Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Leandro de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443por
dc.contributor.advisor1Andrade, Valéria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5509137180497366por
dc.contributor.referee1Souza, Aldinida de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905por
dc.contributor.referee2Justino, Luciano Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778por
dc.contributor.referee3Vieira, Maria de Fátima de Sousa Basto-
dc.contributor.referee3Latteshttps://search.app/U63dJqrhYuEvEstA6por
dc.contributor.referee4Silva, Edson Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855415041274093por
dc.date.accessioned2024-08-27T11:53:45Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.citationALMEIDA, L. S. Lourdes Ramalho e o Método LerAtos na formação de professoras Leiautoras Utópicas em bibliotecas de Portugal e do Brasil. 2024. 383 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5063-
dc.description.resumoA pesquisa surge de um questionamento: como incentivar as(os) professoras(es) a se tornarem Professoras(es) Leiautoras(es) Utópicas(os) (PLUs) e formadoras(es) de Leiautoras(es) pela mediação do texto teatral Maria Roupa de Palha (2008), de Lourdes Ramalho, no contexto de bibliotecas? O objetivo foi investigar os impactos do Método LerAtos de formação de Comunidades Leiautoras Ativas Ubíquas, na aplicação da Formação Continuada de Professoras Leiautoras Utópicas (FC-PLUs) na Biblioteca Pública de Sumé-PB, apontando para a implementação do conceito e uso das bibliotecas como Espaços Plurifuncionais, a par do vigente em bibliotecas de Portugal, de que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada é um exemplo dos mais expressivos no país. No tocante ao estágio de pesquisa na biblioteca portuguesa, foi realizado uma entrevista estruturada com a representante institucional e bibliotecária para fins de apropriação de conceitos e práticas de uma biblioteca plurifuncional. O estudo na biblioteca brasileira deu-se pela aplicação do método LerAtos mediante a realização de quatro oficinas de leiautoria distribuídas em dez encontros. Na (1) Oficina de Sonhação, as professoras foram estimuladas a pensar sobre o tema geral da oficina, que se tratou do “Protagonismo de Mulheres em Jornada de Heroína Utópica contra problemas do mundo distópico”, entre eles violências contra mulheres, preconceito de gênero, feminicídio etc. Na (2) Oficina de Fruição, as PLUs realizaram a leitura performativa do texto teatral Maria Roupa de Palha, de Lourdes Ramalho, utilizando-se de recursos vocais e gestuais para o engajamento entre texto e corpo. Na (3) Oficina de Criação realizou-se o exercício de produção de vinte novas obras na linguagem poética. Na (4) Oficina de Doação realizou-se a experiência de entregar a nova obra enquanto empreendimento social, mediante publicação no ciberespaço e campanha gamificada de conquista de espectoleitoras(es) que comentam sobre as obras e as performances. Finalmente, esta pesquisa apresenta como resultado os impactos da FC-PLUs por meio do Método LerAtos em contexto de biblioteca, mediante análise dos indicadores de influência antes e depois da experiência, visto que as vinte PLUs se autoavaliaram no tocante ao processo formativo.por
dc.description.abstractThe research arises from a question: how to encourage teachers to become Utopian Lecturer Teachers (PLUs) and Lecturer trainers through the mediation of the theatrical text Maria Roupa de Palha (2008), by Lourdes Ramalho, in the context of libraries? The objective was to investigate the impacts of the LerAtos Method of forming Ubiquitous Active Lecturer Communities (ANDRADE, 2021), in the application of the Formação Continuada de Professoras Leiautoras Utópicas (FC-PLUs) in the Public Library of Sumé-PB, pointing to the implementation of the concept and use of libraries as Multifunctional Spaces, along with that in force in libraries in Portugal, of which the Public Library and Regional Archive of Ponta Delgada is one of the most expressive examples in the country. Regarding the research internship at the Portuguese library, a structured interview was conducted with the institutional representative and librarian for the purpose of appropriating concepts and practices of a multifunctional library. The study at the Brazilian library was carried out by applying the LerAtos method through the holding of four reading-authorship workshops distributed over ten meetings. In the (1) Dreaming Workshop, the teachers were encouraged to think about the general theme of the workshop, which was “Women’s Protagonism in a Utopian Heroine’s Journey against the Problems of the Dystopian World”, including violence against women, gender prejudice, feminicide, etc. In the (2) Enjoyment Workshop, the PLUs performed a performative reading of the play Maria Roupa de Palha, by Lourdes Ramalho, using vocal and gestural resources to engage the text and the body. In the (3) Creation Workshop, the exercise of producing twenty new works in poetic language was carried out. In the (4) Donation