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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josefa Raquel Luciano da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7635824915261931por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Fabíola de Araújo Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2282077635706351por
dc.contributor.referee1Silva, Josevania da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3334886715789820por
dc.contributor.referee2Medeiros, Ana Cláudia Torres de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746118157794302por
dc.date.accessioned2024-10-08T11:48:27Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Josefa. Fragilidade em pessoas idosas participantes de uma universidade aberta à maturidade. 2024. 74 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5105-
dc.description.resumoA fragilidade é um indicador importante da condição de saúde da pessoa idosa, e pode ser conceituada como uma síndrome clínica cujos sinais e sintomas predizem reações adversas como: hospitalização, declínio funcional, institucionalização e morte. O presente estudo teve por objetivo geral: avaliar a prevalência de fragilidade em pessoas idosas da Universidade Aberta a Maturidade na cidade de Campina Grande – PB, sobre a égide da Teoria Life Span. A dissertação está estruturada em dois artigos, os quais possuem objetivos específicos, tendo em vista o objetivo geral. O primeiro artigo teve por objetivo identificar a prevalência de fragilidade em pessoas idosas participantes de uma Universidade Aberta e o segundo, avaliar a autopercepção de pessoas idosas com fragilidades e participantes de uma universidade aberta sobre seus enfrentamentos do envelhecer, na perspectiva da Teoria do desenvolvimento humano: Life-Span, também conhecida por Psicologia do Desenvolvimento. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, descritivo e transversal, realizado com 102 participantes da Universidade Aberta à Maturidade - UAMA/UEPB. A princípio foi feita uma avaliação de prevelência de fragilidade e a posteriori foi realizado com os participantes considerados frágeis, uma avaliação da autopercepção sobre esse fenômeno. Foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: 1) formulário sobre dados socioeconômicos; 2) Mini Exame do Estado Mental, 3) Escala da fragilidade de Edmonton; 4) Roteiro de entrevista para as pessoas consideradas frágeis. O estudo aconteceu em duas etapas o que gerou a produção de dois artigos: 1) Prevalência de fragilidade em pessoas idosas de uma Universidade Aberta; e 2) Autopercepções do Envelhe(SER) e enfrentamentos de pessoas frágeis participantes de uma Universidade Aberta. Conclui-se que há real importância de se compreender as fragilidades entre pessoas idosas, especialmente aqueles que participam de programas educacionais como a Universidade Aberta. A pesquisa revelou uma prevalência significativa daqueles em processo de fragilização (aparentemente vulneráveis e /ou com algum grau de fragilidade), ressaltando a necessidade de intervenções direcionadas para melhorar a qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável. Além disso, as autopercepções de pessoas idosas sobre seus enfrentamentos e desafios foram analisadas, oferecendo insights valiosos para a aplicação da Teoria do Desenvolvimento Humano: Life-Span na compreensão do processo de envelhecimento. A adesão rigorosa aos aspectos éticos garantiu a integridade e a credibilidade do estudo, contribuindo para o avanço do conhecimento na área de saúde geriátrica e psicologia do desenvolvimento, sendo respeitadas as orientações da resolução 466/12 que trata da pesquisa com seres humanos e do Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba, que consta aprovação sob o número de parecer 6.297.534 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 73350323.6.0000.5187.por
dc.description.abstractFrailty is an important indicator of the health condition of elderly people, and can be conceptualized as a clinical syndrome whose signs and symptoms predict adverse reactions such as: hospitalization, functional decline, institutionalization and death. The general objective of this study was to: evaluate the prevalence of frailty in elderly people at the Universidade Aberta a Maturidade in the city of Campina Grande – PB, under the auspices of the Life Span Theory. The dissertation is structured into two articles, which have specific objectives, with a view to the general objective. The first article aimed to identify the prevalence of frailty in elderly people participating in an Open University and the second, to evaluate the self-perception of elderly people with frailty and participants in an open university about their coping with aging, from the perspective of the Theory of Human Development : Life-Span, also known as Developmental Psychology. This is a quantitative-qualitative, descriptive and cross-sectional study, carried out with 102 participants from the Universidade Aberta à Maturidade - UAMA/UEPB. Initially, an assessment of the prevalence of frailty was carried out and, subsequently, an assessment of self-perception of this phenomenon was carried out with participants considered frail. The following instruments were used for data collection: 1) form on socioeconomic data; 2) Mini Mental State Examination, 3) Edmonton Frailty Scale; 4) Interview guide for people considered fragile. The study took place in two stages, which generated the production of two articles: 1) Prevalence of frailty in elderly people at an Open University; and 2) Self-perceptions of Aging (SER) and coping of frail people participating in an Open University. It is concluded that there is real importance in understanding the weaknesses among elderly people, especially those who participate in educational programs such as the Open University. The research revealed a significant prevalence of those in the frailty process (apparently vulnerable and/or with some degree of frailty), highlighting the need for targeted interventions to improve quality of life and promote healthy aging. Furthermore, the elderly's self-perceptions about their coping and challenges were analyzed, offering valuable insights for the application of the Theory of Human Development: Life-Span in understanding the aging process. Strict adherence to ethical aspects guaranteed the integrity and credibility of the study, contributing to the advancement of knowledge in the area of geriatric health and developmental psychology, respecting the guidelines of resolution 466/12 which deals with research with human beings and the Committee of Ethics at the State University of Paraíba, which is approved under opinion number 6.297.534 and Certificate of Presentation for Ethical Assessment 73350323.6.0000.5187.