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dc.creatorSantos, Kátia Cilene Lopes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6643954607395377por
dc.contributor.advisor1Vendel, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037429773999159por
dc.contributor.referee1Braga, Diana-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/3034892035855049por
dc.contributor.referee2Salustiano, Dorivaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402127637978502por
dc.date.accessioned2025-04-10T03:07:49Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.citationSantos, K. C. L. Considerações sobre flexibilização do currículo nos anos finais para alunos com deficiência intelectual. 2024. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5163-
dc.description.resumoO processo de escolarização dos alunos da Educação Especial (Deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação) é resultado de avanços legais e atitudinais, em âmbito nacional e internacional, que no Brasil, desenvolvem-se desde os anos 90. No entanto, isso não representa, até os dias de hoje, a certeza de uma aprendizagem efetiva dos conhecimentos escolares. Quando analisamos a inclusão dos alunos com deficiências nas salas de aulas regulares, notamos diversas dificuldades, tanto para a escola, como para os professores, em estabelecer o que deve ser ensinado/aprendido a este público. Observamos que uma dessas dificuldades mais prementes, diz respeito à flexibilização do currículo escolar para estudantes com deficiência intelectual, de forma a promover sua aprendizagem efetiva. Desse modo, este estudo visa construir, de forma colaborativa com os professores dos anos finais do ensino fundamental, um instrumento que favoreça o levantamento acerca das reais necessidades dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, considerando as flexibilizações necessárias no currículo escolar para esses alunos. Em se tratando de metodologia, foi realizado um estudo qualitativo com 20 professores em duas escolas públicas participantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas em encontros presenciais com os professores em conversas acerca de suas concepções sobre inclusão escolar, deficiência intelectual, flexibilização, como também as reais dificuldades encontradas pelos docentes no processo de flexibilizar o currículo. Diante disso, foi elaborado, aplicado e ajustado um roteiro de observações das necessidades pedagógicas dos alunos e, a partir das sugestões dos professores sobre sua aplicabilidade, foram feitos os ajustes necessários. Tal abordagem resultou na versão final do referido roteiro que tem como finalidade subsidiar uma apropriada flexibilização do currículo escolar de alunos com deficiência intelectual e consiste no produto educacional deste estudo.por
dc.description.abstractThe process of schooling students with special education (disabilities, autism spectrum disorder, high abilities and giftedness) is the result of legal and attitudinal advances, both nationally and internationally, which have been developing in Brazil since the 90s. However, this does not represent, to this day, the certainty of effective learning of school knowledge. When we analyze the inclusion of students with disabilities in regular classrooms, we note several difficulties, both for schools and for teachers, in establishing what should be taught to, and learned by, this group. We note that one of the most pressing difficulties concerns the flexibility of the school curriculum for students with intellectual disabilities, in order to promote their effective learning. Thus, this study aims to build, in collaboration with teachers of the final years of elementary school, an instrument that favors the survey of the real needs of students in the final years of elementary school, considering the necessary flexibilities in the school curriculum for these students. In terms of methodology, a qualitative study was conducted with 20 teachers in two engaged public schools. Data was obtained through semi-structured interviews in face-to-face meetings with teachers in conversations about their conceptions of school inclusion, intellectual disability, flexibility, as well as the real difficulties teachers face in the process of making the curriculum more flexible. In view of this, a script for observing the pedagogical needs of students was developed, applied and adjusted, and based on the teachers' suggestions about its applicability, so the adjustments were made. This approach resulted in the final version of the script, which aims to support an appropriate flexibility of the school curriculum for students with intellectual disabilities and resulted in the educational product of this study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by katia.cilene.lopes.santos@aluno.uepb.edu.br (katia.cilene.lopes.santos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-19T01:27:49Z No. of bitstreams: 4 Katia C L Santos_Dissertação-2.pdf: 1101663 bytes, checksum: cf5d101cde38ee938f25d1a034db0e46 (MD5) Katia C L Santos_PRODUTO EDUCACIONAL (1).pdf (9).pdf: 5501238 bytes, checksum: 399f8bd76155a9e4b6dca211271cadaa (MD5) Folha de aprovação.pdf: 19139 bytes, checksum: 7f8e8b57e335a267566b00bae46156b1 (MD5) Termo de Deposito-BDTD.pdf: 142826 bytes, checksum: 15f29470415d28927300a7924dc65f24 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEIpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades pedagógicaspor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectProcesso de aprendizagempor
dc.subjectCurrículo adaptadopor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.titleConsiderações sobre flexibilização do currículo nos anos finais para alunos com deficiência intelectualpor
dc.typeDissertaçãopor
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