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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Renata Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6972561196363510por
dc.contributor.advisor1Silva, Edil-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4320349542612074por
dc.contributor.referee1Silva, Edil-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4320349542612074por
dc.contributor.referee2Pinto, Francinaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8697801918046472por
dc.contributor.referee3Bezerra, Eduardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7229511640178858por
dc.date.accessioned2025-04-28T16:56:01Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Renata. O trabalho dos psicólogos que atendem crianças nos CAPSi - reflexões a partir da clínica da atividade. 2024. 109 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5165-
dc.description.resumoSão muitos os desafios dos trabalhadores nos CAPSi: desarticulações entre o serviço e a RAPS, diminuição dos investimentos públicos e interferência da conjuntura política na gestão dos serviços, culminando em sobrecarga para os trabalhadores. Diante disso, existem lacunas acerca da avaliação crítica frente às escolhas feitas por esses profissionais em cada situação, refletindo sobre como se constrói a gestão da atividade no contexto de trabalho nesses dispositivos de saúde. Esse estudo tem por objetivo analisar a atividade de trabalho dos psicólogos que atuam em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de uma cidade do interior do estado da Paraíba e sua gestão no curso da ação. Optou-se por uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com uso do instrumento metodológico da técnica de Instrução ao Sósia (Clot,2006), baseada no referencial teórico da Clínica da Atividade. Os resultados mostram uma deterioração do espaço físico do CAPSi, número insuficiente de profissionais, a fragilidade de vínculos de trabalho - potencializada pela tendência à terceirização - e a ausência de estratégias regulares de formação de trabalhadores para a ação psicossocial. Os psicólogos indicaram salários aquém do trabalho demandado, escassez de recursos materiais e humanos, e sobrecarga devido à alta demanda. Apareceram nos resultados, ainda, dificuldades com o planejamento das atividades, sejam individuais e/ou coletivas, limitações para constituição de um coletivo de trabalho permanente. Ficou evidenciado o exercício do gênero profissional, bem como seu aperfeiçoamento e transformação a partir das estilizações encetadas pelos profissionais em sua atividade. Conclui-se que é necessário repensar os investimentos em saúde, os modos de contratação dos profissionais e sua organização do trabalho; promover o desenvolvimento do poder de agir dos profissionais na atividade pode transformar suas percepções acerca da saúde e do sofrimento dos trabalhadores da saúde.por
dc.description.abstractThere are many challenges for workers in the CAPSi: disarticulations between the service and the RAPS, reduction of public investments and interference of the political conjuncture in the management of services, culminating in overload for workers. In view of this, there are gaps regarding the critical evaluation of the choices made by these professionals in each situation, reflecting on how the management of the activity is constructed in the context of work in these health devices. This study aims to analyze the management and development of the work activity of psychologists who work in a Child Psychosocial Care Center (CAPSi) in a city in the interior of the state of Paraíba. We opted for a descriptive, applied, qualitative survey research, with a methodological instrument inspired by the technique of Instruction to the Lookalike (Clot, 2006), based on the theoretical framework of the Activity Clinic. The results show a deterioration of the physical space of the CAPSi, an insufficient number of professionals, the fragility of work relationships - enhanced by the trend towards outsourcing - and the absence of regular strategies for training workers for psychosocial action. The psychologists indicated salaries below the work demanded, scarcity of material and human resources, and overload due to high demand. The results also showed difficulties with the planning of activities, whether individual and/or collective, limitations for the constitution of a permanent work collective. The exercise of the professional genre was evidenced, as well as its improvement and transformation from the stylizations initiated by the professionals in their activity. It is concluded that it is necessary to rethink investments in health, the ways of hiring professionals and their work organization; Promoting the development of professionals' power to act in the activity can transform their perceptions about the health and suffering of health workers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Santos (renatas.santos.psico@gmail.com) on 