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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Carlos Helaidio Chaves da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6808349839031097 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dantas Filho, Francisco Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9209322069666549 | por |
dc.contributor.referee1 | Dantas Filho, Francisco Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9209322069666549 | por |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Roseli de Deus | - |
dc.contributor.referee2Lattes | https://orcid.org/0000-0001-8556-6473 | por |
dc.contributor.referee3 | Mazzé, Fernanda Marur | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9097929538985483 | por |
dc.contributor.referee4 | Geglio, Paulo César | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6014136500691921 | por |
dc.contributor.referee5 | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/7518586937701331 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T13:17:55Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-03-07 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Carlos Helaidio Chaves da. Contribuições da Abordagem STEAM e das metodologias ativas na integração de diferentes áreas do saber no ensino médio e tecnológico. 2025. 182 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5209 | - |
dc.description.resumo | O ensino tradicional tem sido o responsável pelo aprendizado dos conceitos para diferentes gerações de estudantes, mas acaba sendo limitado para a realidade do século XXI, pois, além de conceitos, são necessárias habilidades para atuar em um cenário de constante mudança. Nessa perspectiva, o STEAM (sigla que representa Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) é uma abordagem educacional que propõe a integração intencional entre as disciplinas, capaz de orientar a construção de projetos no contexto das escolas técnicas. As metodologias ativas são recursos capazes de promover a participação dos alunos no processo de aprendizado e no desenvolvimento de habilidades. A elaboração de protótipos de carrinhos mecatrônicos VM1 reúne um conjunto de atividades práticas relacionadas às áreas STEAM, com complexidade adequada aos alunos do ensino médio. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da abordagem STEAM e das metodologias ativas para a integração de diferentes áreas do saber no desenvolvimento de projetos que promovam a melhoria do ensino-aprendizagem no IFRN – Campus Caicó. Para tanto, foi elaborado um curso de formação contendo 12 etapas, que abordou os aspectos teóricos e práticos sobre o STEAM, as metodologias ativas e o projeto STEAM Tecno Trash, contendo 10 etapas, que abordaram a temática do lixo eletrônico em colaboração com a Aprendizagem Baseada em Projetos. Em ambas as ações mencionadas anteriormente, foram desenvolvidas atividades relacionadas à elaboração dos protótipos VM1. O público-alvo foi constituído por 12 servidores (professores e técnicos) e por 20 alunos das turmas de 1º ano do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Caicó. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados dois questionários com questões fechadas e abertas, gravações (áudio e vídeo) e a ferramenta Planejar, Fazer e Comunicar (PFC), com os resultados tratados a partir da teoria de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da formação indicam que os participantes adquiriram conhecimentos sobre as metodologias ativas, quanto às suas contribuições no aprendizado dos alunos, e sobre o STEAM, quanto à capacidade de integração e troca de saberes durante o desenvolvimento dos protótipos VM1. Os resultados do projeto revelaram que a elaboração dos protótipos VM1, a escolha de participar de um evento científico local e os trabalhos em grupo foram relevantes para o aprendizado dos alunos e para o desenvolvimento das habilidades, com destaque para a criatividade e para a colaboração. Em síntese, a abordagem STEAM e as metodologias ativas contribuíram para a integração entre profissionais de diferentes áreas (Química, Física, Eletrônica e Biologia) e entre alunos de diferentes cursos (Têxtil, Vestuário, Eletrotécnica e Informática para a Internet), bem como para a construção do projeto, que promoveu aprendizados e o desenvolvimento das habilidades do século XXI. | por |
dc.description.abstract | Traditional teaching has been responsible for the learning of concepts for different generations of students, buts it ends up being limited for the 21st century reality, for, beyond the concepts, skills are needed to act in an ever-changing scenario. On this perspective, the STEAM (acronym for Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) is an educational approach that proposes the intentional integration among subjects, capable of orienting the construction of projects in the context of technical schools. The active methodologies are resources able to promote the participation of students in the learning process and skills development. The elaboration of VM1 mechatronic race cars gathers a set of practical activities related to STEAM areas, with proper complexity for high school students. The present research had as goal to analyze the contributions of the STEAM approach and the active methodologies for the integration of different areas of knowledge on the development of projects that promote an improvement on teaching and learning at IFRN - Caicó Campus. For that purpose, it was established a formation course containing 12 stages, that approached the theoretical and practical aspects about the STEAM, the active methodologies and STEAM project Tecno Trash, containing 10 stages, that approached the thematic about the electronic garbage in collaboration with Project Based Learning. In both actions previously mentioned, it was developed activities related to VM1 prototypes elaboration. The target audience was consisted of 12 servers (teachers and technicians) and of 20 first-grade students of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Caicó. It was an exploratory study, of qualitative character, of research-action kind. As instrument for data collection, two questionnaires of both multiple-choice and subjective answers were used, recordings (audio and video) and the Planning, Doing and Communication tool (PFC), with the results from Bardin content analysis theory. The formation results show that the participants acquired knowledges about the active methodologies, their contributions to the students' learning, and about the STEAM, as well as the integration capacity and knowledge exchange during VM1 prototype development. The results of the project revealed that the elaboration of VM1 prototypes, the choice of taking part of a local science event and the works in groups were relevant to the students' learning and for the development of skills, with the emphasis of creativity and collaboration. In summary, the STEAM approach and the active methodologies contributed for the integration among professionals of different areas (Chemistry, Physics, Electronics and Biology) and among students in different courses (Textile, Clothing, Electrotechnics and Computing for the Internet), as well as for the project construction, that promoted learnings and skill development for the 21st century. