Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5155
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Perfil e percepção dos professores de educação física, frente à educação especial na perspectiva inclusiva: formação e condições de trabalho |
Autor: | Sousa, Moisés Horus Andrade ![]() |
Primeiro orientador: | Maman, Aline dos Santos de |
Primeiro membro da banca: | Onofre, Eduardo Gomes |
Segundo membro da banca: | Massaro, Munique |
Resumo: | A educação inclusiva tem sido um desafio no contexto educacional brasileiro, tanto pela fragilidade na implementação e efetivação das Políticas Públicas Inclusivas, quanto pelas condições de trabalho dos profissionais que lidam com essa realidade, pela falta de formações continuadas, no trato do aperfeiçoamento profissional, assim como pela ausência de recursos e estruturas adequadas. O ensino da Educação Física, principalmente no contexto das escolas públicas brasileiras, tem sido bastante desafiador, pois a falta de infraestrutura e recursos pedagógicos fazem dos professores verdadeiros “malabaristas”, que constantemente adaptam suas aulas para possibilitar aos estudantes a vivência da teoria com a prática. A pesquisa teve como objetivo geral, identificar os desafios da Educação especial na perspectiva Inclusiva com base na percepção dos professores de Educação Física que atuam no Ensino Médio na Rede Pública de João Pessoa – PB. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, quantitativa, descritiva e exploratória e utilizou de técnicas de levantamento bibliográfico, documental e aplicação de questionário. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Em relação aos dados quantitativos, foram empregadas técnicas de tabulação numéricas, com estatística simples e descrição das causas dos dados obtidos. Em relação aos resultados, considera-se que um dos gargalos se encontra na formação inicial e, posteriormente, na formação continuada. Observa-se que os currículos ainda são superficiais sobre a temática da educação especial na perspectiva inclusiva. As formações continuadas, quando ofertadas pelo Estado, normalmente abordam a temática da educação especial e da educação inclusiva de forma generalizada, o que resulta em uma incompatibilidade com área específica do profissional de Educação Física. Vale destacar que o estudo identificou nas narrativas dos professores, a falta de estrutura nas escolas, a ausência de acessibilidade, de recursos e materiais, sendo essas carências reflexo de um Estado fragilizado e excludente no ponto de vista educacional. |
Abstract: | Inclusive education has been a challenge in the Brazilian educational context, due to both the weakness in implementing and enforcing Inclusive Public Policies and the working conditions of professionals dealing with this reality, including the lack of ongoing training for professional development, as well as the absence of adequate resources and infrastructure. Physical Education teaching, especially in the context of Brazilian public schools, has been particularly challenging, as the lack of infrastructure and educational resources makes teachers true "jugglers," constantly adapting their lessons to enable students to experience theory alongside practice. The general objective of this research was to identify the challenges of Special Education from an Inclusive perspective based on the perceptions of Physical Education teachers working at the high school level in the Public School Network in João Pessoa, PB. The research was characterized as qualitative, quantitative, descriptive, and exploratory, utilizing bibliographic surveys, document analysis, and questionnaires. For the qualitative data analysis, the Thematic Content Analysis technique was used. Regarding quantitative data, numerical tabulation techniques were employed, with simple statistics and a description of the causes of the obtained data. In terms of results, one of the bottlenecks is found in initial training and, subsequently, in continuing education. It was observed that curricula still provide only a superficial approach to the topic of special education from an inclusive perspective. The continuing education programs, when offered by the State, typically address special education and inclusive education in a generalized manner, leading to an incompatibility with the specific area of the Physical Education professional. It is noteworthy that the study identified in the teachers' narratives a lack of school infrastructure, accessibility, resources, and materials, which reflect a weakened and exclusionary State from an educational perspective. |
Palavras-chave: | Deficiência Formação continuada Condições de trabalho Educação física |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI |
Citação: | SOUSA, M. H. A. Perfil e percepção dos professores de educação física, frente à educação especial na perspectiva inclusiva: formação e condições de trabalho. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5155 |
Data de defesa: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | PROFEI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito | 413.19 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PE - MHAS.pdf | Produto Educacional | 6.23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
DS - MHAS.pdf | PDF - Moisés Horus Andrade Sousa | 7.67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.