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Tipo do documento: Dissertação
Título: Importância da formação continuada e educação inclusiva: uma abordagem teórico-prática do processo educacional em Monteiro/PB
Título(s) alternativo(s): The importance of continuing education and inclusive education: a theoretical and practical approach to the educational process in Monteiro/PB
Autor: Bezerra, Elijane da Rocha 
Primeiro orientador: Tavares, Livânia Beltrão
Primeiro membro da banca: Tavares, Livânia Beltrão
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Tatiana Cristina
Terceiro membro da banca: Campos, Kátia Patrício Benevides
Resumo: O estudo teve como objetivo investigar os principais impasses enfrentados pelos professores do Ensino Fundamental II, em uma escola pública de Monteiro-PB, no contexto da educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como objeto de pesquisa, foram considerados os professores desses alunos, buscando compreender as concepções de inclusão, as práticas pedagógicas utilizadas e as dificuldades relacionadas ao atendimento de alunos com necessidades específicas. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, incluindo uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com a realização de entrevistas e aplicação de questionários. A coleta de dados ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal, onde uma pesquisadora atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), permitindo uma análise mais aprofundada da realidade da instituição. Os objetivos específicos incluíram considerar as concepções de inclusão a partir das percepções dos professores e elaborar uma cartilha de orientações pedagógicas para auxiliar no trabalho com alunos com TEA. A análise das entrevistas revelou que os professores enfrentam desafios significativos na prática inclusiva, como a falta de formação continuada específica e de recursos pedagógicos adaptados, evidenciando a necessidade de qualificação constante e do fortalecimento do suporte institucional. Com base nos dados coletados, foi desenvolvido um produto educacional em forma de cartilha, contendo sugestões de práticas pedagógicas e recursos específicos para o trabalho inclusivo com alunos autistas. Conclui-se que a formação contínua dos professores, o diálogo com familiares e profissionais de saúde e a colaboração entre os profissionais da escola são essenciais para uma educação inclusiva eficaz. O estudo reafirma a importância de políticas educacionais que garantem o suporte necessário para que os professores possam lidar de forma adequada com as demandas da inclusão, especialmente no caso de alunos com TEA.
Abstract: The study aimed to investigate the main challenges faced by teachers of the 6th to 9th grades in a public school in Monteiro-PB, in the context of inclusive education for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). As the object of research, the teachers of these students were considered, aiming to understand the conceptions of inclusion, the pedagogical practices used, and the difficulties related to the care of students with specific needs. The research was based on a descriptive and exploratory approach, of a qualitative nature, including a literature review and a field study with the conduct of interviews and the application of questionnaires. Data collection took place at the Municipal Elementary School II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal, where a researcher works in Specialized Educational Assistance (AEE), allowing for a more in-depth analysis of the institution's reality. The specific objectives included considering the conceptions of inclusion from the teachers' perceptions and developing a guide of pedagogical orientations to assist in working with students with ASD. The analysis of the interviews revealed that teachers face significant challenges in inclusive practice, such as the lack of specific ongoing training and adapted pedagogical resources, highlighting the need for constant qualification and the strengthening of institutional support. Based on the collected data, an educational product in the form of a booklet was developed, containing suggestions for pedagogical practices and specific resources for inclusive work with autistic students. It is concluded that continuous teacher training, dialogue with families and health professionals, and collaboration among school professionals are essential for effective inclusive education. The study reaffirms the importance of educational policies that ensure the necessary support for teachers to adequately handle the demands of inclusion, especially in the case of students with ASD.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação continuada
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI
Citação: BEZERRA, E. R. Importância da formação continuada e educação inclusiva: uma abordagem teórico-prática do processo educacional em Monteiro/PB. 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5153
Data de defesa: 31-Out-2024
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