Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Claudeci Ribeiro da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951230933735758por
dc.contributor.advisor1Souza, Aldinida de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905por
dc.contributor.referee1Marques, Moama Lorena de Lacerda-
dc.contributor.referee2COSTA, Verônica Prudente-
dc.contributor.referee3SOUZA, Francisca Zuleide Duarte-
dc.contributor.referee4Silva, Marcelo Medeiros da-
dc.date.accessioned2025-04-10T02:39:06Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationARAÚJO, C. R. S. Sexualidade feminina e feminicídio em romances históricos de Luzilá Gonçalves Ferreira. 2024. 178 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5154-
dc.description.resumoPartindo das perspectivas do Romance Histórico Contemporâneo e dos Estudos de Gênero, esta pesquisa analisa representações da sexualidade feminina e feminicídio na Literatura Brasileira. Toma como corpus os romances da escritora pernambucana Luzilá Gonçalves Ferreira: Os rios turvos (1997), No tempo frágil das horas (2003) e Um murmúrio de rosa (2018). De forma geral, realiza-se um estudo crítico das personagens Filipa Raposa, Antonia Carneiro Cunha e Anna Coelho, das narrativas citadas, respectivamente, para refletir sobre a condição feminina e verificar até que ponto os romances históricos de Luzilá Gonçalves Ferreira constroem representações de mulheres que podem ser consideradas submissas ou transgressoras. Defende-se a tese de que os três romances históricos contemporâneos abordam uma representação de mulheres do período colonial, com perfis diferentes das narrativas históricas tradicionais, principalmente, no que diz respeito à relação conjugal. São narrativas históricas contemporâneas que fazem uma releitura crítica e reflexiva da História e contribuem para questionar construções tradicionais sobre a sexualidade da mulher e o feminicídio, como consequências da violência de gênero, opressão e dominação masculina. Metodologicamente, a pesquisa consiste de um estudo bibliográfico, com abordagem de interpretação textual e crítico-reflexiva das narrativas literárias. Para tanto, trazemos como aporte teórico as contribuições de Antônio Esteves (2010), Maria de Fátima Marinho (1999), Linda Hutcheon (1991), Lúcia Osana Zolin (2005; 2015), Joan Scott (1995), Teresa de Lauretis (1994), Michel Foucault (2007), Heleieth Saffioti (1997; 2001), Pierre Bourdieu (2012), entre outros. Na pesquisa, verificamos que Luzilá Gonçalves Ferreira, ao representar protagonistas que buscam sua própria voz e liberdade sexual no período colonial em Pernambuco, reescreve a história de mulheres que transgridem as amarras do patriarcalismo, bem como, acionam outros lugares do protagonismo feminino nos romances históricos contemporâneos. Em síntese, chegamos às considerações de que, a análise das relações de gênero indicam que o feminicídio das personagens consideradas transgressoras é decorrente da dominação masculina fruto de uma sociedade patriarcal.por
dc.description.abstractStarting from the perspectives of Contemporary Historical Novel and Gender Studies, this research analyzes representations of female sexuality and feminicide in Brazilian Literature. It takes as its corpus the novels by Pernambucanian writer Luzilá Gonçalves Ferreira: Os rios turvos (1997), No tempo frágil das horas (2003), and Um murmúrio de rosa (2018). In general, we have carried out a critical study about the characters Filipa Raposa, Antonia Carneiro Cunha and Anna Coelho, from the aforementioned narratives, respectively, to reflect about the female condition and to verify the extent to which the historical novels by Luzilá Gonçalves Ferreira construct representations of women which can be considered submissive or transgressive. We have defeded the thesis that the writing of the three contemporary historical novels addresses a representation of women in the colonial period, with different profiles from traditional historical narratives, mainly in the marital relationship. They are contemporary historical narratives that provide a critical and reflective reinterpretation of History and contribute to questioning symbolic constructions about the sexuality of women and the femicide as a consequence of gender violence, oppression, and male domination. Methodologically, the research consists of a bibliographical study, with a textual and critical-reflective interpretation approach to literary narratives. Therefore, we will approach as a theoretical contributions by Antônio Esteves (2010), Maria de Fátima Marinho (1999), Linda Hutcheon (1991), Lúcia Osana Zolin (2005; 2015), Joan Scott (1995), Teresa de Lauretis (1994), Michel Foucault (2007), Heleieth Saffioti (1997; 2001), Pierre Bourdieu (2012), amongst others. During the research, we have found that the writing by Luzilá Gonçalves Ferreira, by representing protagonists who seek their own voice and sexual freedom in the colonial period in Pernambuco, rewrites the History of women who transgress the bonds of the patriarchal system, as well as triggering other places of female protagonism in contemporary historical novels. In summary, we have arrive at the considerations that the analysis of gender relations also indicates that the feminicide of characters considered transgressive in their narratives is a result of male domination.por
