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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Rafael Wylles da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514818078921554por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, José Jaime Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2019939703180110por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Roseane Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6140411868197365por
dc.contributor.referee1Lima, Liziane Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350753350522784por
dc.contributor.referee2Nunes, Glauber Henrique de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6199153570472953por
dc.date.accessioned2024-09-16T10:35:53Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Rafael Wylles da Silva. Seleção de linhagens avançadas de amendoinzeiro (Arachis hypogaea L.) para as condições do semiárido brasileiro. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5072-
dc.description.resumoO amendoinzeiro cultivado, uma das poucas espécies tetraploides do gênero Arachis, apresenta desafios para o cruzamento com espécies selvagens, que são na maioria diploides. No entanto, a introgressão de genes de espécies selvagens, através de técnicas de melhoramento, tem se mostrado uma estratégia eficaz para expandir a variabilidade genética da cultura do amendoinzeiro. Várias instituições de pesquisa têm se dedicado aos cruzamentos entre diferentes variedades de amendoim, explorando as características distintas que cada espécie apresenta. A estimação precisa dos parâmetros genéticos é crucial, pois permite entender a extensão dos fatores que influenciam a característica, além de prever o progresso da seleção em gerações futuras. A equipe de melhoramento de amendoim da Embrapa Algodão tem se concentrado em uma população resultante do cruzamento entre o amendoinzeiro selvagem (A. batizocoi K9484 x A. duranensis SeSn 2848) 4x, denominado BatDur, que exibe características de resistência à seca, um problema recorrente que afeta muitas plantações no semiárido brasileiro e a cultivar comercial BR1. Este estudo selecionou linhagens avançadas de amendoinzeiro, com base na determinação de parâmetros genéticos, que possuem caractere agronômicos desejáveis adaptadas às condições edafoclimáticas da região semiárida. O experimento foi conduzido em campo, em dois locais distintos na Paraíba (Campina Grande e Alagoinha), de abril a setembro de 2023, utilizando um delineamento em blocos ao acaso, com nove tratamentos (sendo um a BR1 e oito derivados do retrocruzamento entre a cultivar BR1 e BatDur) e 4 repetições. Foram avaliados sete caracteres agronômicos, como: Altura da Haste Principal (AHP); Número de Vagens Úteis (NVU); Peso de 100 Sementes (P100ST); Índice de Colheita (IC); Produção de Vagens (PRODV); Produção de Sementes (PRODS) e Rendimento de Grãos (RENDG). Os dados coletados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta, ao teste de agrupamento de médias Scott-Knott, ao índice de seleção direto e indireto e ao índice proposto por Mulamba e Mock. A análise revelou diferenças significativas entre os genótipos para NVU, PRODV, PRODS e IC, com possibilidade de ganhos genéticos. As linhagens RC 51 P4, RC 53 P4 e RC 78 P1 mostraram-se promissoras, com médias superiores à BR1, indicando sucesso no processo seletivo e atendendo às exigências do mercado. Essas linhagens são candidatas para continuação no programa de melhoramento do amendoim, por apresentarem boas características produtivas em condições de sequeiro, sendo promissores para a região semiárida.por
dc.description.abstractThe cultivated peanut plant, one of the few tetraploid species in the genus Arachis, presents challenges for crossing with wild species, which are mostly diploid. However, the introgression of genes from wild species through breeding techniques has proven to be an effective strategy for expanding the genetic variability of the peanut crop. Several research institutions have been dedicated to crossing different peanut varieties, exploring the distinct characteristics that each species presents. Accurate estimation of genetic parameters is crucial as it allows understanding the extent of factors influencing the trait, as well as predicting the progress of selection in future generations. The peanut breeding team at Embrapa Cotton has focused on a population resulting from the cross between the wild peanut (A. batizocoi K9484 x A. duranensis SeSn 2848) 4x, named BatDur, which exhibits drought resistance characteristics, a recurring problem affecting many crops in the Brazilian semi-arid region, and the commercial cultivar BR1. This study selected advanced peanut lines based on the determination of genetic parameters, which have desirable agronomic characteristics adapted to the edaphoclimatic conditions of the semi-arid region. The experiment was conducted in the field at two distinct locations in Paraíba (Campina Grande and Alagoinha) from April to September 2023, using a randomized block design with nine treatments (one being BR1 and eight derived from the backcross between the BR1 cultivar and BatDur) and four replications. Seven agronomic traits were evaluated, such as: Main Stem Height (MSH); Number of Useful Pods (NUP); Weight of 100 Seeds (W100S); Harvest Index (HI); Pod Production (PODP); Seed Production (SEEDP) and Grain Yield (GY). The collected data were subjected to individual and combined analysis of variance, Scott-Knott mean clustering test, direct and indirect selection index, and the index proposed by Mulamba and Mock. The analysis revealed significant differences among genotypes for NUP, PODP, SEEDP, and HI, with the possibility of genetic gains. The lines RC 51 P4, RC 53 P4, and RC 78 P1 proved to be promising, with averages higher than BR1, indicating success in the selection process and meeting market demands. These lines are candidates for continuation in the peanut breeding program, as they present good productive characteristics under rainfed conditions, being promising for the semi-arid region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Araújo (rafael.wylles.silva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-09T16:14:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação -(PPGCA) - RAFAEL WYLLES (2024).pdf: 1547141 bytes, checksum: 71f2999688ed284252fc23cc34ba0b45 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no formato atual, todos os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais relacionados abaixo que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) 2. