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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDutra, Edson Araújo da Silva-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Weruska Brasileiro-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Whelton Brito dos-
dc.contributor.referee1Luiz, Marcia Ramos-
dc.contributor.referee2Coura, Monica de Amorim-
dc.contributor.referee3Gaudencio, Lucia Maria de Araújo Lima-
dc.date.accessioned2024-10-08T11:17:48Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationDUTRA, Edson. Avaliação de desempenho de coagulantes orgânicos e inorgânicos em amostra de água natural oriunda da barragem Araçagi. 2024. 50 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5098-
dc.description.resumoA água é um bem natural e precioso para a sobrevivência, porém para que ela possa ser consumida e utilizada nos afazeres domésticos, deve passar por um processo de tratamento em várias etapas, em estação de tratamento de água (ETA). Outro fator importante relacionado à água, é que deve-se tratá-la como um bem que pode se tornar escasso ao longo dos anos, devido aos períodos de estiagem, despejo inadde materiais em lixões, rios e lagos que podem contaminar lençóis freáticos e mananciais, dentre outros fatores. A geologia de uma região que compõe mananciais que abastecem estações de tratamento de água, por sua vez, pode influenciar diretamente na qualidade da água bruta a ser tratada e, em algumas situações, o solo desse tipo de barragem, como é o caso da barragem de Araçagi, pode conter diversos metais, dentre eles o ferro e o manganês. A presença desses metais acarretam diversos problemas nas ETAs, que podem dificultar o tratamento da água por meio de ETA’s de ciclo completo. Para isso, novas técnicas de tratamento são necessárias a fim de aprimorar o tratamento de água. A coagulação é uma das etapas principais no tratamento de água e requer novas pesquisas para aprimorar o tratamento em ETAs. Considerando a importância do tratamento de água, o presente estudo teve o objetivo de avaliar a eficiência da ação de vários coagulantes em diferentes concentrações, orgânicos (à base de Tanino), como Angico, Cajueiro, Jurema e Tanfloc. Também foi analisado o coagulante inorgânico Sulfato de Alumínio. Por meio de ensaios de tratabilidade com esses coagulantes, foi possível observar uma melhoria na qualidade d’água, avaliados por meio dos parâmetros físico-químicos da água natural, como, turbidez, cor aparente e verdadeira, variações no pH, e remoção dos metais ferro e manganês, em escala de laboratório. O estudo constatou que, dentre todos os coagulantes utilizados, os coagulantes orgânicos apresentaram melhor desempenho, obtendo até 97% de remoção de manganês para o coagulante a base de Angico e remoção de 75% de ferro utilizando o coagulante Tanfloc.por
dc.description.abstractWater is a natural and precious resource for survival, but in order for it to be consumed and used for domestic purposes, it must undergo a multi-stage treatment process at a water treatment plant (WTP). Another important factor related to water is that it must be treated as a resource that can become scarce over the years due to periods of drought, improper dumping of materials in landfills, rivers and lakes that can contaminate groundwater and springs, among other factors. The geology of a region that contains springs that supply water treatment plants, in turn, can directly influence the quality of the raw water to be treated and, in some situations, the soil of this type of dam, such as the Araçagi dam, can contain several metals, including iron and manganese. The presence of these metals causes several problems in WTPs, which can make it difficult to treat water using full-cycle WTPs. To this end, new treatment techniques are needed to improve water treatment. Coagulation is one of the main steps in water treatment and requires further research to improve treatment in WTPs. Considering the importance of water treatment, this study aimed to evaluate the efficiency of the action of several organic coagulants (tannin-based) at different concentrations, such as Angico, Cajueiro, Jurema and Tanfloc. The inorganic coagulant Aluminum Sulfate was also analyzed. Through treatability tests with these coagulants, it was possible to observe an improvement in water quality, evaluated by means of the physical-chemical parameters of natural water, such as turbidity, apparent and true color, variations in pH, and removal of iron and manganese metals, on a laboratory scale. The study found that, among all the coagulants used, organic coagulants performed best, achieving up to 97% manganese removal for the Angico-based coagulant and 75% iron removal using the Tanfloc coagulant.eng