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Josefa Raquel Luciano Silva (josefa.raquel.luciano.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-14T17:00:45Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO JOSEFA RAQUEL.pdf: 1354714 bytes, checksum: eac5a86d7db8e4e8f097bd3d2ffbbf50 (MD5) Termo de depósito.pdf: 131710 bytes, checksum: 5475c956a85f120300dd6febbcb48081 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Submissão duplicada on 2024-08-15T12:30:09Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Josefa Raquel Luciano Silva (josefa.raquel.luciano.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-15T17:41:51Z No. of bitstreams: 2 DS - Josefa Raquel Luciano da Silva.pdf: 1338291 bytes, checksum: e1b300c77742aae118dd7210bc0b269d (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 131504 bytes, checksum: 0731b1c30b61b44a482efba21193950a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: josefa.raquel.luciano.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Josefa Raquel Luciano da Silva Matrícula: 2022251111 Prezada senhora Josefa Raquel Luciano da Silva, boa tarde.  Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar a segunda expressão no cabeçalho escrita da seguinte forma: CAMPUS I - CAMPINA GRANDE 2. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. • Corrija a posição da seção primária 2 ARTIGO 1 …. Ela se inicia na página 16, não 17. Efetue uma revisão geral no sumário e no corpo da obra a fim de ajustar essa correspondência entre a localização das seções. • Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, os títulos das seções ao longo dos elementos textuais não podem ficar repetidos. Sendo assim, não deve existir o indicativo numérico de seção no título da atual página 17, 2 ARTICLE 1 - PREVALENCE …., pois o numeral 2 já está associado ao título da seção primária da página 16. A mesma incorreção está aparecendo na página 36. Corrija todas essas ocorrências tendo como princípio o fato de que não pode haver títulos com o mesmo indicativo numérico de seção. 3. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente (que tem um prazo de embargo de 5 anos). Portanto, já que a dissertação foi defendida em 30/07/2024, o prazo para embargo só pode ir até 30/07/2025, e não 30/07/2026. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que estará no termo de depósito em PDF: 30/07/2026. • Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-08-15T18:36:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Josefa Raquel Luciano Silva (josefa.raquel.luciano.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-15T20:22:20Z No. of bitstreams: 2 DS - Josefa Raquel Luciano da Silva.pdf: 1334192 bytes, checksum: 0f509668ea743c387fba197d440abb6d (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 131754 bytes, checksum: 08c9da14aab816198b983b91d1a40058 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: josefa.raquel.luciano.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Josefa Raquel Luciano da Silva Matrícula: 2022251111 Prezada senhora Josefa Raquel Luciano da Silva, boa tarde.  Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Portanto, coloque a numeração 10 nessa página como estava antes, pois ela não pode ficar sem numeração. 2. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado.  Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • O prazo máximo para a prorrogação da publicação da dissertação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente (que tem um prazo de embargo de 5 anos). Portanto, já que a dissertação foi defendida em 30/07/2024, o prazo para embargo só pode ir até 30/07/2025, e não 30/07/2026. É preciso corrigir no PDF essa data. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que estará no termo de depósito em PDF: 30/07/2025. No último relatório, houve um erro de grafia com relação à data acima e acabou ficando 30/07/2026. Mas a correção já tinha ficado clara quando escrevi no primeiro tópico “... o prazo para embargo só pode ir até 30/07/2025, e não 30/07/2026”. • Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-08-15T22:08:57Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Josefa Raquel Luciano Silva (josefa.raquel.luciano.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-15T22:24:24Z No. of bitstreams: 2 DS - Josefa Raquel Luciano da Silva.pdf: 1331919 bytes, checksum: d85d2fcdd24e2c6820ecdd05e31ecdd1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 131809 bytes, checksum: d12fe9ec166ac4f5a9760f3814db42ef (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-08-15T22:55:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Josefa Raquel Luciano da Silva.pdf: 1331919 bytes, checksum: d85d2fcdd24e2c6820ecdd05e31ecdd1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 131809 bytes, checksum: d12fe9ec166ac4f5a9760f3814db42ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T11:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Josefa Raquel Luciano da Silva.pdf: 1331919 bytes, checksum: d85d2fcdd24e2c6820ecdd05e31ecdd1 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 131809 bytes, checksum: d12fe9ec166ac4f5a9760f3814db42ef (MD5) Previous issue date: 2024-07-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectFragilidadepor
dc.subjectPsicologia do Desenvolvimentopor
dc.subjectUniversidade Abertapor
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.titleFragilidade em pessoas idosas participantes de uma universidade aberta à maturidadepor
dc.title.alternativeFragility in elderly people participating in a university open to maturityeng
dc.typeDissertaçãopor
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