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dc.creatorSilva, Gilberlandio Nunes da-
dc.contributor.advisor1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:05:30Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, G.N. A questão sociocientífica poluição do açude Bodocongó e a abordagem STEAM: contribuições para formação inicial de professores de química. 2024. 170 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5222-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba por meio de um curso Formativo com estudantes Matriculados em Curso de Licenciaturas da UEPB, neste curso participaram 15 graduandos entre o terceiro e sétimo semestre de distintos cursos de licenciaturas da UEPB. Os aportes teóricos norteadores da tese se referem as abordagens de Ciências, tecnologias e Sociedade (CTS), Questões Sociocientíficas (QSC) e abordagem STEAM, do acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. Essas abordagens têm sido tema de discussões que permeiam no processo de sensibilização para promover a responsabilidade social das pessoas e contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável. No que tange aos objetivos da pesquisa, o objetivo geral foi analisar as contribuições das atividades desenvolvidas na formação inicial de professores a partir da tríade: ensino, aprendizado e aplicação, articulando a QSC Poluição do Açude de Bodocongó com a Abordagem STEAM. A tese defendida aponta que é possível por meio da QSC poluição do açude de Bodocongó e com abordagem STEAM dialogar com temas do currículo escolar numa perspectiva transdisciplinar, respeitando os Aspectos Éticos, Históricos, socioambientais e Econômicos, para colaborar com o curso formativo como um ambiente de aprendizagem docente, no qual os licenciandos refletirem sobre a função social do professor, os quais permitiram a articulação dos saberes, populares, escolares e científicos numa perspectiva de formação cidadã. Durante as atividades do curso formativo os licenciandos participaram de uma série de atividades constituídas por encontros de rodas de conversas sobre os aportes da teóricos e metodológicos da pesquisa, orientações focais e em grupo, nos quais permitiu a elaboração da sequência didática investigativa integrativa e posteriormente regência na educação básica. A pesquisa possui caráter qualitativo, os instrumentos de produção de dados foram questionários semiestruturados e escala de Likert, na organização dos dados foi estabelecida a técnica de Análise de Sujeito Coletivo (DSC) e o programa word cloud para plotar gráficos de nuvens de palavras. A partir dos dados produzidos pelo grupo de professores em formação inicial, foi possível sistematizar nos DSC as compreensões dos participantes sobre QSC, abordagem STEAM e problemática da poluição do açude de Bodocongó como características sociocientíficas. Os resultados mostraram que a utilização da temática poluição do açude de Bodocongó articulada com a abordagem STEAM no curso formativo possibilitou um espaço de formação docente numa perspectiva transdisciplinar, reflexiva e colaborativa, na qual os professores compreenderam sua função social no processo de ensino- aprendizagem e o seu compromisso com a formação de cidadãos ativos que questionem e se reconheçam como parte da sociedade, os quais sejam capazes de interagir com os problemas do seu contexto social. Com isso, é possível considerar que os participantes do curso formativo compreenderam a importância de se planejar ações didática pedagógicas utilizando temática sociocientíficas, já que eles possibilitam a interação com os saberes populares, escolares e científicos, além de colaborar com o processo de ressignificação da prática de ensino. Por fim, reforçamos que o uso dessas abordagens colaborou com o diálogo social do açude de Bodocongó numa perspectiva transdisciplinar e vinculados aos objetivos do desenvolvimento sustentável e indissociável de uma formação cidadã.por
dc.description.abstractThis paper presents a research activity carried out at the State University of Paraíba through a training course with students enrolled in a Bachelor's Degree Course at UEPB. This course was attended by 15 undergraduate students between the third and seventh semesters of different Bachelor's Degree courses at UEPB. The theoretical contributions guiding the thesis refer to the approaches of Science, Technology and Society (STS), Socio-Scientific Issues (SSI) and STEAM approach, from the acronym for Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. These approaches have been the subject of discussions that permeate the process of raising awareness to promote people's social responsibility and contribute to the goals of sustainable development. Regarding the research objectives, the general objective was to analyze the contributions of the activities developed in the initial training of teachers based on the triad: teaching, learning and application, articulating the SSI Pollution of the Bodocongó Reservoir with the STEAM Approach. The defended thesis points out that it is possible, through the QSC pollution of the Bodocongó reservoir and with a STEAM approach, to dialogue with themes of the school curriculum from a transdisciplinary perspective, respecting the Ethical, Historical, Socio-environmental and Economic Aspects, to collaborate with the training course as a teaching learning environment, in