dc.description.provenanceSubmitted by EDSON DUTRA (edson.araujo.silva.dutra@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-30T13:50:23Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - FINAL - EDSON ARAUJO.pdf: 1387612 bytes, checksum: 214aea911b02de88fa52c5b0cf5b5d9e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL 2. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos são diferentes, é preciso escolher um entre os dois. O texto da folha de rosto está mais adequado. • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas. • Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. • As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo.  A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica de qualquer membro da banca pela assinatura manuscrita dele só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do respectivo membro. 3. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ficar separados do texto por um espaçamento de 1,5. • No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. 4. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES.  5. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) 6. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. • A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 10 (12 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. • Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção final deste relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 7. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 8. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. - A tabela 4, na atual página 30, não está apresentando fonte. 9. A partir da atual página 45, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 10. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 11. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Ela será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …”  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  Constatando necessidade, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. (Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado): A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Se no termo de depósito em PDF já constar a autorização da publicação de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. 2. Se no termo de depósito em PDF constar qualquer data de autorização para publicação no intervalo entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado.  Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. 3. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida,  em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dois procedimentos acima, os tópicos a) e b), só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher esse campo da BDTD pelo(a) senhor(a). • Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  • É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. on 2024-09-30T14:29:47Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by EDSON DUTRA (edson.araujo.silva.dutra@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-01T02:47:16Z No. of bitstreams: 2 DS - Edson Araújo da Silva Dutra.pdf: 1351315 bytes, checksum: bb509d5497c06c3fb1f0fd42aa4cb9b6 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 5402744 bytes, checksum: b3f7616cce174ab0f8af31959d443d4b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. A quantidade total de folhas da obra, 50 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 50 páginas. A paginação da FC deveria ser  igual a 48 ( 50 - 2 ). Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 48 páginas. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra 2 (Duas) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 52 folhas no total e a relação 52 - 2 = 50 será exatamente igual à paginação atual da FC. 2. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • A data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. • A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. 3. Será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e na LISTAS DE TABELAS para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. • Corrigir a paginação da tabela 8 e da seção secundária 6.7. 4. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • A assinatura eletrônica do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), não está sendo reconhecida pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do termo (e não apenas a uma página dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo.  • Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  on 2024-10-01T12:04:44Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by EDSON DUTRA (edson.araujo.silva.dutra@aluno.uepb.edu.br) on 2024-10-02T19:42:18Z No. of bitstreams: 2 DS_Edson_Araujo_da_Silva_Dutra_assinado_assinado_assinado02.09_assinado_assinado.pdf: 1047042 bytes, checksum: bae79baaaaf6d26b2d846bfc1f122a20 (MD5) Termo_de_deposito_-_BDTD_assinado_assinado.pdf: 247649 bytes, checksum: a21a8cd468e19e9bf889fbc78c99e5e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-10-02T23:13:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS_Edson_Araujo_da_Silva_Dutra_assinado_assinado_assinado02.09_assinado_assinado.pdf: 1047042 bytes, checksum: bae79baaaaf6d26b2d846bfc1f122a20 (MD5) Termo_de_deposito_-_BDTD_assinado_assinado.pdf: 247649 bytes, checksum: a21a8cd468e19e9bf889fbc78c99e5e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T11:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS_Edson_Araujo_da_Silva_Dutra_assinado_assinado_assinado02.09_assinado_assinado.pdf: 1047042 bytes, checksum: bae79baaaaf6d26b2d846bfc1f122a20 (MD5) Termo_de_deposito_-_BDTD_assinado_assinado.pdf: 247649 bytes, checksum: a21a8cd468e19e9bf889fbc78c99e5e8 (MD5) Previous issue date: 2024-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTApor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectTratamento da águapor
dc.subjectCoagulantes orgânicospor
dc.subjectQualidade da águapor
dc.subjectCoagulantes orgânicos cationizadospor
dc.subject.cnpqTECNOLOGIA QUIMICA::AGUApor
dc.titleAvaliação de desempenho de coagulantes orgânicos e inorgânicos em amostra de água natural oriunda da barragem Araçagipor
dc.typeDissertaçãopor
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