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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Eulajose Lordão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251886585367449por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo Jorge Valadares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940468130578331por
dc.contributor.referee1Galdino, Kátia Elizabete-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657038729605079por
dc.contributor.referee2Costa, Gilka Paiva Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1901567546099303por
dc.date.accessioned2024-11-18T11:11:17Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationROCHA, Eulajose Lordão. Ferramenta/metodologia para identificação do perfil dos setores de Engenharia Clínica de unidades hospitalares no município de João Pessoa - PB. 2024. 64 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5122-
dc.description.resumoA Engenharia Clínica é responsável pela gestão e aplicação de tecnologias médicas nos serviços de saúde. Uma gestão inadequada de equipamentos médico-hospitalares (EMH) pode afetar a segurança e a eficiência do cuidado em saúde. A falta de padronização dos processos de gestão prejudica a avaliação efetiva dos hospitais e, consequentemente, a eficácia da gestão realizada. Os avanços das tecnologias médicas e do parque tecnológico em saúde acentuam ainda mais o desafio ainda maior à gestão dos EMH. Dessa forma, este estudo visa determinar o perfil dos setores de engenharia clínica em João Pessoa, Paraíba, analisando as práticas de gestão e propondo um modelo de planilha acessível para melhorar a gestão dos EMH. Realizou-se uma revisão de literatura com base em temas de gestão de equipamentos médico-hospitalares seguido de pesquisa aplicada de forma exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa através de um questionário situacional sobre o perfil dos serviços ofertados respondido por chefes dos setores responsáveis pela gestão dos equipamentos das unidades hospitalares do estado da Paraíba. A pesquisa foi devidamente submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A partir das entrevistas foi proposto pelo autor a elaboração de planilha de controle e gerenciamento de manutenção dos EMH. A análise dos dados coletados permitiu traçar o perfil das unidades participantes da presente pesquisa, evidenciando-se que as manutenções corretivas são mais frequentes que as preditivas e preventivas, o que acarreta altos custos para os serviços. Os principais EMH que são realizadas as manutenções corretivas são aparelhos de ventilação mecânica, equipamento utilizado, na maior parte das vezes, em pacientes instáveis clinicamente ou submetidos a cirurgias. Existe uma diferença de qualidade entre as boas práticas hospitalares da gestão dos serviços responsáveis pela manutenção dos EMH da esfera federal em comparação com as práticas gerenciais da esfera estadual e municipal, conforme a amostra. Foi possível a elaboração de planilha de controle dos EMH com base no perfil traçado pelos dados dos questionários. Dessa forma, conclui-se que o controle e manutenção dos EMH carecem de processos e fluxos com maior eficiência, isto é, com gestão adequada e padronizada de manutenções preditivas e preventivas, o que pode levar a prejuízos diagnósticos e de tratamento ao usuário. O conhecimento do perfil inerente à gestão do parque tecnológico de sua unidade pode ser o ponto de partida desse cuidado que impacta na assistência médica a ser prestada. Este trabalho poderá servir também como base para futuro estudo, podendo avaliar de forma mais abrangente outros aspectos inerentes aos processos de gestão de EMH.por
dc.description.abstractClinical Engineering is responsible for the management and application of medical technologies in health services. Inadequate management of medical-hospital equipment (EMH) can affect the safety and efficiency of health care. The lack of standardization of management processes hinders the effective evaluation of hospitals and, consequently, the effectiveness of the management carried out. The study aims to determine the profile of clinical engineering sectors in João Pessoa, Paraíba, analyzing management practices and proposing an accessible spreadsheet model to improve EMH management. The main objective is to determine the profile of clinical engineering sectors of hospital units in the state of Paraíba, in the municipality of João Pessoa, in the municipal, state and federal public administrative spheres. With a secondary objective to present the main medical-hospital equipment that have a higher occurrence of failures and need for corrective maintenance. The methodology involved reading the existing bibliography based on topics related to the management of medical and hospital equipment, followed by applied research in an exploratory and descriptive manner, with a qualitative approach, based on the development of a situational questionnaire on the profile of the services offered, approved by an ethics committee, and answered by heads of the sectors responsible for managing the equipment of hospital units in the state of Paraíba. Based on the interviews, the author proposed the development of a spreadsheet for the control and management of EMH maintenance. In a qualitative manner, the interviewees provided answers that allowed us to outline the profile of the units participating in this research, reporting the main EMH where corrective maintenance is performed. It was also possible to develop a spreadsheet for the control of EMH. We can conclude that there is a difference in quality between good hospital practices for the management of services responsible for the maintenance of EMH at the federal level compared to management practices at the state and municipal levels, according to the sample. It is clear that the control and maintenance of EMH lack processes and flows with greater efficiency. Knowledge of the profile inherent to the management of the technological park of your unit can be the starting point for this care that impacts the medical assistance to be provided. This work can also serve as a basis for future studies, allowing for a more comprehensive assessment of other aspects inherent to the EMH management processes.por
dc.description.provenanceSubmitted by eulajose rocha (eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-28T15:07:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL - EULAJOSE LORDÃO ROCHA.pdf: 2356498 bytes, checksum: 1eee10c5018a8fa2eab01ecac726875b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Eulajose Lordao Rocha Matrícula: 2021171106 Prezado senhor, boa tarde.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso será inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em https://biblioteca.uepb.edu.br/regras-para-o-deposito-dos-trabalhos-academicos/).  O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso  A estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque apresenta inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 64 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 64 páginas. Se houver a criação de mais uma LISTA (acréscimo de uma página), a paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 63 ( 65 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Solicitar nova ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 63 páginas (caso a obra fique no final com um total de 65 folhas). Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra UMA página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 66 folhas no total e a relação 66 - 2 = 64 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. 2. Na folha de aprovação, quarta folha, aplique a mesma configuração apresentada no modelo. O que falta corrigir: • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve estar presente nessas folhas de forma idẽntica. 3. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Se for do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 4. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos  Se houver mais listas diferentes dessas, colocá-las no final da última lista da sequência acima. 5. Qualquer LISTA relacionada a diferentes elementos deve ser iniciada em folha separada. Sendo assim, elabore listas separadas para as tabelas e os gráficos.  A criação de mais uma folha contendo uma tabela vai alterar o total de páginas da obra e a paginação da ficha catalográfica. Depois disso, será preciso atualizar o sumário e a numeração das páginas das listas. 6. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter os mesmos destaques gráficos (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) usados no corpo da obra, e vice-versa. Sendo assim, deixe todos os títulos no sumário em negrito ou retire o negrito de todos os títulos no corpo da dissertação. Compare com o sumário do modelo.  • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. 7. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Havendo a criação de mais uma tabela nos elementos pré-textuais, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 8. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 9. Para reforçar o que já foi explicado, os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 10. A partir da atual página 51, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 11. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Para mais detalhes, consulte o Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. 2. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. • Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: Basta considerar o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. Podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 A capa e a folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Exemplo:  Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 07h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-10-28T16:22:30Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by eulajose rocha (eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-31T13:00:28Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL - 31.10.2024 EULAJOSE LORDÃO ROCHA.pdf: 2357248 bytes, checksum: b18a8d50c3c2a3baf741b609d0f97886 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. 02. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 04. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Para mais detalhes, consulte o Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. on 2024-10-31T14:43:45Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by eulajose rocha (eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2024-11-01T12:26:12Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO - UEPB - EULAJOSE LORDÃO 31.10.2024 ok.pdf: 923117 bytes, checksum: cbf64daf7f1cca53cfde51bbd018ee78 (MD5) EULAJOSE LORDÃO ROCHA - 01.11.2024.pdf: 2357848 bytes, checksum: f8091dfddbdba458a4fee978059d608e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 02. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. on 2024-11-04T10:41:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by eulajose rocha (eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2024-11-04T18:59:47Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO - UEPB - EULAJOSE LORDÃO 31.10.2024 ok.pdf: 923117 bytes, checksum: cbf64daf7f1cca53cfde51bbd018ee78 (MD5) EULAJOSE LORDÃO ROCHA 04.11.2024.pdf: 2360963 bytes, checksum: dedcee61c3c837b16875241e1b5e98ad (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Eulajose Lordao Rocha Matrícula: 2021171106 Prezado senhor Eulajose Lordao Rocha, boa tarde.  A submissão foi recusada porque ainda apresenta inconsistências quanto aos parâmetros de formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A numeração das páginas da dissertação tem que ser corrigida. • A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. • Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  Observe que as instruções descritas nos vídeos acima podem variar dependendo da versão dos processadores de texto. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais de acordo com a sua versão. 2. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 3. A quantidade total de folhas da obra, 67 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 64 páginas. Solução: Retire da obra a última página em branco de número 64. Dessa forma, ela ficará com 66 folhas no total e a relação 66 - 2 = 64 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 07h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-11-04T19:40:24Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by eulajose rocha (eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2024-11-05T13:19:14Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO - UEPB - EULAJOSE LORDÃO 31.10.2024 ok.pdf: 923117 bytes, checksum: cbf64daf7f1cca53cfde51bbd018ee78 (MD5) EULAJOSE LORDÃO ROCHA 05.11.24.pdf: 2360319 bytes, checksum: dd284b78eb15cc6124e88b395af451be (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. A numeração das páginas da dissertação tem que ser corrigida. No corpo da obra, a página 49 aparece repetida, é necessário corrigir para que a sequência correta seja mantida. 02. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. on 2024-11-05T14:05:47Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by eulajose rocha (eulajose.lordao.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2024-11-05T16:49:34Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO - UEPB - EULAJOSE LORDÃO 31.10.2024 ok.pdf: 923117 bytes, checksum: cbf64daf7f1cca53cfde51bbd018ee78 (MD5) EULAJOSE LORDÃO ROCHA 05.11.24 final.pdf: 2358219 bytes, checksum: b5ec2355c50b5b76464eba9f9e28cae1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-11-05T17:32:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO - UEPB - EULAJOSE LORDÃO 31.10.2024 ok.pdf: 923117 bytes, checksum: cbf64daf7f1cca53cfde51bbd018ee78 (MD5) EULAJOSE LORDÃO ROCHA 05.11.24 final.pdf: 2358219 bytes, checksum: b5ec2355c50b5b76464eba9f9e28cae1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-18T11:11:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO - UEPB - EULAJOSE LORDÃO 31.10.2024 ok.pdf: 923117 bytes, checksum: cbf64daf7f1cca53cfde51bbd018ee78 (MD5) EULAJOSE LORDÃO ROCHA 05.11.24 final.pdf: 2358219 bytes, checksum: b5ec2355c50b5b76464eba9f9e28cae1 (MD5) Previous issue date: 2024-09-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectManutenção de equipamentos biomédicospor
dc.subjectEngenharia clínicapor
dc.subjectGestão de tecnologias de saúdepor
dc.subjectSoftwares de engenharia clínicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleFerramenta/metodologia para identificação do perfil dos setores de Engenharia Clínica de unidades hospitalares no município de João Pessoa-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
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