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dc.creatorFerreira, José Leandro Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836267610137491por
dc.contributor.advisor1Lira, Terçalia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6899145697325253por
dc.contributor.referee1Junior, Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3697807260082538por
dc.contributor.referee2Souza, Moema-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825por
dc.date.accessioned2024-10-23T11:43:37Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, José Leandro Alves. Um estudo sobre a precarização do trabalho dos operadores de telemarketing em call center com o avanço do modelo de trabalho home office. 2023. 122f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2023 .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5114-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a precarização do trabalho dos operadores de telemarketing em call center com o avanço do modelo de trabalho home office, imposto pelas medidas de isolamento social para o enfrentamento da pandemia da Covid 19. A pesquisa é resultado de um estudo bibliográfico e documental, tendo como base teórico-metodológica, o materialismo histórico dialético. Esta proposta de investigação é fruto de inquietações que surgiram durante a execução de nossas atividades enquanto trabalhador do setor de serviços, em especial de um Call Center no município de Campina Grande – PB. A construção do objeto de estudo parte do princípio que se vivencia na contemporaneidade uma crise estrutural que afeta o mundo do trabalho reconfigurando a esfera da produção e da reprodução social, o que vem acarretar mudanças na gestão dos processos de trabalho, contratos e salários, por meio do qual se tem implementado um novo modelo de organização do mundo do trabalho, tendo como consequência a sua precarização, que se acirra num país de economia periférica dependente. E que a crise sanitária imposta pela pandemia do novo coronavírus, fez recrudescer a crise econômica instalada, e avançar novos modelos de trabalho, em que se destaca o trabalho de telemarketing dos operadores de Call Center, que passaram a desenvolver o trabalho em home office, o que ocasionou o aumento da precarização dos processos de trabalho, com consequências negativas para a saúde dos trabalhadores, tanto física quanto mental. Observou-se que, a pandemia da COVID-19, e em especial do trabalho em home office, potencializou as desigualdades sociais e de gênero, aumentou a pressão sobre os trabalhadores em relação a garantia dos postos de trabalho, dos salários e das condições de trabalho, reforçou a falta de proteção do Estado para com as políticas de proteção e amparo ao trabalhador e permitiu que novas formas de trabalho que anteriormente eram impensadas ou pouco difundidas, fossem amplamente utilizadas, e ganhassem respaldo jurídico, como o home office, que transfere para o trabalhador os custos com o processo de trabalho, aumentando a precarização das suas condições de vida e trabalho.por
dc.description.abstractThis study focuses on the precariousness of telemarketing operators' work in call centers with the advancement of the home office work model imposed by social isolation measures to combat the Covid-19 pandemic. The research is the result of a bibliographical and documentary study, with a theoretical-methodological basis in dialectical historical materialism. This research proposal stems from concerns that arose during the execution of our activities as a worker in the service sector, particularly in a Call Center in the city of Campina Grande, PB. The construction of the object of study starts from the principle that contemporary times are marked by a structural crisis that affects the world of work, reconfiguring the sphere of production and social reproduction. This has led to changes in the management of work processes, contracts, and salaries, resulting in the implementation of a new model of organizing the world of work, with the consequence of its precarization, which intensifies in a peripheral dependent economy like ours. The sanitary crisis imposed by the Covid-19 pandemic has exacerbated the existing economic crisis and advanced new work models, with a particular focus on the work of telemarketing operators in Call Centers. They have shifted to working from home, leading to an increase in the precarization of work processes, with negative consequences for the physical and mental health of workers. It was observed that the Covid-19 pandemic, especially the shift to home office work, has amplified social and gender inequalities, increased pressure on workers regarding job security, salaries, and working conditions, reinforced the lack of state protection for worker protection and support policies, and allowed previously unthinkable or less widespread forms of work to be widely used and legally supported. One such example is home office work, which shifts the costs of the work process to the worker, further worsening their living and working conditions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Leandro Ferreira (jose.leandro.ferreira@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-10T01:59:15Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO JOSÉ LEANDRO ALVES FERREIRA .pdf: 1088893 bytes, checksum: aaff9cfb58f3b33700b1389ca1ff4e9e (MD5) Termo de Depósito BDTD0.pdf: 134755 bytes, checksum: fbf007be54af8eb575a8c6729d253e21 (MD5) Termo de Depósito.pdf: 99787 bytes, checksum: c875e0ad949379b1f77e3cdd59acd622 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-23T11:43:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO JOSÉ LEANDRO ALVES FERREIRA .pdf: 1088893 bytes, checksum: aaff9cfb58f3b33700b1389ca1ff4e9e (MD5) Termo de Depósito BDTD0.pdf: 134802 bytes, checksum: 031a3f12d091223bdd687e86ca6a9b0f (MD5) Previous issue date: 2023-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrise. Economias periféricas.por
dc.subjectCrisis.eng
dc.subjectTrabalho.por
dc.subjectCall Center.por
dc.subjectHome office.por
dc.subjectPeripheral economieseng
dc.subjectCall Centereng
dc.subjectHome office.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.subject.cnpqSERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHOpor
dc.titleUm estudo sobre a precarização do trabalho dos operadores de telemarketing em call center com o avanço do modelo de trabalho home officepor
dc.typeDissertaçãopor
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DISSERTAÇÃO JOSÉ LEANDRO ALVES FERREIRA .pdfDissertaçãp José Leandro.pdf1.06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
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