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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSarmento, Kênia Kelly Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3441477953024720por
dc.contributor.advisor1Lima, Carlos Antônio Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217400486831036por
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Keila Machado de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0536073936814089por
dc.contributor.referee1Ferreira, Weruska Brasileiro-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Geralda Gilvania-
dc.contributor.referee3Lima, Dayane de Andrade-
dc.contributor.referee4Miranda, Auristela Carla de-
dc.date.accessioned2025-05-16T16:23:42Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationSARMENTO, Kênia Kelly Freitas. Destilador solar do tipo cascata com o uso de materiais fototérmicos aplicado no tratamento de águas superficiais. 2025. 159 f. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5199-
dc.description.resumoA água destinada ao consumo humano deve ser potável e atender aos padrões físico-químicos, microbiológicos e radioativos estabelecidos, de modo a não representar riscos à saúde. A destilação solar é um processo que se assemelha ao ciclo hidrológico natural da água, composto por duas etapas principais: evaporação e condensação. O presente estudo teve como objetivo avaliar a incorporação de materiais fototérmicos (brita e bolas de gude) em um sistema de destilação solar, com vistas à produção eficiente e economicamente viável de água, à inativação de microrganismos e à análise do custo de produção da água destilada. A metodologia adotada consistiu na introdução desses materiais no interior dos destiladores, permitindo a absorção da radiação solar e, consequentemente, o aumento da temperatura da água. Foram realizados testes físico-químicos e bacteriológicos antes e após o processo de destilação, a fim de verificar a presença ou ausência de microrganismos. O sistema foi alimentado com água contaminada proveniente do açude de Bodocongó, localizado na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados demonstraram que o uso dos materiais fototérmicos elevou significativamente a temperatura no interior dos destiladores, apresentando valores superiores aos sistemas sem esses materiais. Para validação das temperaturas registradas, foram capturadas imagens térmicas do sistema, verificando-se que os destiladores contendo brita e bolas de gude atingiram temperaturas de 70,0 °C e 69,5 °C, respectivamente, enquanto o destilador sem material fototérmico alcançou 69,3 °C. A produtividade de água destilada aumentou em 16% no destilador com brita e em 3% no sistema com bolas de gude, em comparação aos destiladores convencionais. Os índices de eficiência dos destiladores contendo materiais fototérmicos foram considerados satisfatórios, atingindo 58,14% e 58,02%, respectivamente, ao final do ciclo diário de operação. Conclui-se que a utilização de materiais fototérmicos mostrou-se eficaz na remoção de sais e microrganismos da água. Dessa forma, o desenvolvimento e a implementação de destiladores solares aprimorados com esses materiais representam uma alternativa viável, sustentável e de baixo custo. O custo estimado da produção de água foi de R$ 0,14 por litro, evidenciando a aplicabilidade da tecnologia para atender às necessidades de comunidades isoladas, onde a demanda hídrica é moderada e há alta incidência de radiação solar, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar em populações vulneráveis.por
dc.description.abstractWater intended for human consumption must be potable and comply with the established physicochemical, microbiological, and radiological standards to prevent health risks. Solar distillation is a process that resembles the natural hydrological cycle of water, consisting of two main stages: evaporation and condensation. This study aimed to evaluate the incorporation of photothermal materials (gravel and marbles) into a solar distillation system to achieve efficient and economically viable water production, microorganism inactivation, and cost analysis of distilled water production. The adopted methodology involved introducing these materials into the distillers, allowing them to absorb solar radiation and consequently increase water temperature. Physicochemical and bacteriological tests were conducted before and after the distillation process to determine the presence or absence of microorganisms. The system was fed with contaminated water collected from the Bodocongó reservoir, located in Campina Grande, PB, Brazil. The results demonstrated that the use of photothermal materials significantly increased the temperature inside the distillers, presenting higher values compared to systems without these materials. To validate the recorded temperatures, thermal images of the system were captured, confirming that the distillers containing gravel and marbles reached temperatures of 70.0 °C and 69.5 °C, respectively, while the distiller without photothermal material reached 69.3 °C. The productivity of distilled water increased by 16% in the distiller with gravel and by 3% in the system with marbles, compared to conventional distillers. The efficiency rates of the distillers containing photothermal materials were considered satisfactory, reaching 58.14% and 58.02%, respectively, at the end of the daily operation cycle. It is concluded that the use of photothermal materials proved effective in removing salts and microorganisms from the water. Therefore, the development and implementation of solar distillers enhanced with these materials represent a viable, sustainable, and cost-effective alternative. The estimated water production cost was R$ 0.14 per liter, highlighting the applicability of this technology to meet the needs of isolated communities, where water demand is moderate and solar radiation incidence is high, contributing to health promotion and well being in vulnerable populations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kenia Sarmento (kenia.sarmento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-23T14:27:57Z No. of bitstreams: 1 Tese final Kenia Kelly F. Sarmento_Versão_Final..pdf: 5760541 bytes, checksum: 425350e664515c44daa84f5877adbf5c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: kenia.sarmento@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Kenia Kelly Freitas Sarmento Matrícula 2020231208 Prezada senhora Kenia Kelly Freitas Sarmento, boa tarde.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma TESE, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa acrescente no cabeçalho a expressão “CAMPUS I - CAMPINA GRANDE” como mostrado abaixo: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO E PESQUISA  CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL DOUTORADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Elimine a palavra TESE que está acima do nome da autora. 