Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5200
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ensino de ciências para os cinco domínios do letramento científico: um processo educacional à luz da pedagogia histórico-crítica |
Título(s) alternativo(s): | Science education for the five domains of scientific literacy: an educational process through the lens of historical-critical pedagogy |
Autor: | Nery, Maria Josiane da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Geglio, Paulo César |
Primeiro membro da banca: | Saviani, Nereide |
Segundo membro da banca: | Reis, Giuliano Pagy Felipe |
Terceiro membro da banca: | Sousa, Jair Moisés de |
Quarto membro da banca: | Azerêdo, Maria Alves de |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação que buscou identificar os problemas para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC) na educação básica, além de apresentar uma proposta de processo educacional que contribuísse para a resolução das lacunas identificadas. Inicialmente o trabalho discute como o termo cultura adquire diferentes significados na relação com a ciência. O objetivo foi delinear o espaço da cultura científica e, dentro deste, a dimensão cultural da ciência. Pois esta dimensão se mostrava importante para a compreensão do LC. Para tanto, recorreu-se a autores que pensam a cultura e a ciência do ponto de vista histórico e filosófico, além de um levantamento bibliográfico sobre a dimensão cultural da ciência. Foi possível estabelecer paralelos entre os marcos que delimitam cultura e ciência na contemporaneidade e, dessa forma, esboçar o espaço da dimensão cultural da ciência, contribuindo para uma melhor compreensão desse conceito. A partir dessa discussão inicial, surgiu a necessidade de compreender como os elementos socioculturais têm ampliado o sentido de LC e sobre como essa mudança vem sendo concretizada na prática da sala de aula. Assim, com uma revisão bibliográfica sistemática, investigou-se as dimensões e indicadores do LC utilizadas nas pesquisas da área. As teorias pedagógicas críticas embasaram a abordagem teórica, enquanto a determinação dos atuais domínios do LC foi produzida através da análise textual discursiva. Os resultados mostraram que as abordagens pedagógicas ao LC priorizam elementos da produção científica em detrimento dos elementos socioculturais, embora haja na literatura domínios e indicadores que colaboram para práticas mais integrais e conectadas com o contexto social. Concluímos que o desequilíbrio no desenvolvimento dos domínios do LC leva ao distanciamento do caráter crítico presente na sua conceituação teórica e, ainda que elementos de caráter cultural, atitudinal e ideológico indiquem concretização do LC em sentido aplicado, eles podem assumir um viés liberal caso foquem somente as habilidades individuais na prática cotidiana do sujeito. Dando continuidade à investigação, buscou-se identificar como os elementos (i) ideologia, (ii) cultura e (iii) conhecimento científico se correlacionam na configuração do Perfil Atitudinal (4) dos sujeitos. Com base na revisão bibliográfica já realizada, desenhou-se um modelo teórico para as correlações entre as variáveis de interesse e, para testar esse modelo, aplicou-se um questionário à 182 estudantes do ensino médio e superior. A Modelagem de Equações Estruturais foi utilizada para análise dos dados. Como resultado, o modelo proposto se ajustou bem aos dados. Porém, modelos alternativos que desconsideram a variável “conhecimento científico” tiveram melhores índices de ajuste, permitindo a conclusão de que essa variável tem menor impacto que as variáveis “ideologia” e “cultura” no posicionamento dos sujeitos frente a determinadas questões sociocientíficas, indicando ser necessário para o desenvolvimento do LC, ampliar a atenção dada a tais aspectos da ciência, para que o mesmo se concretize na tomada de atitudes dos sujeitos na vida prática e em sociedade. Diante de uma concepção sólida de LC e ciente dos entraves encontrados ao seu pleno desenvolvimento, a investigação se debruçou sobre os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e sobre o método de pesquisa do Materialismo Histórico e Dialético, convertendo-os em referencial teórico para o desenvolvimento de um processo educacional que viesse contribuir com a superação dos problemas encontrados para o desenvolvimento do LC. O processo educacional “Ensino de ciências para os cinco domínios do letramento científico” surgiu da aplicação do método materialista histórico-dialético, análise e síntese de categorias contraditórias, sobre os domínios do LC descritos na revisão bibliográfica sistemática. Os resultados culminaram na tese de que existem dois polos antagônicos e complementares de LC, um científico/objetivo e outro sociocultural/subjetivo. A tensão entre os polos resulta em uma síntese, que se manifesta no domínio Afetivo/Atitudinal do LC. A partir dessa compreensão e com base na didática da Pedagogia Histórico-Crítica, o processo educacional elaborado propõe mimetizar no ensino de ciências o movimento dialógico característico do materialismo histórico e dialético, de maneira que o conteúdo curricular assume o polo objetivo, enquanto problemáticas sociocientíficas, históricas e culturais assumem o polo subjetivo do LC. Desse modo se promove a dialogicidade entre os aspectos objetivos e subjetivos do conteúdo curricular de ciências, levando a nova produção de sentidos sobre o conhecimento científico, com potencial de transformar qualitativamente as formas do aluno perceber e agir na sua realidade concreta, caminhando no sentido da superação da distância entre o aprender ciências e o uso do conhecimento científico como recurso de melhoria da qualidade de vida. |
