisa de ajustes porque alguns campos não foram preenchidos ou não ficaram visíveis de forma permanente. Para resolver de maneira rápida esse problema, substitua o termo atual pelo termo preenchido que segue em anexo. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-05-23T16:35:56Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valécia Medeiros (valecia.costa.medeiros@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-23T18:38:17Z No. of bitstreams: 3 2 Termo-de-Deposito-BDTD -Assinado_Valécia.pdf: 272784 bytes, checksum: 5a83d604d7daa74620ceee41606aaa91 (MD5) Nada consta biblioteca.pdf: 39403 bytes, checksum: b25a6a0dd1f4af552417d01c9fd15892 (MD5) 1 VERSÃO F FICHA.pdf: 6115221 bytes, checksum: 69a4df0ce4be0bf42eb3e48d966af0f2 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: valecia.costa.medeiros@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Ainda há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Valécia Costa de Medeiros Matrícula: 2022113119 Prezada senhora Valécia Costa de Medeiros, boa tarde.  O trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo.  Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • A seção primária “2 O PAPEL SOCIAL DA CIÊNCIA, DO JORNALISMO CIENTÍFICO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS” não começa na página 21, como informado no sumário. Ela se inicia no corpo da obra na página 18. Outras seções estão apresentando esse mesmo erro de posicionamento. Efetue uma revisão geral no corpo da obra a fim de corrigir a posição inicial de cada seção no sumário. 2. Como a quantidade total de folhas da obra ficou igual a 160 folhas, será preciso obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 158 páginas (160 -2 ). Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 3. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Informe a fonte do quadro 4, assim como fez com os outros quadros. 4. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele ainda precisa de ajustes porque alguns campos não foram preenchidos ou não ficaram visíveis de forma permanente. Para resolver de maneira rápida esse problema, substitua o termo atual pelo termo preenchido que segue em anexo denominado “Termo de Deposito BDTD.pdf”. Basta depositá-lo na BDTD. Descarte o atual. 5. Como última observação, na próxima submissão não deposite na BDTD o arquivo denominado “Nada consta biblioteca.pdf”. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-05-23T19:16:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valécia Medeiros (valecia.costa.medeiros@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-26T22:57:29Z No. of bitstreams: 2 Termo de Deposito BDTD (1).pdf: 271074 bytes, checksum: d1c419f8b29fad32bceac6f12e66ca54 (MD5) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_VALÉCIA COSTA DE MEDEIROS_PPGEC_UEPB.pdf: 6154621 bytes, checksum: ec9dbf2e0d043453221a5621cd19fefb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-26T23:24:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Deposito BDTD (1).pdf: 271074 bytes, checksum: d1c419f8b29fad32bceac6f12e66ca54 (MD5) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_VALÉCIA COSTA DE MEDEIROS_PPGEC_UEPB.pdf: 6154621 bytes, checksum: ec9dbf2e0d043453221a5621cd19fefb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T19:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Deposito BDTD (1).pdf: 271074 bytes, checksum: d1c419f8b29fad32bceac6f12e66ca54 (MD5) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_VALÉCIA COSTA DE MEDEIROS_PPGEC_UEPB.pdf: 6154621 bytes, checksum: ec9dbf2e0d043453221a5621cd19fefb (MD5) Previous issue date: 2025-03-28eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - PPGECpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectComunicação pública da ciênciapor
dc.subjectJornalismo científicopor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectPELD RIPApor
dc.subjectGuia de produçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCOMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.titleComunicação pública da ciência no PELD RIPA: diagnóstico, relato de ações e proposições para divulgação científica através das mídias digitaispor
dc.title.alternativePublic Communication of Science in PELD RIPA: Diagnosis, Report of Actions, and Proposals for Scientific Dissemination through Digital Mediapor
dc.typeDissertaçãopor
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