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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Maria Cristina Martim Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8574462458965410por
dc.contributor.advisor1Sousa, Claudia Santos Martiniano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6402590026361880por
dc.contributor.referee1Silva, Cícera Renata Diniz Vieira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842460114307022por
dc.contributor.referee2Pessoa Júnior, João Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6155717069112346por
dc.date.accessioned2024-10-08T11:25:46Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationLIRA, Maria Cristina Martim Medeiros. Avaliação da satisfação de usuários da atenção primária à saúde com o cuidado mediado por telessaúde durante a Pandemia de COVID-19 na Paraíba. 2024. 87 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5100-
dc.description.resumoAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em saúde têm sido amplamente utilizadas, e a pandemia da COVID-19 acelerou sua adoção, especialmente no setor da saúde. A tendência é que essas práticas se tornem permanentes nos serviços de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a satisfação dos usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o atendimento ofertado por meio de TIC na Paraíba durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, abrangendo todo o estado da Paraíba. A população estudada foi composta por usuários da APS no estado, com uma amostra de 412 usuários distribuídos em 16 municípios. A coleta de dados foi realizada utilizando o Questionário de Avaliação da Satisfação de Pacientes Atendidos via Telemedicina (QAS-Tele), adaptado para esta pesquisa. O questionário foi disponibilizado no Google Forms e aplicado por entrevistadores treinados utilizando tablets. Os dados foram tabulados no Excel e analisados no software estatístico R, com análises descritivas e associações de variáveis. Os resultados mostram que a maioria dos participantes eram mulheres, autodeclaradas pardas, com idades entre 29 e 51 anos, possuindo ensino fundamental completo e residindo em casa própria. O cuidado foi majoritariamente oferecido por profissionais da APS, principalmente para queixas não clínicas e acompanhamento de doenças crônicas, com a maioria dos usuários sendo atendida mais de sete vezes. A ferramenta mais utilizada foi o WhatsApp. Em relação à satisfação geral, 91% dos usuários consideraram o atendimento por telemedicina melhor do que o esperado, e 92,9% estavam satisfeitos com esse tipo de atendimento. A maioria dos participantes (94,2%) não tinha preocupações com a privacidade durante o atendimento, e 65,9% consideraram o atendimento por TIC tão bom quanto o presencial. Quanto à conveniência, 90% afirmaram que economizaram tempo de deslocamento, embora 53,8% disseram não ter economizado dinheiro. No que diz respeito à relação médico-paciente, 87,6% dos respondentes se sentiram confortáveis com o profissional por vídeo, e 85,6% consideraram o atendimento completo. A aceitação da telemedicina foi confirmada por 63,5% dos participantes, que preferiram não perder tempo com deslocamentos para atendimentos presenciais, e 97,3% desenvolveram uma relação de confiança com o profissional. A capacidade de comunicação via telemedicina foi bem avaliada, com 85,6% dos participantes relatando que não tiveram dificuldades para ouvir ou enxergar o profissional e 92,7% conseguindo explicar seus problemas com clareza. Além disso, 95,1% dos respondentes acharam o atendimento de telemedicina bom para si e 91% recomendariam essa modalidade de cuidado. As associações entre variáveis não foram significativas na maioria dos casos. Conclui se que a utilização das TIC para a continuidade do cuidado durante a pandemia foi bem aceita pelos usuários, alcançando um alto percentual de satisfação de maneira uniforme.por
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICT) in health have been widely used, and the COVID-19 pandemic has accelerated their adoption, especially in the health sector. The trend is for these practices to become permanent in health services. This research aimed to assess the satisfaction of Primary Health Care (PHC) users with the care provided through ICT in Paraíba during the COVID-19 pandemic. This is a cross-sectional study with a quantitative approach, covering the entire state of Paraíba. The study population consisted of PHC users in the state, with a sample of 412 users distributed across 16 municipalities. Data was collected using the Questionnaire for Evaluating the Satisfaction of Patients Served via Telemedicine (QAS-Tele), adapted for this study. The questionnaire was made available on Google Forms and applied by trained interviewers using tablets. The data was tabulated in Excel and analyzed using R statistical software, with descriptive analyses and associations of variables. The results show that the majority of participants were women, self-declared brown, aged between 29 and 51, with complete primary education and living in their own home. Most of the care was provided by PHC professionals, mainly for non-clinical complaints and monitoring chronic diseases, with the majority of users being seen more than seven times. The most commonly used tool was WhatsApp. Regarding overall satisfaction, 91% of users considered telemedicine care to be better than expected, and 92.9% were satisfied with this type of care. The majority of participants (94.2%) had no concerns about privacy during the service, and 65.9% considered the ICT service to be as good as the face-to-face service. In terms of convenience, 90% said they had saved travel time, although 53.8% said they had not saved any money. With regard to the doctor-patient relationship, 87.6% of respondents felt comfortable with the professional via video, and 85.6% considered the service to be complete. Acceptance of telemedicine was confirmed by 63.5% of the participants, who preferred not to waste time traveling to face-to face appointments, and 97.3% developed a relationship of trust with the professional. The ability to communicate via telemedicine was well evaluated, with 85.6% of participants reporting that they had no difficulty hearing or seeing the professional and 92.7% being able to explain their problems clearly. In addition, 95.1% of respondents thought that telemedicine care was good for them and 91% would recommend this type of care. The associations between variables were not significant in most cases. The conclusion is that the use of ICT for continuity of care during the pandemic was well accepted by users, achieving a uniformly high percentage of satisfaction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Lira (cristina.martim.medeiros.lira@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-05T13:33:19Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO MARIA CRISTINA COM A FICHA.pdf: 1212860 bytes, checksum: b83b40e42ad5479e756dc0773f8f0af0 (MD5) VF_BDTD_-_MARIA_CRISTINA_assinado_assinado.pdf: 317290 bytes, checksum: f226a44cae3fde58346139489dd0440e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de reconhecidas e validadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. 02. A quantidade total de folhas da obra, 87 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 87 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 85 ( 87 - 2 ). Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 85 páginas. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra 2 (DUAS) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 89 folhas no total e a relação 89 - 2 = 87 será exatamente igual à paginação atual da FC. on 2024-08-06T12:43:56Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Lira (cristina.martim.medeiros.lira@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-13T16:00:34Z No. of bitstreams: 2 VF_BDTD_-_MARIA_CRISTINA_assinado_assinado.pdf: 317290 bytes, checksum: f226a44cae3fde58346139489dd0440e (MD5) DISSERTACAOMARIACRISTINA1.3_29_assinado_assinado_assinado.pdf: 2106018 bytes, checksum: b374e2eeae57fd7c92d75e278628cd52 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-08-13T17:16:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VF_BDTD_-_MARIA_CRISTINA_assinado_assinado.pdf: 317290 bytes, checksum: f226a44cae3fde58346139489dd0440e (MD5) DISSERTACAOMARIACRISTINA1.3_29_assinado_assinado_assinado.pdf: 2106018 bytes, checksum: b374e2eeae57fd7c92d75e278628cd52 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T11:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VF_BDTD_-_MARIA_CRISTINA_assinado_assinado.pdf: 317290 bytes, checksum: f226a44cae3fde58346139489dd0440e (MD5) DISSERTACAOMARIACRISTINA1.3_29_assinado_assinado_assinado.pdf: 2106018 bytes, checksum: b374e2eeae57fd7c92d75e278628cd52 (MD5) Previous issue date: 2024-05-29eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectTIC em saúdepor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectSaúde digitalpor
dc.subjectCovid-19por
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleAvaliação da satisfação de usuários da atenção primária à saúde com o cuidado mediado por telessaúde durante a Pandemia de COVID-19 na Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
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