Abstract: | Knowing that the development of Scientific Literacy (SL) has been consolidated as an objective of science teaching, this work presents an investigation that sought to identify the problems in achieving this objective in elementary and high school. It also presents a proposal for an educational process that would contribute to resolving the gaps identified. Initially, the paper discusses how the term culture acquires different meanings in relation to science. The aim was to delineate the space of scientific culture and, within this, the cultural dimension of science. This dimension was important for understanding the SL. To do this, we used authors who think about culture and science from a historical and philosophical point of view, as well as a bibliographical survey on the cultural dimension of science. It was possible to establish parallels between the frameworks that delimit culture and science in contemporary times and, in this way, outline the space of the cultural dimension of science, contributing to a better understanding of this concept. From this initial discussion, the need arose to understand how sociocultural elements have broadened the meaning of SL and how this change has been realized in classroom practice. Thus, through a systematic literature review, we investigated the dimensions and indicators of scientific literacy present in articles in the area. Critical pedagogical theories support our theoretical approach, and the determination of the current domains of scientific literacy took place through discursive textual analysis. We found that pedagogical approaches to scientific literacy prioritize elements of scientific production to the detriment of sociocultural ones, although there are domains and indicators in the literature that collaborate for practices connected with the social context. We conclude that the imbalance in the development of scientific literacy domains leads to a departure from the critical character of its theoretical conceptualization. We also concluded that, although cultural, attitudinal and ideological elements indicate scientific literacy in a concrete sense, they can assume a liberal bias if they focus only on individual skills in the subject's daily practice. Continuing the investigation, we sought to identify how the elements (i) ideology, (ii) culture and (iii) scientific knowledge correlate in the configuration of the subjects' Attitudinal Profile (4). Based on the literature review already carried out, we developed a theoretical model to correlate the variables of interest. Subsequently, we tested the model by applying a questionnaire to 182 high school and college students and employed structural equation modeling to analyze the gathered data. The result revealed that the proposed model fitted the data well. However, alternative models excluding the 'scientific knowledge' variable displayed superior fit indices. Consequently, we concluded that this variable holds lesser influence compared to 'ideology' and 'culture' in shaping subjects' stances on socio-scientific issues. This suggests that expanding attention to such aspects of science is necessary for the development of scientific literacy, enabling it to manifest in shaping subjects' attitudes in practical life and in society. Faced with a solid conception of SL and aware of the obstacles encountered to its full development, the research focused on Historical-Critical Pedagogy and Historical and Dialectical Materialism, turning them into theoretical references for the development of an educational process that would help overcome the problems encountered in the development of SL. The educational process "Science teaching for the five domains of scientific literacy" emerged from the application of the materialist-dialectical method, analysis and synthesis of contradictory categories, on the domains of scientific literacy described in the systematic literature review. The results culminated in the thesis that there are two antagonistic and complementary poles of SL, one scientific/objective and the other sociocultural/subjective. The tension between the poles results in a synthesis, which manifests itself in the Affective/Attitudinal domain of SL. Based on this understanding and on the didactics of Historical-Critical Pedagogy, the educational process developed proposes to mimic the dialogic movement characteristic of historical and dialectical materialism in science teaching, so that the curricular content assumes the objective pole, while socio-scientific, historical and cultural problems assume the subjective pole of SL. With each new content, there is a new production of meanings about scientific knowledge, with the potential to qualitatively transform the ways in which students perceive and act in their concrete reality, moving towards overcoming the gap between learning science and using scientific knowledge as a resource for improving the quality of life, in both the private and social aspects. |
Palavras-chave: | Alfabetização científica Cultura científica Materialismo histórico e dialético Teorias pedagógicas críticas Produto educacional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | NERY, Maria Josiane da Silva. Ensino de ciências para os cinco domínios do letramento científico; um processo educacional à luz da pedagogia histórico-crítica. 2025. 171 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5200 |
Data de defesa: | 4-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TS - Maria Josiane da Silva Nery.pdf | TS - Maria Josiane da Silva Nery.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Maria Josiane da Silva Nery.pdf | PE - Maria Josiane da Silva Nery.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD | Termo de depósito BDTD | 226.89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.