Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5105
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fragilidade em pessoas idosas participantes de uma universidade aberta à maturidade
Título(s) alternativo(s): Fragility in elderly people participating in a university open to maturity
Autor: Silva, Josefa Raquel Luciano da 
Primeiro orientador: Medeiros, Fabíola de Araújo Leite de
Primeiro membro da banca: Silva, Josevania da
Segundo membro da banca: Medeiros, Ana Cláudia Torres de
Resumo: A fragilidade é um indicador importante da condição de saúde da pessoa idosa, e pode ser conceituada como uma síndrome clínica cujos sinais e sintomas predizem reações adversas como: hospitalização, declínio funcional, institucionalização e morte. O presente estudo teve por objetivo geral: avaliar a prevalência de fragilidade em pessoas idosas da Universidade Aberta a Maturidade na cidade de Campina Grande – PB, sobre a égide da Teoria Life Span. A dissertação está estruturada em dois artigos, os quais possuem objetivos específicos, tendo em vista o objetivo geral. O primeiro artigo teve por objetivo identificar a prevalência de fragilidade em pessoas idosas participantes de uma Universidade Aberta e o segundo, avaliar a autopercepção de pessoas idosas com fragilidades e participantes de uma universidade aberta sobre seus enfrentamentos do envelhecer, na perspectiva da Teoria do desenvolvimento humano: Life-Span, também conhecida por Psicologia do Desenvolvimento. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, descritivo e transversal, realizado com 102 participantes da Universidade Aberta à Maturidade - UAMA/UEPB. A princípio foi feita uma avaliação de prevelência de fragilidade e a posteriori foi realizado com os participantes considerados frágeis, uma avaliação da autopercepção sobre esse fenômeno. Foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: 1) formulário sobre dados socioeconômicos; 2) Mini Exame do Estado Mental, 3) Escala da fragilidade de Edmonton; 4) Roteiro de entrevista para as pessoas consideradas frágeis. O estudo aconteceu em duas etapas o que gerou a produção de dois artigos: 1) Prevalência de fragilidade em pessoas idosas de uma Universidade Aberta; e 2) Autopercepções do Envelhe(SER) e enfrentamentos de pessoas frágeis participantes de uma Universidade Aberta. Conclui-se que há real importância de se compreender as fragilidades entre pessoas idosas, especialmente aqueles que participam de programas educacionais como a Universidade Aberta. A pesquisa revelou uma prevalência significativa daqueles em processo de fragilização (aparentemente vulneráveis e /ou com algum grau de fragilidade), ressaltando a necessidade de intervenções direcionadas para melhorar a qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável. Além disso, as autopercepções de pessoas idosas sobre seus enfrentamentos e desafios foram analisadas, oferecendo insights valiosos para a aplicação da Teoria do Desenvolvimento Humano: Life-Span na compreensão do processo de envelhecimento. A adesão rigorosa aos aspectos éticos garantiu a integridade e a credibilidade do estudo, contribuindo para o avanço do conhecimento na área de saúde geriátrica e psicologia do desenvolvimento, sendo respeitadas as orientações da resolução 466/12 que trata da pesquisa com seres humanos e do Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba, que consta aprovação sob o número de parecer 6.297.534 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 73350323.6.0000.5187.
Abstract: Frailty is an important indicator of the health condition of elderly people, and can be conceptualized as a clinical syndrome whose signs and symptoms predict adverse reactions such as: hospitalization, functional decline, institutionalization and death. The general objective of this study was to: evaluate the prevalence of frailty in elderly people at the Universidade Aberta a Maturidade in the city of Campina Grande – PB, under the auspices of the Life Span Theory. The dissertation is structured into two articles, which have specific objectives, with a view to the general objective. The first article aimed to identify the prevalence of frailty in elderly people participating in an Open University and the second, to evaluate the self-perception of elderly people with frailty and participants in an open university about their coping with aging, from the perspective of the Theory of Human Development : Life-Span, also known as Developmental Psychology. This is a quantitative-qualitative, descriptive and cross-sectional study, carried out with 102 participants from the Universidade Aberta à Maturidade - UAMA/UEPB. Initially, an assessment of the prevalence of frailty was carried out and, subsequently, an assessment of self-perception of this phenomenon was carried out with participants considered frail. The following instruments were used for data collection: 1) form on socioeconomic data; 2) Mini Mental State Examination, 3) Edmonton Frailty Scale; 4) Interview guide for people considered fragile. The study took place in two stages, which generated the production of two articles: 1) Prevalence of frailty in elderly people at an Open University; and 2) Self-perceptions of Aging (SER) and coping of frail people participating in an Open University. It is concluded that there is real importance in understanding the weaknesses among elderly people, especially those who participate in educational programs such as the Open University. The research revealed a significant prevalence of those in the frailty process (apparently vulnerable and/or with some degree of frailty), highlighting the need for targeted interventions to improve quality of life and promote healthy aging. Furthermore, the elderly's self-perceptions about their coping and challenges were analyzed, offering valuable insights for the application of the Theory of Human Development: Life-Span in understanding the aging process. Strict adherence to ethical aspects guaranteed the integrity and credibility of the study, contributing to the advancement of knowledge in the area of geriatric health and developmental psychology, respecting the guidelines of resolution 466/12 which deals with research with human beings and the Committee of Ethics at the State University of Paraíba, which is approved under opinion number 6.297.534 and Certificate of Presentation for Ethical Assessment 73350323.6.0000.5187.
Palavras-chave: Envelhecimento
Fragilidade
Psicologia do Desenvolvimento
Universidade Aberta
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
Citação: SILVA, Josefa. Fragilidade em pessoas idosas participantes de uma universidade aberta à maturidade. 2024. 74 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5105
Data de defesa: 30-Jul-2024
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Josefa Raquel Luciano da Silva.pdfDS - Josefa Raquel Luciano da Silva1.3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de depósito BDTD.pdf Termo de depósito BDTD128.72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.