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir:  A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______.  As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo. A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: a mudança para assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. 3. O texto da DEDICATÓRIA tem que ficar configurado conforme se apresenta no modelo de monografia, no canto inferior direito. 4. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 5. O texto da epígrafe deve possuir folha própria, posicionada após a folha de agradecimentos e tem que ficar configurado conforme se apresenta no modelo de monografia, no canto inferior direito. 6. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir:  Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 7. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar:  Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada)  Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC.  Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.2 Título da seção secundária ............................................. 15 2.2.1Título da seção terciária .................................................. 16 2.2.2Título da seção terciária .................................................. 17 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 8. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”.  A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas.  Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 9. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 11. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 12. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo autor, ano. 13. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc):  Tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados).  Já o título é sempre inserido na parte superior. • Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. No que refere a tabelas, conforme as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, observe que na parte inferior a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo da fonte. Caso julgar necessário, consultar as Normas de Apresentação Tabular do IBGE disponíveis em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf a partir da página 46. 14. Na atual página 68 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 15. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 16. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento:  No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida.  Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor.  Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar.  Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Ela será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …”  Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Constatando necessidade, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. (Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado): A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: a. Se no termo de depósito em PDF já constar a autorização da publicação de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. b. Se no termo de depósito em PDF constar qualquer data de autorização para publicação no intervalo entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. c. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. Na coluna Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dois procedimentos acima, os tópicos a) e b), só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher esse campo da BDTD pelo(a) senhor(a).  Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico.  Preencher os demais campos.  É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. on 2024-08-09T17:19:11Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Araújo (rafael.wylles.silva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-13T13:43:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertação (Biblioteca) - RAFAEL WYLLES (2024).pdf: 1545834 bytes, checksum: 04820454b758fc65d79ff5fb9f56d223 (MD5) biblioteca.uepb.edu.br.pdf: 187252 bytes, checksum: 9602d2ee69008e034a47427ba294b095 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. A quantidade total de folhas da obra, 91 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 91 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer,  A paginação da FC deveria ser  igual a 89 ( 91 - 2 ). Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 89 páginas. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra 2 (DUAS) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 93 folhas no total e a relação 93 - 2 = 91 será exatamente igual à paginação atual da FC. 2. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: 29/06/2024. • As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo.  A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1:  Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: a mudança para assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. 3. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................15 2.1 Título da seção secundária .............................................15 2.2 Título da seção secundária .............................................15 2.2.1Título da seção terciária ..................................................16 2.2.2Título da seção terciária ..................................................17 3 METODOLOGIA ...............................................................21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES .........................................22 5 CONCLUSÃO ..................................................................23 REFERÊNCIAS.................................................................24 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 4. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. • A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. • Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 5. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 6. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 7. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • Tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados).  • Já o título é sempre inserido na parte superior. • Faça uma revisão geral nos elementos acima existentes na obra para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. No que refere a tabelas, conforme as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, observe que na parte inferior a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo da fonte. Caso julgar necessário, consultar as Normas de Apresentação Tabular do IBGE disponíveis em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf a partir da página 46. 8. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. • Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  on 2024-08-13T14:37:15Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Araújo (rafael.wylles.silva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-13T15:23:36Z No. of bitstreams: 2 Dissertação (Biblioteca) - RAFAEL WYLLES (2024).pdf: 1488969 bytes, checksum: 8887125e2d248661be7a4dfe39e1be5a (MD5) biblioteca.uepb.edu.br.pdf: 187567 bytes, checksum: c2d828aa6ce50e54c656e5ab423185b7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: rafael.wylles.silva.araujo@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Rafael Wylles da Silva Araújo Matrícula: 2022081202 Prezado senhor Rafael Wylles da Silva Araújo, bom dia. Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS A quantidade total de folhas da obra, 91 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 91 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 89 ( 91 - 2 ). Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 89 páginas. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra 2 (DUAS) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 93 folhas no total e a relação 93 - 2 = 91 será exatamente igual à paginação atual da FC. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, falta resolver a questão das assinaturas. Se for usar as assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), ver o que foi instruído no relatório anterior. Soluções para os dois tipos de assinaturas: Solução 1: Para o caso de usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: a mudança para assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do membro da banca. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Podemos observar que a sequência dos indicativos numéricos de seção está incorreta. Por exemplo, depois da seção 4.4.2 deveria vir a seção 4.4.3, e não a 4.2.1. Consequentemente, é preciso corrigir essa sequência tanto no sumário quanto no corpo da dissertação. Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS também deve seguir o alinhamento dos demais títulos. É o único alinhamento a ser corrigido. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Contrariando essa regra, observe-se que o título da seção primária 1 INTRODUÇÃO, na página 12, está centralizado na linha. A mesma incorreção está relacionada ao título da seção secundária 2.1 OBJETIVO GERAL e a outras seções. Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos de seção nos elementos textuais de 1 INTRODUÇÃO até 6 CONCLUSÃO. Consultar o modelo em caso de dúvida. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-08-13T16:42:49Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Araújo (rafael.wylles.silva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-14T17:46:30Z No. of bitstreams: 2 biblioteca.uepb.edu.br.pdf: 187567 bytes, checksum: c2d828aa6ce50e54c656e5ab423185b7 (MD5) Dissertação - (Biblioteca) RAFAEL WYLLES (2024).pdf: 1532448 bytes, checksum: a7af6c21b00105b3dcaa00223c0b8d0d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Submissão duplicada on 2024-08-15T12:06:21Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Araújo (rafael.wylles.silva.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-16T16:00:01Z No. of bitstreams: 4 Dissertacao_-_%28Biblioteca%29_RAFAEL_WYLLES_%282024%29_assinado_assinado_assinado.pdf: 1621608 bytes, checksum: e3fbd0cce2b6947d8f45ee818381bdae (MD5) Relatorio - Dissertacao_-_%28Biblioteca%29_RAFAEL_WYLLES_%282024%29_assinado_assinado_assinado.pdf: 237245 bytes, checksum: e3eb2ce496aba02ab96bc44d023c72b2 (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_assinado_assinado.pdf: 250848 bytes, checksum: acf7025ebeda942fad4962ee0097f335 (MD5) Relatorio - biblioteca_assinado_assinado.pdf: 227593 bytes, checksum: 91c8f656a61512c0fecdb126e6114b07 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-08-16T16:38:22Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Dissertacao_-_%28Biblioteca%29_RAFAEL_WYLLES_%282024%29_assinado_assinado_assinado.pdf: 1621608 bytes, checksum: e3fbd0cce2b6947d8f45ee818381bdae (MD5) Relatorio - Dissertacao_-_%28Biblioteca%29_RAFAEL_WYLLES_%282024%29_assinado_assinado_assinado.pdf: 237245 bytes, checksum: e3eb2ce496aba02ab96bc44d023c72b2 (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_assinado_assinado.pdf: 250848 bytes, checksum: acf7025ebeda942fad4962ee0097f335 (MD5) Relatorio - biblioteca_assinado_assinado.pdf: 227593 bytes, checksum: 91c8f656a61512c0fecdb126e6114b07 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T10:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Dissertacao_-_%28Biblioteca%29_RAFAEL_WYLLES_%282024%29_assinado_assinado_assinado.pdf: 1621608 bytes, checksum: e3fbd0cce2b6947d8f45ee818381bdae (MD5) Relatorio - Dissertacao_-_%28Biblioteca%29_RAFAEL_WYLLES_%282024%29_assinado_assinado_assinado.pdf: 237245 bytes, checksum: e3eb2ce496aba02ab96bc44d023c72b2 (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_assinado_assinado.pdf: 250848 bytes, checksum: acf7025ebeda942fad4962ee0097f335 (MD5) Relatorio - biblioteca_assinado_assinado.pdf: 227593 bytes, checksum: 91c8f656a61512c0fecdb126e6114b07 (MD5) Previous issue date: 2024-07-29eng
dc.description.sponsorshipFundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - PPGCApor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectmelhoramento genéticopor
dc.subjectparâmetro genéticopor
dc.subjectresistência à secapor
dc.subjectprodução de amendoinzeiro.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpor
dc.titleSeleção de linhagens avançadas de amendoinzeiro (Arachis hypogaea L.) para as condições do semiárido brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
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