Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Sinara Pimentel Andrade da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0303267005272489 | por |
dc.contributor.advisor1 | Germano, Maria do Rosario Gomes Germano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/5313792299997524 | por |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Janine Marta Coelho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/8491430816252531 | por |
dc.contributor.referee2 | Vasconcelos, Tatiana Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/2042671665043024 | por |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T02:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, S. P. A. Deficiência intelectual, alfabetização e tecnologia digital: o uso do jogo Graphogame Brasil no atendimento educacional especializado. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5156 | - |
dc.description.resumo | A alfabetização é um marco na vida do estudante, mas para a pessoa com deficiência intelectual (DI) é um desafio. Existe uma carência de conhecimentos pedagógicos sobre a compreensão da aprendizagem na pessoa com DI que se refletem nas práticas pedagógicas realizadas na escola. Assim, esta pesquisa situa-se no campo da educação inclusiva e trata do objeto o uso do jogo digital Graphogame Brasil, na mediação da leitura e escrita de estudantes com DI, no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Temos como objetivo analisar o uso do jogo digital Graphogame Brasil na alfabetização de estudantes adolescentes com deficiência intelectual no AEE. O aporte teórico fundamenta-se tanto em legislações nacionais e internacionais relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência quanto nas contribuições de autores como Vygotsky (1984) sobre o desenvolvimento humano. No campo da Tecnologia Educacional são consideradas as reflexões de Kenski (2018), Moran, Masetto (2013) e Galvão (2009). Adotamos a metodologia de natureza qualitativa, para a coleta de dados utilizamos análises de documentos e a observação participante. Os resultados demonstraram que o jogo Graphogame Brasil contribuiu para a ampliação do repertório de letras e sílabas, favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica (associação entre letras e sons). Além disso, o estudo ampliou nossa compreensão sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e o uso da tecnologia digital como ferramenta de mediação pedagógica. Ao final, disponibilizamos como produto educacional um e-book que reflete a experiência vivida durante a pesquisa, acrescido de sugestões de atividades e jogos em formato PDF,desenvolvidos pela autora para a alfabetização com adolescentes. | por |
dc.description.abstract | Literacy is a milestone in a student's life, but for people with intellectual disabilities (ID) it is a challenge. There is a lack of pedagogical knowledge about understanding learning in people with ID, which is reflected in the pedagogical practices carried out at school. Thus, this research is situated in the field of inclusive education and deals with the use of the digital game Graphogame Brasil, in the mediation of reading and writing of students with ID, in Specialized Educational Assistance (SEA). Our objective is to analyze the use of the digital game Graphogame Brasil in the literacy of adolescent students with intellectual disabilities in the SEA. The theoretical framework is based both on national and international legislation relating to the inclusion of people with disabilities and on the contributions of authors such as Vygotsky (1984) on human development. In the field of Educational Technology, the reflections of Kenski (2018), Moran, Masetto (2013) and Galvão (2009) are considered. We adopted a qualitative methodology and used document analysis and participant observation to collect data. The results showed that the Graphogame Brasil game contributed to expanding the repertoire of letters and syllables, promoting the development of phonological awareness (the association between letters and sounds). Furthermore, the study broadened our understanding of the Zone of Proximal Development (ZPD) and the use of digital technology as a tool for pedagogical mediation. In the end, we made available as an educational product an e-book that reflects the experience lived during the research, along with suggestions for activities and games in PDF format, developed by the author for literacy with adolescents. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by sinara.pimentel.andrade.rocha@aluno.uepb.edu.br (sinara.pimentel.andrade.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-10T22:40:31Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - DEPOSITADA.pdf: 1821864 bytes, checksum: 57b0423fcdc2341d4570f1e648372dae (MD5) PRODUTO EDUC- DEPOSITADO.pdf: 5579094 bytes, checksum: 3dcb5a8370a78d201d205a08eae2ee7b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Falta anexar o termo de confirmação e cadastramento todo preenchido e assinado por você e por sua orientadora. O termo encontra-se disponível no site da biblioteca através do link https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67d00f302f0221741688624 2 No resumo e no abstract o espaçamento entre linhas é de 1,5; 3 No sumário e no texto numere os tópicos INTRODUÇÃO e CONSIDERAÇÕES FINAIS; 4 O número de páginas aparece a partir da introdução. Capa e ficha catalográfica não entram na contagem das páginas. Logo sua introdução inicia na página 14 e não na página 13; 5 Nas referências, retire a palavra BIBLIOGRÁFICAS; 6 Após as alterações corrija o sumário pois as páginas mudarão. on 2025-03-11T10:33:44Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by sinara.pimentel.andrade.rocha@aluno.uepb.edu.br (sinara.pimentel.andrade.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-19T08:43:54Z No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUC- DEPOSITADO.pdf: 5579094 bytes, checksum: 3dcb5a8370a78d201d205a08eae2ee7b (MD5) Dissertação Sinara - Versão Final de Depósito (2).pdf: 1633901 bytes, checksum: 28ae8cb041a0f1f7df2c764cd1f31cfc (MD5) DOCUMENTO SINARA 2 ASSINADO.pdf: 659353 bytes, checksum: ca33c9329a561cf2b7c54d5702f2fc43 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2025-03-19T11:45:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUC- DEPOSITADO.pdf: 5579094 bytes, checksum: 3dcb5a8370a78d201d205a08eae2ee7b (MD5) Dissertação Sinara - Versão Final de Depósito (2).pdf: 1633901 bytes, checksum: 28ae8cb041a0f1f7df2c764cd1f31cfc (MD5) DOCUMENTO SINARA 2 ASSINADO.pdf: 659353 bytes, checksum: ca33c9329a561cf2b7c54d5702f2fc43 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-10T02:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PRODUTO EDUC- DEPOSITADO.pdf: 5579094 bytes, checksum: 3dcb5a8370a78d201d205a08eae2ee7b (MD5) Dissertação Sinara - Versão Final de Depósito (2).pdf: 1633901 bytes, checksum: 28ae8cb041a0f1f7df2c764cd1f31cfc (MD5) DOCUMENTO SINARA 2 ASSINADO.pdf: 659353 bytes, checksum: ca33c9329a561cf2b7c54d5702f2fc43 (MD5) Previous issue date: 2024-11-28 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação - CEDUC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Graphogame Brasil | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Deficiência intelectual, alfabetização e tecnologia digital: o uso do jogo Graphogame Brasil no atendimento educacional especializado | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFEI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUC- DEPOSITADO.pdf | Produto educacional | 5.45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Dissertação Sinara - Versão Final de Depósito (2).pdf | PDF - Sinara Pimentel Andrade da Rocha | 1.6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
DOCUMENTO SINARA 2 ASSINADO.pdf | Termo de depósito | 643.9 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.