dc.description.abstractPartiendo de las perspectivas de la Novela Histórica Contemporánea y de los Estudios de Género, esta investigación analiza las representaciones de la sexualidad femenina y del feminicidio en la literatura brasileña. Para ello, toma como corpus las novelas de la escritora pernambucana Luzilá Gonçalves Ferreira: Os rios turvos (1997), No tempo frágil das horas (2003) y Um murmúrio de rosa (2018). En general, el objetivo es realizar un estudio crítico de los personajes Filipa Raposa, Antonia Carneiro Cunha y Anna Coelho, de las narraciones mencionadas, respectivamente, para reflexionar sobre la condición de la mujer y ver en qué medida las novelas históricas de Luzilá Gonçalves Ferreira construyen representaciones de mujeres que pueden considerarse sumisas o transgresoras. La tesis es que la escritura de las tres novelas históricas contemporáneas aborda una representación de la mujer en el período colonial, con perfiles diferentes de las narrativas históricas tradicionales, especialmente en la relación conyugal. Son narrativas históricas contemporáneas que hacen una relectura crítica y reflexiva de la historia y contribuyen a cuestionar las construcciones simbólicas sobre la sexualidad de las mujeres y el feminicidio como consecuencia de la violencia de género, la opresión y la dominación masculina. Metodológicamente, la investigación consiste en un estudio bibliográfico, con interpretación textual y abordaje crítico-reflexivo de las narrativas literarias. Para ello, nos basaremos en las contribuciones teóricas Antônio Esteves (2010), Maria de Fátima Marinho (1999), Linda Hutcheon (1991), Lúcia Osana Zolin (2005; 2015), Joan Scott (1995), Teresa de Lauretis (1994), Michel Foucault (2007), Heleieth Saffioti (1997; 2001), Pierre Bourdieu (2012), entre otros. A lo largo de la investigación, constatamos que Luzilá Gonçalves Ferreira, al representar protagonistas que buscan voz propia y libertad sexual en el período colonial en Pernambuco, reescribe la historia de las mujeres que transgreden las ataduras del sistema patriarcal, además de activar otros lugares de protagonismo femenino en la novela histórica contemporánea. En resumen, hemos llegado a la conclusión de que el análisis de las relaciones de género también indica que el feminicidio de personajes considerados transgresores en sus narrativas es el resultado de la dominación masculina.por
dc.description.provenanceSubmitted by claudeci.araujo@aluno.uepb.edu.br (claudeci.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-18T19:09:31Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf (ASSINADO).pdf: 642330 bytes, checksum: ba4b1b3d5c542ae02a8882d685682b72 (MD5) TESE PARA DEPOSITO UEPB_FEVEREIRO.pdf: 2086201 bytes, checksum: 749c90ae345ec228ffd7337af7b70c8c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2025-02-19T11:33:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf (ASSINADO).pdf: 642330 bytes, checksum: ba4b1b3d5c542ae02a8882d685682b72 (MD5) TESE PARA DEPOSITO UEPB_FEVEREIRO.pdf: 2086201 bytes, checksum: 749c90ae345ec228ffd7337af7b70c8c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T02:39:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf (ASSINADO).pdf: 642330 bytes, checksum: ba4b1b3d5c542ae02a8882d685682b72 (MD5) TESE PARA DEPOSITO UEPB_FEVEREIRO.pdf: 2086201 bytes, checksum: 749c90ae345ec228ffd7337af7b70c8c (MD5) Previous issue date: 2024-09-23eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRomance Histórico Contemporâneopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectFeminicídiopor
dc.subjectLuzilá Gonçalves Ferreirapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleSexualidade feminina e feminicídio em romances históricos de Luzilá Gonçalves Ferreirapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo-de-Deposito-BDTD.pdf (ASSINADO).pdfTermo de depósito627.28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
TESE PARA DEPOSITO UEPB_FEVEREIRO.pdfPDF - Claudeci Ribeiro da Silva Araújo2.04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.