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dc.creatorSouza, Élida de Fátima Diniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1483957769999334por
dc.contributor.advisor1Santos, Silvana Cristina dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2086707959173246por
dc.contributor.advisor-co1Nóbrega, Renata Valeria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4882175076250209por
dc.contributor.referee1Santos, Silvana Cristina dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2086707959173246por
dc.contributor.referee2Silva, Daiane Medeiros da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1100157777650993por
dc.contributor.referee3Figueredo, Alexandre Medeiros de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7524673192165525por
dc.date.accessioned2024-12-18T16:47:01Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.citationSouza, É. de F. D. Inventário de competências: lacunas e potencialidades formativas nas residências em Medicina da Família e Comunidade e multiprofissional em saúde da família no Estado da Paraíba. 2024. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional - PROFSAÚDE) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5140-
dc.description.resumoEste estudo investigou as competências de residentes e preceptores em programas de Medicina de Família e Comunidade (MFC) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). A hipótese deste trabalho considerou que a autoavaliação de competências pode constituir um instrumento útil na formação dos profissionais da área da saúde, contribuindo para o processo de transição de currículos acadêmicos para currículos que respondam melhor às necessidades dos sistemas de saúde. Estudo transversal de abordagem quantitativa, em que foi aplicado um questionário estruturado com participação de 300 residentes e preceptores de onze programas de MFC e RMSF no estado da Paraíba - Brasil. Foram avaliadas 34 competências profissionais, sendo produzidos escores a partir do somatório das pontuações da escala tipo likert, variando de 0 até 170 pontos. A análise estatística descritiva mostrou a frequência em relação ao domínio de cada uma das 34 competências entre residentes e preceptores. A análise bivariada foi utilizada para comparar as diferenças entre esses dois grupos e para avaliar a concordância entre a autoavaliação dos residentes e a avaliação dos mesmos feita por seus pares. A maioria dos participantes era do sexo feminino (69,7%), não tinha companheiro (a) (53,7%) e nem filhos (76%). O escore de competências foi maior no grupo de preceptores (p=0,003), do sexo masculino (p=0,008) e com maior a experiência na APS (p=0,003). Entre os médicos, a mediana do escore de autoavaliação do residente foi 123 enquanto a de avaliação do residente pelo preceptor foi de 140 (p<0,001). Já no caso da RMSF, não houve diferença significativa entre a mediana da autoavaliação do residente (134,5) e na avaliação do residente pelo preceptor (130,0) (p=0,483). O “Inventário de Competências”, produzido por meio da autoavaliação, mostrou-se uma ferramenta útil e rápida para identificação de potencialidades e fragilidades formativas de profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. O produto técnico produzido consistiu em um relatório técnico conclusivo, no formato de portfólio para divulgação, com uma síntese dos achados do trabalho do grupo de pesquisa, sugestões e recomendações para os participantes do estudo, visando melhorias no processo formativo implementado nas residências. Este Trabalho de Conclusão de Mestrado é fruto do Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).por
dc.description.abstractThis study investigated the competences of residents and preceptors in Family and Community Medicine (FCM) and Multiprofessional Family Health Residency (MMHR) programmes. The hypothesis of this study was that self-assessment of competences can be a useful tool in the training of health professionals, contributing to the process of transition from academic curricula to curricula that respond better to the needs of health systems. This is a cross-sectional study with a quantitative approach, in which a structured questionnaire was administered to 300 residents and preceptors from eleven FCM and FHMR programmes in the state of Paraíba - Brazil. Thirty-four professional competences were assessed and scores were produced from the sum of the likert scale scores, ranging from 0 to 170 points. Descriptive statistical analysis showed the frequency of residents and preceptors mastering each of the 34 competences. Bivariate analysis was used to compare the differences between these two groups and to assess the agreement between the residents' self-assessment and that of their peers. The majority of participants were female (69.7%), had no partner (53.7%) and no children (76%). The competences score was higher in the group of preceptors (p=0.003), males (p=0.008) and those with more experience in PHC (p=0.003). Among doctors, the median resident self-assessment score was 123, while the resident assessment by the preceptor was 140 (p<0.001). In the case of the RMSF, there was no significant difference between the median of the resident's self-assessment (134.5) and the resident's assessment by the preceptor (130.0) (p=0.483). The ‘Competence Inventory’, produced through self-assessment, proved to be a useful and quick tool for identifying the training potential and weaknesses of professionals working in Primary Health Care. The technical product produced consisted of a conclusive technical report, in the form of a portfolio for dissemination, summarising the findings of the research group's work, as well as suggestions and recommendations for the study participants, with a view to improving the training process implemented in the residencies. This Master's Degree Final Paper is the result of the Professional Master's Degree in Family Health (PROFSAÚDE).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Élida de Fátima Diniz Souza (elida.fatima.diniz.souza@aluno.uepb.edu.br) on 2024-12-18T11:40:00Z No. of bitstreams: 2 TCM_Elida Souza_Versão_Final.pdf: 11520330 bytes, checksum: bcfc06ac1a85e67769719786d3145d4e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_Elida_Souza_Final.pdf: 209122 bytes, checksum: 90aac67a0e0b632c1403fef82a0e800e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Elesbão Santiago Neto (neto10uepb@cche.uepb.edu.br) on 2024-12-18T16:46:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCM_Elida Souza_Versão_Final.pdf: 11520330 bytes, checksum: bcfc06ac1a85e67769719786d3145d4e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_Elida_Souza_Final.pdf: 209122 bytes, checksum: 90aac67a0e0b632c1403fef82a0e800e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-18T16:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCM_Elida Souza_Versão_Final.pdf: 11520330 bytes, checksum: bcfc06ac1a85e67769719786d3145d4e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_Elida_Souza_Final.pdf: 209122 bytes, checksum: 90aac67a0e0b632c1403fef82a0e800e (MD5) Previous issue date: 2024-11-07eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional - PROFSAÚDEpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectCompetência profissionalpor
dc.subjectMedicina de família e comunidadepor
dc.subjectSaúde da famíliapor
dc.subjectPrimary Health Careeng
dc.subjectProfessional Competenceeng
dc.subjectFamily and Community Medicineeng
dc.subjectFamily Healtheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleInventário de competências: lacunas e potencialidades formativas nas residências em Medicina da Família e Comunidade e multiprofissional em saúde da família no Estado da Paraíbapor
dc.title.alternativeInventory of self-assed competences: a tool for identifying training strengths and weaknesses in medical and multiprofessional residency programmes for primary health careeng
dc.typeDissertaçãopor
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