2. Na folha de rosto, segunda folha, há correções a fazer. • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Engenharia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Engenharia Ambiental. Linha de Pesquisa: Tecnologias de Tratamento de Águas e Resíduos.   3. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 4. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • Essa alteração pode criar mais páginas e isso pode mudar a o total de folhas da obra e a numeração das páginas a partir da primeira página da INTRODUÇÃO. 5. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES.  6. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Repare que os títulos das seções primárias e secundárias, por exemplo, estão com os mesmos destaques gráficos.  Procure deixar os títulos das seções primárias em caixa alta e com negrito, assim como estão no corpo da obra e no modelo. Compare com o sumário do modelo.  • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. 7. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 8. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 9. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pela autora, ano. 10. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Há correções a fazer quanto a isso em elementos como o Quadro 2, tabela 5, Figura 42, etc, que estão sem as fontes. Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 11. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas. Sendo assim: • A seção primária “5 ANÁLISE DE CUSTOS”, na atual página 66, deveria ser iniciada na página seguinte. • A seção primária “8 ANÁLISE DE CUSTOS E ESTUDO ECONÔMICO”, atualmente na página 132, deveria ser iniciada na página seguinte. • E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 12. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 13. Na atual página 136, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 15. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte.  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD na página “Depósito: Envio de arquivos Ajuda”, coluna “Configurações para restrição de acesso”. Não pode haver divergências. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencher os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • De 16  a 28 de abril de 2025, excepcionalmente, haverá apenas expediente e atendimento remoto por meio dos nossos canais oficiais de informação. • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-23T17:38:05Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kenia Sarmento (kenia.sarmento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-29T15:07:48Z No. of bitstreams: 2 TS – Kênia Kelly Freitas Sarmento.pdf: 5756681 bytes, checksum: 5ec928fb4af9711df4a1d13be189d59d (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_Assinado.pdf: 403500 bytes, checksum: ecddf717f6091650d289fa9cbe80f680 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: kenia.sarmento@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Kenia Kelly Freitas Sarmento Matrícula 2020231208 Prezada senhora Kenia Kelly Freitas Sarmento, boa tarde.  A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 159 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 159 páginas. A paginação da ficha catalográfica deveria ser  igual a 157 ( 159 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Como poderá haver alteração no total de folhas do TCC e não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, então a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Recomenda-se levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 2. Não está havendo correspondência entre os componentes da lista de tabelas e a respectiva numeração delas no corpo da obra. Por exemplo, ao clicar na tabela 11, somos levados para a tabela 65. Outras tabelas estão com o mesmo problema. Efetue uma revisão geral na lista de tabelas para restabelecer a correspondência. 3. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 13 (15 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  4. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 5. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Há correções a fazer quanto a isso, pois muitos elementos como a Tabela 12, 13, 14 e outras continuam sem as fontes. Faça uma revisão geral nos elementos acima para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 6. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, as seções primárias sempre são iniciadas em páginas novas. Sendo assim: • A seção primária “4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESPECÍFICA”, na atual página 40, deveria ser iniciada na página seguinte. • E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto.  Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-29T15:58:01Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kenia Sarmento (kenia.sarmento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-03T15:13:45Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_Assinado.pdf: 403500 bytes, checksum: ecddf717f6091650d289fa9cbe80f680 (MD5) TS – Kênia Kelly Freitas Sarmento.pdf: 5723971 bytes, checksum: b78c3e6da52a9644bf4ccde30112c5ef (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-05T11:39:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_Assinado.pdf: 403500 bytes, checksum: ecddf717f6091650d289fa9cbe80f680 (MD5) TS – Kênia Kelly Freitas Sarmento.pdf: 5723971 bytes, checksum: b78c3e6da52a9644bf4ccde30112c5ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-16T16:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_Assinado.pdf: 403500 bytes, checksum: ecddf717f6091650d289fa9cbe80f680 (MD5) TS – Kênia Kelly Freitas Sarmento.pdf: 5723971 bytes, checksum: b78c3e6da52a9644bf4ccde30112c5ef (MD5) Previous issue date: 2025-02-25eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Brasil (FAPESQ).por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTApor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectdessalinização solarpor
dc.subjectinativação de microrganismospor
dc.subjectqualidade da águapor
dc.subjecttratamento de águas superficiaispor
dc.subjectsolar desalinationeng
dc.subjectinactivation of microorganisms; water quality; surface water treatment.eng
dc.subjectwater qualityeng
dc.subjectsurface water treatment.eng
dc.subject.cnpqENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIASpor
dc.titleDestilador solar do tipo cascata com o uso de materiais fototérmicos aplicado no tratamento de águas superficiaispor
dc.title.alternativeCascade solar distiller using photothermal materials applied in the treatment of surface watereng
dc.typeTesepor
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