2025-03-26T17:05:44Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO RENATA BIBLIOTECA.pdf: 894846 bytes, checksum: 211efbe787862f644d2c3ac411a5bc3d (MD5) documento biblioteca.pdf: 589589 bytes, checksum: 40c5b1ba3772d6f2f7f64ae57dfaa864 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. O SUMÁRIO necessita de ajustes: Os títulos das seções primárias devem ser escritos totalmente em caixa alta. O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. Observe que as seções terciárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções secundárias, é preciso diferenciá-las. Aplique a mesma diferenciação nos títulos no corpo da obra. Renomeie o título do elemento pós-textual 5 REFERÊNCIAS para somente REFERÊNCIAS, pois títulos de elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 98. Renomeie o título do elemento pós-textual 6 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA para somente APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA, pois títulos de elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 103. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing - Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 9 (11 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório, chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU As instruções descritas nos vídeos acima podem variar dependendo da versão dos processadores de texto. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais de acordo com a sua versão. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. Retire a folha em branco com paginação 58. Na atual página 98, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado sem o indicativo numérico. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito BDTD está preenchido corretamente. Só precisa ajustar o tamanho da segunda folha para que siga o padrão da primeira. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . on 2025-03-26T18:22:08Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Santos (renatas.santos.psico@gmail.com) on 2025-03-26T20:38:57Z No. of bitstreams: 2 dissertação biblioteca 26.03.pdf: 940443 bytes, checksum: fbcb9b8b816533edcb1f421f5b4f8c48 (MD5) pagina 1 bdts-mesclado.pdf: 380884 bytes, checksum: f9ef34f8fc58fdb13e6d1185f55ba356 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: renatas.santos.psico@gmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Renata Sousa Santos Matrícula: 2023251204 Prezada senhora Renata Sousa Santos, boa noite.  A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 111 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 88 páginas. A paginação da FC deverá ser  igual a 109 ( 111 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram nessa contagem. Solução: Inserir nova ficha catalográfica do SUAP com 109 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para obter outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 2. O SUMÁRIO necessita de ajustes: • Somente os títulos das seções dos elementos textuais que possuírem indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título) é que podem aparecer no sumário  Sendo assim, da mesma forma que foi feito com os resumos dos artigos, retire do sumário as seguintes expressões: • Referências, relativa à página 53. • Referências, relativa à página 91. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing - Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR para que ele fique corretamente alinhado. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto.  Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-03-26T21:59:24Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Santos (renatas.santos.psico@gmail.com) on 2025-03-27T16:50:12Z No. of bitstreams: 2 pagina 1 bdts-mesclado.pdf: 380884 bytes, checksum: f9ef34f8fc58fdb13e6d1185f55ba356 (MD5) Documento de Renata Santos CORREÇÕES okOK27b.pdf: 840044 bytes, checksum: 440e71abcebdfb78022176632d338a18 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-03-27T17:15:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 pagina 1 bdts-mesclado.pdf: 380884 bytes, checksum: f9ef34f8fc58fdb13e6d1185f55ba356 (MD5) Documento de Renata Santos CORREÇÕES okOK27b.pdf: 840044 bytes, checksum: 440e71abcebdfb78022176632d338a18 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-28T16:56:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 pagina 1 bdts-mesclado.pdf: 380884 bytes, checksum: f9ef34f8fc58fdb13e6d1185f55ba356 (MD5) Documento de Renata Santos CORREÇÕES okOK27b.pdf: 840044 bytes, checksum: 440e71abcebdfb78022176632d338a18 (MD5) Previous issue date: 2024-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPsicologia infantilpor
dc.subjectClínica da Atividadepor
dc.subjectPsicólogopor
dc.subjectCAPSpor
dc.subjectActivityeng
dc.subjectActivity cliniceng
dc.subjectPsychologisteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO trabalho dos psicólogos que atendem crianças nos CAPSi - reflexões a partir da clínica da atividadepor
dc.typeDissertaçãopor
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