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Costa (carlos.helaidio@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-01T17:47:45Z No. of bitstreams: 3 TS - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 9570369 bytes, checksum: db98db68ae44ecd27593e9d66ab8233b (MD5) PE - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 296505516 bytes, checksum: 22c3f2c3717307cb286c9a2c09bc2681 (MD5) Termo de depósito assinado.pdf: 245814 bytes, checksum: 262b52b04b5d785f291db3f16bd0e03d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOUTORADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE QUADROS O SUMÁRIO necessita de ajustes: Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. O Sumário deve trazer todas as seções da parte textual do trabalho com os mesmos títulos com os quais os mesmos foram nomeados. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Renomeie o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS para somente REFERÊNCIAS. Executar a mesma correção na página 147. Os títulos dos apêndices são colocados antes dos títulos dos anexos. Corrija esse posicionamento. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ……………………………. XX APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ……………………………. XX (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ……………………………………… XX ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ……………………………………… XX (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Como regra geral, a numeração da página do primeiro elemento textual deverá ser igual ao número de folhas da capa até a página do primeiro elemento textual menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a numeração da primeira página do primeiro elemento textual poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção final deste relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, poderá ser preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Substitua expressões como Acervo do autor. Na atual página 147, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Colocar os apêndices e anexos na sequência correta: primeiro os apêndices, depois os anexos. Na atual página 167, pode eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. Na página 163, pode eliminar o título ANEXOS por ser desnecessário. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito foi inspecionado. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O atual termo é utilizado para trabalhos de graduação. Se precisar preencher outro, o termo correto pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Para mais detalhes, consulte o Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD na página “Depósito: Envio de arquivos Ajuda”, coluna “Configurações para restrição de acesso”. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Preencher os demais campos. on 2025-05-05T14:30:53Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Costa (carlos.helaidio@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-21T23:40:14Z No. of bitstreams: 3 TS - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 9595447 bytes, checksum: 5b76525869e96a3faf28ffde6e31aff2 (MD5) PE - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 296505516 bytes, checksum: 22c3f2c3717307cb286c9a2c09bc2681 (MD5) Termo de depósito assinado 2025 .pdf: 699017 bytes, checksum: f5b5cc1dce4bfc4cc6a4334297e114cd (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 182 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 182 páginas Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra 2 (duas) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 184 folhas no total e a relação 184 - 2 = 182 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. No corpo da obra, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita ou centralizados. Apenas títulos de elementos pós-textuais devem ficar centralizados. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. on 2025-05-22T12:26:16Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Costa (carlos.helaidio@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-22T16:30:33Z No. of bitstreams: 3 PE - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 296505516 bytes, checksum: 22c3f2c3717307cb286c9a2c09bc2681 (MD5) Termo de depósito assinado 2025 .pdf: 699017 bytes, checksum: f5b5cc1dce4bfc4cc6a4334297e114cd (MD5) Tese Carlos Helaidio Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 9597296 bytes, checksum: 5c50091b731b200f1c36c372540e9753 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-22T16:53:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 296505516 bytes, checksum: 22c3f2c3717307cb286c9a2c09bc2681 (MD5) Termo de depósito assinado 2025 .pdf: 699017 bytes, checksum: f5b5cc1dce4bfc4cc6a4334297e114cd (MD5) Tese Carlos Helaidio Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 9597296 bytes, checksum: 5c50091b731b200f1c36c372540e9753 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-11T13:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 296505516 bytes, checksum: 22c3f2c3717307cb286c9a2c09bc2681 (MD5) Termo de depósito assinado 2025 .pdf: 699017 bytes, checksum: f5b5cc1dce4bfc4cc6a4334297e114cd (MD5) Tese Carlos Helaidio Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 9597296 bytes, checksum: 5c50091b731b200f1c36c372540e9753 (MD5) Previous issue date: 2025-03-07 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | STEAM | eng |
dc.subject | Metodologias Ativas | por |
dc.subject | Ensino Técnico Integrado | por |
dc.subject | Projetos | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.title | Contribuições da Abordagem STEAM e das metodologias ativas na integração de diferentes áreas do saber no ensino médio e tecnológico | por |
dc.type | Tese | por |
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