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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Tiago Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277843028023307por
dc.contributor.advisor1Granville-Garcia, Ana Flávia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659139411442846por
dc.contributor.referee1Granville-Garcia, Ana Flávia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659139411442846por
dc.contributor.referee2Costa, Edja Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0192415370217147por
dc.contributor.referee3Serra-Negra, Junia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9484828247378536por
dc.date.accessioned2025-05-20T13:34:35Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2020-07-08-
dc.identifier.citationLEAL, Tiago. Fatores sociodemográficos, biopsicossociais associados ao bruxismo em escolares de 8 a 10 anos. 2024. 129 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5202-
dc.description.resumoO bruxismo é a atividade repetitiva dos músculos da mastigação caracterizada pelo apertamento ou ranger dos dentes e/ou pela movimentação da mandíbula, expressos em dois períodos distintos do indivíduo, o sono e a vigília. Possui alta prevalência entre crianças e associação com diversos fatores biopsicossociais. Objetivo: Analisar variáveis sociodemográficas, cronotipo, qualidade do sono, hábitos parafuncionais, prática de esporte, uso de dispositivos eletrônicos, bullying, disfunção orofacial, cárie dentária cavitada e funcionamento familiar associadas ao bruxismo em crianças de 8 a 10 anos de idade. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado com 739 escolares de instituições públicas e privadas de Campina Grande, no Brasil. Os pais/cuidadores responderam um questionário sobre dados sociodemográficos, o The Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES III), o Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) e o Circadian Energy Scale (CIRENS). Quatro dentistas calibrados realizaram o exame clínico para o diagnóstico do bruxismo por meio do índice de desgaste dentário de Smith-Knight, cárie dentária, com o International Caries Detection and Assessment System (ICDAS), além disso, o diagnóstico de hábitos parafuncionais em crianças foi realizado por meio do Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S). O Kappa intra e inter foram superiores a 0,81. As análises das associações foram realizadas por meio da regressão logística robusta para amostras complexas (α = 5%). O Directed Acyclic Graph (DAG) foi utilizado para determinar as variáveis de ajuste no modelo estatístico. Resultado: A prevalência de provável bruxismo do sono (BS) foi de 67 (9,1%), a de possível BS foi de 181 (24,5%) e a de possível bruxismo em vigília foi de 76 (10,3%). No modelo final, o estado civil não casado dos pais/ cuidadores (OR = 1,98; 95% IC: 1,07-3,65, p = 0,02), a presença de hábito parafuncional (OR = 2.02; 95% IC: 1,01-4,06, p = 0,04), não praticar esportes (OR = 1,92; 95% IC:1,04-3,54, p = 0,03) e ter distúrbios do sono (OR = 2,17; 95% IC: 1,11-4,19, p = 0,03) mantiveram-se associados ao provável BS nos escolares. A escolaridade materna (OR = 1,55; 95% IC: 1,09-3,00, p = 0,03), famílias muito flexíveis (OR = 3,07; 95% IC: 1,34 – 7,02, p < 0,01) e cárie dentária cavitada (OR = 1,83; 95% IC: 1,07 – 3,14, p = 0,02), mantiveram-se associados ao possível BS. A escolaridade materna (OR = 2,74; 95% IC: 1,22 – 6,16, p = 0,01), a renda familiar (OR = 2,59; 95% IC: 1,10 – 6,11, p = 0,02), famílias muito flexíveis (OR = 3,23; 95% IC: 1,09 – 9,54, p = 0,03) e cárie dentária cavitada (OR= 4,09; 95% IC:1,71 – 9,78, p < 0,01) influenciaram o possível bruxismo em vigília (BV). Conclusão: A presença de provável bruxismo do sono foi influenciada pelo estado civil dos pais, presença de distúrbios do sono, hábitos parafuncionais e sedentarismo. Fatores familiares, cárie dentária cavitada e menor escolaridade materna influenciaram o possível bruxismo do sono e em vigília autorrelatado. A renda familiar se manteve associada ao possível BV entretanto não foi verificada associação com o possível BS.por
dc.description.abstractBruxism is the repetitive activity of the chewing muscles characterized by the clenching or grinding of the teeth and/or the movement of the jaw, expressed in two different periods of the daily cicle, sleep and wakefulness. It has a high prevalence among children and is associated with several biopsychosocial factors. Aim: To analyze sociodemographic variables, chronotype, sleep quality, parafunctional habits, sports practice, electronic devices use, bullying related to oral condition, dental caries and family functioning associated with bruxism in children aged 8-10 years. Methods: This is a cross-sectional study carried out with 739 students from public and private institutions in Brazil. Parents/caregivers answered a sociodemographic questionnaire, The Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale (FACES III), Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC) and Circadian Energy Scale (CIRENS). In addition, the diagnosis of parafunctional habits in children was performed using the Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S). Four calibrated dentists performed the clinical examination for the diagnosis of dental caries, with the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS), and bruxism, the Kappa intra and inter were higher than 0.81. Association analyzes were performed using robust logistic regression for complex samples (α = 5%). The Directed Acyclic Graph (DAG) was used to determine the adjustment variables in the statistical model. Results: The prevalence of probable sleep bruxism (SB) was 67 (9.1%), that of possible SB was 181 (24.5%) and that of possible bruxism while awake was 76 (10.3%) ). In the final model, the unmarried marital status of parents/caregivers (OR = 1.98; 95% CI: 1.07-3.65, p = 0.02), the presence of parafunctional habits (OR = 2.02; 95 % CI: 1.01-4.06, p = 0.04), no sport practice (OR = 1.92; 95% CI: 1.04-3.54, p = 0.03) and sleep disorders (OR = 2.17; 95% CI: 1.11 - 4.19, p = 0.03) remained associated with the probable SB in the students. Maternal education level (OR = 1.55; 95% CI: 1.09-3.00, p = 0.03), very flexible families (OR = 3.07; 95% CI: 1.34 - 7.02 , p <0.01) and cavitated tooth caries (OR = 1.83; 95% CI: 1.07 - 3.14, p = 0.02), remained associated with the possible SB. Maternal education level (OR = 2.74; 95% CI: 1.22 - 6.16, p = 0.01), family income (OR = 2.59; 95% CI: 1.10 - 6.11 , p = 0.02), very flexible families (OR = 3.23; 95% CI: 1.09 - 9.54, p = 0.03) and cavitated tooth caries (OR = 4.09; 95% CI : 1.71 - 9.78, p <0.01) influenced possible bruxism during waking (AB). Conclusion: The presence of probable sleep bruxism was influenced by the parents' marital status, sleep disturbance, parafunctional habits and physical inactivity. Family factors, cavity cavities and less maternal education influenced the possible bruxism of sleep and in waking. Family income remained associated with the possible AB, however there was no association with the possible BS.