which the undergraduate students reflect on the social function of the teacher, which allowed the articulation of popular, academic and scientific knowledge from a perspective of citizenship formation. During the activities of the training course, the undergraduate students participated in a series of activities consisting of discussion groups on the theoretical and methodological contributions of the research, focal and group guidance, which allowed the elaboration of the integrative investigative didactic sequence and later regency in basic education. The research is qualitative in nature. The data production instruments were semi-structured questionnaires and a Likert scale. The Collective Subject Analysis (CSD) technique and the Word Cloud program were used to organize the data. Based on the data produced by the group of teachers in initial training, it was possible to systematize in the CSD the participants' understandings about QSC, STEAM approach and the problem of pollution of the Bodocongó reservoir as socio-scientific characteristics. The results showed that the use of the theme of pollution of the Bodocongó reservoir articulated with the STEAM approach in the training course enabled a space for teacher training from a transdisciplinary, reflective and collaborative perspective, in which teachers understood their social function in the teaching-learning process and their commitment to the formation of active citizens who question and recognize themselves as part of society, who are capable of interacting with the problems of their social context. With this, it is possible to consider that the participants of the training course understood the importance of planning didactic and pedagogical actions using socio-scientific themes, since they allow interaction with popular, school and scientific knowledge, in addition to collaborating with the process of redefining teaching practice. Finally, we emphasize that the use of these approaches collaborated with the social dialogue of the Bodocongó reservoir from a transdisciplinary perspective and linked to the objectives of sustainable development and inseparable from citizenship formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gilberlandio Silva (gilberlandio.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-29T16:56:40Z No. of bitstreams: 3 A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA POLUIÇÃO DO AÇUDE BODOCONGÓ E A ABORDAGEM STEAM - Contribuições para formação inicial de professores de Química - GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 5951692 bytes, checksum: 21c271db0d642ad83f1ec7c1a8a6bcd8 (MD5) Produto Educacional O STEAM acessível ao Ensino - Gilberlandio Nunes da Silva - PPGECEM.pdf: 2689179 bytes, checksum: 11aedb4c721a75ad7f71d86a7f47a394 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-Gilberlandio_assinado_29_assinado2.pdf: 436420 bytes, checksum: 601f4f2ab235c2e61fa92f0bf076139f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Coloque todo o título em caixa alta. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: Coloque todo o título em caixa alta. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração. Ela deve ser idêntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. Portanto, altere a expressão “Ensino de Química” para “Educação Química”. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las na mesma sequência conforme apresentada no modelo: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE QUADROS O SUMÁRIO necessita de ajustes: Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. O Sumário deve trazer todas as seções da parte textual do trabalho com os mesmos títulos com os quais os mesmos foram nomeados. Como a seção APRESENTAÇÃO é um elemento textual, ela deve receber indicativo numérico. Com isso, todos os demais indicativos deverão ser atualizados para que fiquem na sequência crescente correta. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes serão escritos totalmente em caixa alta e terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A …………………………….. xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B …………………………….. xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ………………………………………… xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ………………………………………… xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual, geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO (no seu caso será APRESENTAÇÃO) em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da página da APRESENTAÇÃO deverá ser igual ao número de páginas da capa até a folha da APRESENTAÇÃO menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório, chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Lembre que seu primeiro elemento textual é a APRESENTAÇÃO. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Observe que os títulos das seções primárias estão centralizados. As seções secundárias, no corpo da obra, também devem possuir os indicativos numéricos como no sumário. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Pode eliminar a página 146 com o título APÊNDICES. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. Pode eliminar a página 162 com o título ANEXOS. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento inválido. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-03-31T13:28:15Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gilberlandio Silva (gilberlandio.