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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Pablo Rafael Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9475340728045062por
dc.contributor.advisor1Santos, Laercio Leal dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344196123061264por
dc.contributor.referee1Paiva, William de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2612977983185686por
dc.contributor.referee2Silva, Daniela Lima Machado da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5802255460003015por
dc.contributor.referee3Araujo Neto, Claudio Luis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4634434245660979por
dc.date.accessioned2024-11-18T11:04:58Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationRAMOS, Pablo Rafael Ferreira. Estimativa de geração de lixiviado em um aterro sanitário no semiárido paraibano utilizando o MODUELO 4.0. 2024. 89 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5121-
dc.description.resumoEste estudo tem como propósito estimar a geração de lixiviado em um aterro sanitário no semiárido paraibano utilizando MODUELO 4.0. Utilizando dados hidrológicos, morfológicos e climáticos do aterro sanitário localizado na cidade de Campina Grande, região semiárida da Paraíba. Foram simulados vários cenários com diferentes condições operacionais de preenchimento e cobertura do aterro, utilizando solos naturais da região. As análises estatísticas por meio do Coeficiente de Determinação (R²) de 0,60 e Coeficiente de Correlação de Pearson (r) de 0,77, demonstraram uma forte correlação entre a vazão estimada na simulação 13 e a vazão observada. Apesar da variabilidade no desempenho do modelo, houve um aumento significativo na precisão das simulações ao longo do tempo reduzindo o PBIAS para 59,31% na SIM14, especialmente nos meses com dados observados. O estudo conclui que o MODUELO 4.0 é uma ferramenta útil para a gestão de aterros sanitários no semiárido brasileiro, podendo auxiliar na tomada de decisões e no cumprimento das regulamentações ambientais.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to estimate the generation of leachate in a landfill in the semi-arid region of Paraíba using MODUELO 4.0. Using hydrological, morphological and climatic data from the landfill located in the city of Campina Grande, in the semiarid region of Paraíba. Various scenarios were simulated with different operational conditions for filling and covering the landfill, using natural soils from the region. Statistical analyses using the Coefficient of Determination (R²) of 0.60 and Pearson's Correlation Coefficient (r) of 0.77 showed a strong correlation between the estimated flow rate in simulation 13 and the observed flow rate. Despite the variability in the model's performance, there was a significant increase in the accuracy of the simulations over time, reducing the PBIAS to 59.31% in SIM14, especially in the months with observed data. The study concludes that MODUELO 4.0 is a useful tool for landfill management in the Brazilian semi-arid region, and can assist in decisionmaking and compliance with environmental regulations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Pablo Ramos (pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-01T20:15:05Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-PABLORAFAELFERREIRARAMOS.pdf: 1881696 bytes, checksum: 8a79774620086aae7411386106ef3be0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Pablo Rafael Ferreira Ramos Matrícula: 2022023109 Prezado senhor, boa noite.  Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso ( https://biblioteca.uepb.edu.br/regras-para-o-deposito-dos-trabalhos-academicos/).  O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. As mesmas considerações valem para os demais elementos pré-textuais. Comparando com o modelo, por exemplo, podemos ver que tudo na página fica em caixa alta e em negrito. Considerando o tipo de fonte padrão que o concluinte escolheu, Arial ou Times New Roman (e que deve ser usada ao longo de todo o trabalho acadêmico), verifique se a capa e todas as outras páginas estão com o mesmo tipo de fonte. Se houver fontes diferentes, mantenha a uniformidade utilizando somente a fonte padrão adotada. O tamanho padrão da fonte é 12 e será adotado ao longo de toda a obra, com as devidas exceções previstas nas normas. 2. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará dessa forma: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. Coloque essa expressão na posição correta comparando com o modelo.  • O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. • No mais, todas as expressões presentes nessa folha tem que aparecer aqui com a mesma configuração (e na mesma ordem) assim como estão na folha de rosto do modelo, tais como, por exemplo, o nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página, que ficam em caixa alta e com negrito. 3. A quantidade total de folhas da obra, 90 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 89 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser  igual a 88 ( 90 - 2 ). No entanto, como poderá haver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, então a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 4. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará dessa forma: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. • As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo.  Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel de um cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica de qualquer membro da banca pela assinatura manuscrita dele só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do respectivo membro. • Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 5. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • Não pode haver recuo para a direita na primeira linha nos textos dos resumos, visto que todo o texto tem que ficar justificado. Seguir a configuração apresentada no modelo. • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. • No mais, a configuração geral dessa página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 6. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos  Se houver mais listas diferentes dessas, colocá-las no final da última lista da sequência acima. 7. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Verifique se está usando no sumário a fonte do mesmo tipo (Arial ou Times New Roman) e mesmo tamanho (12) que está sendo usada em toda a dissertação por padrão. • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. • Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração:  APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos.  Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 8. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Corrija a posição da numeração. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 14 (16 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 9. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 11. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos de seção nos elementos textuais. Consultar o modelo em caso de dúvida. 12. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 13. E Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. No que refere a tabelas, conforme as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, observe que na parte inferior a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo da fonte. A parte inferior da tabela 2, por exemplo, ficaria da seguinte forma: Fonte: Acervo de pesquisa, 2024. Obs.: L (Largura), C (Comprimento), H (Altura). Caso julgar necessário, consultar as Normas de Apresentação Tabular do IBGE disponíveis em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf a partir da página 46. 14. Elimine a página 64, pois não pode  haver página em branco no interior da dissertação (ABNT NBR 14724:2011). 15. Na atual página 67 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. 16. A partir da atual página 67 , no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 17. Nomear o título dos APÊNDICES conforme foi explicado nos apontamentos para o sumário. Eles serão escritos da mesma forma como ficarão no sumário: em caixa alta e com negrito. 18. Eliminar o título APÊNDICES na atual página 76 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice . 19. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas tipo Gov.br. no termo de depósito, seguir os mesmos procedimentos expostos nos apontamentos para o respectivo caso na folha de aprovação. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte.  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências.  • Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  • É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo:  Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-10-02T00:02:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Pablo Ramos (pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-07T14:21:48Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 251023 bytes, checksum: 2004dd65943d1b3509b30e132d7677e1 (MD5) DS - Pablo Rafael Ferreira Ramos.pdf: 1608178 bytes, checksum: a991acc86ecf07ef25fc86d9bfe68ac1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: No mais, todas as expressões presentes nesta folha têm que aparecer aqui com a mesma configuração (e na mesma ordem) assim como estão na folha de rosto do modelo, tais como, por exemplo, o nome da cidade e o ano da publicação no final da página, que ficam em caixa alta e com negrito. 2. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. 3. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Verifique se está usando no sumário a fonte do mesmo tipo (Arial ou Times New Roman) e mesmo tamanho (12) que está sendo usada em toda a dissertação por padrão. No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Cada seção deve ter seu destaque gráfico próprio. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................15 2.1 Título da seção secundária .............................................15 2.1.1 Título da seção terciária ..................................................16 2.1.2 Título da seção terciária ..................................................17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ...................................................17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária .......................................................20 3 METODOLOGIA ...............................................................21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES .........................................22 5 CONCLUSÃO ..................................................................23 REFERÊNCIAS.................................................................24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ..27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS .............28 4. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 5. Elimine a página 87 e 89, pois não pode haver páginas em branco no interior da dissertação (ABNT NBR 14724:2011). 6. Na atual página 67 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 7. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. on 2024-10-07T17:56:11Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Pablo Ramos (pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-08T12:13:31Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 251023 bytes, checksum: 2004dd65943d1b3509b30e132d7677e1 (MD5) DS - Pablo Rafael Ferreira Ramos.pdf: 1606760 bytes, checksum: 865adac5ff8878efac7831bc2b8d9c6a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. 2. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos de seção nos elementos textuais. Consultar o modelo em caso de dúvida. Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem receber o indicativo numérico. O título INTRODUÇÃO deve ficar colado na margem esquerda, como os demais títulos e receber o indicativo numérico. 1 INTRODUÇÃO Aplicar a mesma correção nos outros casos semelhantes. Os indicativos numéricos, das seções secundárias em diante, devem seguir a ordem hierárquica crescente assim como estão no SUMÁRIO. on 2024-10-08T13:13:57Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Pablo Ramos (pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-08T13:39:16Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 251023 bytes, checksum: 2004dd65943d1b3509b30e132d7677e1 (MD5) DS - Pablo Rafael Ferreira Ramos.pdf: 1606956 bytes, checksum: aeef76f58c4a50be34eacec54b01e121 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Não há mais inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Resta apenas colher as assinaturas dos membros da banca na folha de aprovação. Se houver assinaturas digitais, essas serão colhidas primeiro. Entregue a dissertação ao primeiro membro da banca, ele deverá assinar a dissertação como um todo, não apenas a folha de aprovação separada, depois de assinada ele te devolve, você envia para o segundo membro que assina e te devolve e assim por diante até que todos os membros tenham assinado. Se houver assinaturas manuais, essas serão colhidas por último. on 2024-10-08T14:35:51Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Pablo Ramos (pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-21T16:52:07Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 251023 bytes, checksum: 2004dd65943d1b3509b30e132d7677e1 (MD5) DS - Pablo Rafael Ferreira Ramos.pdf: 1515996 bytes, checksum: fe97ceb701d92c3adbf5fb8f7c1c8c37 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Falta inserir a ficha catalográfica. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Pablo Rafael Ferreira Ramos Matrícula: 2022023109 Prezado senhor Pablo Rafael Ferreira Ramos, boa tarde. Falta inserir na dissertação um elemento obrigatório: a folha da ficha catalográfica, que deverá ser colocada entre a folha de rosto e a folha de aprovação. Como a obra ficará com um total de folhas igual a 93, então a paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 91 ( 93 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Sendo assim, resta apenas solicitar nova ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 91 páginas. O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto, e as assinaturas eletrônicas estão sendo aprovadas pelo serviço de validação https://validar.iti.gov.br/. Colocada a referida folha, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h HORÁRIOS PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL: Daniel Soares Sousa: De segunda a sexta-feira Das 07h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-10-21T17:30:32Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Pablo Ramos (pablo.rafael.ferreira.ramos@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-21T18:00:22Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 251023 bytes, checksum: 2004dd65943d1b3509b30e132d7677e1 (MD5) DS-Pablo Rafael Ferreira Ramos.pdf: 1669321 bytes, checksum: 40096c73c43c7122ce22b839db32ce67 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-10-21T18:26:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 251023 bytes, checksum: 2004dd65943d1b3509b30e132d7677e1 (MD5) DS-Pablo Rafael Ferreira Ramos.pdf: 1669321 bytes, checksum: 40096c73c43c7122ce22b839db32ce67 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-18T11:04:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 251023 bytes, checksum: 2004dd65943d1b3509b30e132d7677e1 (MD5) DS-Pablo Rafael Ferreira Ramos.pdf: 1669321 bytes, checksum: 40096c73c43c7122ce22b839db32ce67 (MD5) Previous issue date: 2024-08-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTApor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectResíduos sólidos urbanospor
dc.subjectLixiviadopor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectBalanço hídricopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApor
dc.titleEstimativa de geração de lixiviado em um aterro sanitário no semiárido paraibano utilizando o MODUELO 4.0por
dc.title.alternativeEstimation of Leachate Generation in a Sanitary Landfill in the Semi-Arid Region of Paraíba Using Model 4.0eng
dc.typeDissertaçãopor
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