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Ribeiro Leal (trl.tiagoleal@gmail.com) on 2024-10-25T02:52:01Z No. of bitstreams: 1 DS-TIAGO RIBEIRO LEAL.pdf: 1557242 bytes, checksum: ce80cd9a97df2bef7df4b9db214f8db4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Posicione o texto da DEDICATÓRIA configurado assim como está no modelo, na margem inferior direita. 02. Procure apresentar apenas um elemento AGRADECIMENTOS em que contempla todos os agradecimentos desejados. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 Se for do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 03. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 04. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Altere o título LISTA DE ABREVIATURAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Se houver mais listas diferentes dessas, colocá-las no final da última lista da sequência acima. 05. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: No sumário, procure alterar o destaque gráfico da seção secundária 3.5 retirando a caixa alta, acrescente o destaque gráfico itálico na seção terciária 3.10.2 e acrescente o destaque gráfico caixa alta nos títulos dos apêndices e anexos tanto no sumário quanto no corpo da obra. Procure seguir a ordem alfabética nos títulos dos apêndices, após o APÊNDICE D vem o APÊNDICE E. Realize a mesma correção no corpo da obra. 06. Será preciso atualizar a numeração das páginas presentes nas LISTAS que tiverem paginação para que os elementos fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo do TCC. 07. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. 08. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), o título é inserido na parte superior. Já a fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 09. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. 10. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Ela será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …” Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Para mais detalhes, consulte o Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso. (Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado): A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. on 2024-10-25T11:29:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Ribeiro Leal (trl.tiagoleal@gmail.com) on 2024-11-09T02:25:29Z No. of bitstreams: 2 DS-TIAGO RIBEIRO LEAL.pdf: 1556698 bytes, checksum: 7af49a95b81785709276971af83e0293 (MD5) Ficha depósito.pdf: 806192 bytes, checksum: 3193008f1d79d68819d0efda0eca6706 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. A quantidade total de folhas da obra, 130 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 129 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 128 ( 130 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Solicitar nova ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 128 páginas. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra 1(uma) página em branco e numerada seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 131 folhas no total e a relação 131 - 2 = 129 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. 02. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Se for do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 03. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE QUADROS 04. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: Acrescente o destaque gráfico itálico nas seções terciárias 3.10.1, 3.10.2, 3.11.1 e 3.11.2 e acrescente o destaque gráfico caixa alta nos títulos dos apêndices e anexos tanto no sumário quanto no corpo da obra. Procure seguir a ordem alfabética nos títulos dos apêndices, após o APÊNDICE D vem o APÊNDICE E. Realize a mesma correção no corpo da obra. 05. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 17 (19 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção final deste relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 06. Será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no Sumário e nas LISTAS que tiverem paginação para que os elementos fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo do TCC. 07. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Alguns destaques sobre seu preenchimento: Como foi informado nos agradecimentos que a pesquisa recebeu fomento de órgãos governamentais, é necessário que tais órgãos tenham seus campos marcados no termo de depósito. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2024-11-11T11:09:05Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Ribeiro Leal (trl.tiagoleal@gmail.com) on 2024-11-11T20:26:09Z No. of bitstreams: 2 Ficha depósito.pdf: 806221 bytes, checksum: 72ba8034e07176d2b4b842063ccb04ba (MD5) DS-TIAGO RIBEIRO LEAL.pdf: 1570053 bytes, checksum: 3b5c21b80323f5257e6fa534629788b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-11-11T21:46:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ficha depósito.pdf: 806221 bytes, checksum: 72ba8034e07176d2b4b842063ccb04ba (MD5) DS-TIAGO RIBEIRO LEAL.pdf: 1570053 bytes, checksum: 3b5c21b80323f5257e6fa534629788b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-20T13:34:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ficha depósito.pdf: 806221 bytes, checksum: 72ba8034e07176d2b4b842063ccb04ba (MD5) DS-TIAGO RIBEIRO LEAL.pdf: 1570053 bytes, checksum: 3b5c21b80323f5257e6fa534629788b1 (MD5) Previous issue date: 2020-07-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectBruxismo do sonopor
dc.subjectBruxismo em vigíliapor
dc.subjectDentição mistapor
dc.subjectCronobiologiapor
dc.subjectSleep bruxismeng
dc.subjectBruxism while awakeeng
dc.subjectMixed dentitioneng
dc.subjectChronobiologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApor
dc.titleFatores sociodemográficos, biopsicossociais associados ao bruxismo em escolares de 8 a 10 anospor
dc.typeDissertaçãopor
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