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-01T22:39:49Z No. of bitstreams: 3 Produto Educacional O STEAM acessível ao Ensino - Gilberlandio Nunes da Silva - PPGECEM.pdf: 2689179 bytes, checksum: 11aedb4c721a75ad7f71d86a7f47a394 (MD5) A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA POLUIÇÃO DO AÇUDE BODOCONGÓ E A ABORDAGEM STEAM - CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA TESE - GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 5379838 bytes, checksum: 2b365b78283f41ffd73ca4dfef50d010 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-Gilberlandio.pdf: 1071163 bytes, checksum: 36e9d63aaab458dc50c31c4d2b36b40a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: gilberlandio.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Gilberlandio Nunes da Silva Matrícula: 2021311301 Prezado senhor Gilberlandio Nunes da Silva, boa noite.  Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso A estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • Tanto o RESUMO quanto o ABSTRACT são iniciados em páginas separadas, conforme pode ser visto no modelo. Sendo assim, inicie o texto do ABSTRACT em página separada. 2. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. 3. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual, geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO (no seu caso será APRESENTAÇÃO) em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. • Com a mudança realizada na mudança de página do SUMÁRIO, é bem provável que todo o trabalho acadêmico tenha que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. • Siga essa regra para numerar corretamente: a numeração da página da APRESENTAÇÃO deverá ser igual ao número de páginas da capa até a folha da APRESENTAÇÃO menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  4. Como consequência da correção anterior, poderá ser preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 5. Na atual página 133, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. 6. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 7. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Preencha o campo titulação, ao lado do campo Data da Defesa. • Preencha o campo que está logo após a expressão “... referente aos estudos de …”. Compare com o termo de depósito original. • Havendo razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Nesse caso, a prorrogação só pode ir até 16/12/2025, e não 31/12/2025. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Como deve constar no termo de depósito em PDF que a publicação da obra deve ser prorrogada até 16/12/2025, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que estará no termo de depósito em PDF: 16/12/2025. • Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS O produto educacional foi inspecionado, ele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-02T00:18:36Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gilberlandio Silva (gilberlandio.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-02T14:55:33Z No. of bitstreams: 3 Produto Educacional O STEAM acessível ao Ensino - Gilberlandio Nunes da Silva - PPGECEM.pdf: 2689179 bytes, checksum: 11aedb4c721a75ad7f71d86a7f47a394 (MD5) A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA POLUIÇÃO DO AÇUDE BODOCONGÓ E A ABORDAGEM STEAM - CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA - TESE - GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 5379031 bytes, checksum: 3ccb76810b7fca440d43a4a87c4b4848 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 793146 bytes, checksum: 199faf8c8d5b80ea87000a799623c873 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-04-02T16:17:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Produto Educacional O STEAM acessível ao Ensino - Gilberlandio Nunes da Silva - PPGECEM.pdf: 2689179 bytes, checksum: 11aedb4c721a75ad7f71d86a7f47a394 (MD5) A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA POLUIÇÃO DO AÇUDE BODOCONGÓ E A ABORDAGEM STEAM - CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA - TESE - GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 5379031 bytes, checksum: 3ccb76810b7fca440d43a4a87c4b4848 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 793146 bytes, checksum: 199faf8c8d5b80ea87000a799623c873 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T19:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Produto Educacional O STEAM acessível ao Ensino - Gilberlandio Nunes da Silva - PPGECEM.pdf: 2689179 bytes, checksum: 11aedb4c721a75ad7f71d86a7f47a394 (MD5) A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA POLUIÇÃO DO AÇUDE BODOCONGÓ E A ABORDAGEM STEAM - CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA - TESE - GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 5379031 bytes, checksum: 3ccb76810b7fca440d43a4a87c4b4848 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-GILBERLANDIO NUNES DA SILVA.pdf: 793146 bytes, checksum: 199faf8c8d5b80ea87000a799623c873 (MD5) Previous issue date: 2024-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectAbordagem Transdisciplinaridadepor
dc.subjectPerspectivas Formativaspor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleA questão sociocientífica poluição do açude Bodocongó e a abordagem STEAM: contribuições para formação inicial de professores de químicapor
dc.typeTesepor
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