Workshop, the experiment of delivering the new work as a social enterprise was carried out, through publication in cyberspace and a gamified campaign to attract spectators who comment on the works and performances. Finally, this research presents as a result the impacts of FC-PLUs through the LerAtos Method in a library context, through analysis of the influence indicators before and after the experience, since the twenty PLUs self-evaluated themselves regarding the training process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leandro Almeida (leandro.sousa@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-24T01:58:05Z No. of bitstreams: 2 TESE_LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA.pdf: 10017711 bytes, checksum: 92a478855138585ea72cb3ba76e82544 (MD5) Termo de Depósito da TESE.pdf: 203645 bytes, checksum: 2f051b1a972d180639eef151a0ea96c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2024-08-26T12:47:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE_LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA.pdf: 10017711 bytes, checksum: 92a478855138585ea72cb3ba76e82544 (MD5) Termo de Depósito da TESE.pdf: 203645 bytes, checksum: 2f051b1a972d180639eef151a0ea96c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T11:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE_LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA.pdf: 10017711 bytes, checksum: 92a478855138585ea72cb3ba76e82544 (MD5) Termo de Depósito da TESE.pdf: 203645 bytes, checksum: 2f051b1a972d180639eef151a0ea96c2 (MD5) Previous issue date: 2024-07-16eng
dc.description.sponsorshipFAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.relation.referencesA Bíblia Sagrada. A natureza da fé. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 3ª ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017, 1400p. ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A fada que tinha idéias. Ilustrações de André Neves. Porto Alegre: L&PM, 2003. 64 p. il; 21cm – (Coleção literatura em minha casa).. ALMEIDA, Leandro de Sousa Almeida; SOUSA, Rafael Barros de. Apresentação. In: ALMEIDA, Leandro de Sousa. SOUSA, Rafael Barros de (Orgs.). Desacelere-se 2: poesias e reflexões para ajudar a enfrentar os medos. Joinville-SC, Clube de Autores, 2022, p. 7-9. Versão E-book disponível em: https://abrir.link/FHTSA. Acessado em 27/10/2022. ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: uma aplicação do método LerAtos na formação de professores leitores pela mediação do mito de Inês de Castro. 2021. 220f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. Disponível em: https://abrir.link/jg9aM. Acessado em 08/06/2021. ALMEIDA, Leandro de Sousa. Música e seu ensino-aprendizagem no contexto não formal: a experiência do/no grupo infanto-juvenil de flauta doce da Igreja Evangélica Congregacional de Sumé-PB. 2017. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: https://abrir.link/uhRAT. Acessado em 17/10/2020. ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. A representação d’A Bela e a Fera em Cinquenta Tons de Cinza: um estudo comparado das adaptações para o cinema. In: CASTRO, Paula Almeida de; SILVA, Géssica Cecília Carvalho da; CAVALCANTO, Ricardo Jorge de Sousa; SILVA, Alex da Silva; SILVA, Givanildo da. (Orgs.) Escola em tempos de conexões. Vol. 1. Campina Grande: Realize Editora, 2022, p. 2218-2243. Disponível em: https://bityli.com/T6mtE. Acesso em: 10/02/2023. ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Desfrustração em “Corrupio e Tangará” de Lourdes Ramalho. In: ALMEIDA, Leandro de Sousa; SOUSA, Rafael Barros de (Orgs.). Desacelere-se 3: poesias e reflexões para ajudar a lidar com as frustrações. 1 Ed. Joinville-SC: Clube de Autores, 2023, p. 113-116. ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura Popular e formação de Professores Leitores para as Escolas do Campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize Editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: https://bityli.com/v7HRd. Acessado em 03/02/2023. ALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. A imaginação na constituição do mito dos amores de D. Pedro e D. Inês de Castro. In: CASTRO, Paula Almeida de. Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. XVII CONEDU, vol. 2. Campina Grande: Realize, 2021, p. 250-268. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74244. Acesso em: 07/02/2023. ALMEIDA, Leandro de Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de. Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio: relato de uma experiência no Estágio (IV) Interdisciplinar da LECAMPO UFCG/CDSA. In: Anais do I Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e V Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba. Editora da UFPB: João Pessoa, 2019, p. 1811-1824. Disponível em: https://bityli.com/gnjDlvW. Acessado em 31/09/2022. ALMEIDA, Leandro. Remover pedras, desenterrar o futuro. In: ANDRADE, Valéria; FERREIRA, Lurdes. NEVES, Manuel; BARROS, Marcelo; BARROS, Rafael; ALMEIDA, Leandro (Orgs.). Maria de Lourdes Nunes Ramalho (inspiração). Inês&Nós: trinta e uma novas histórias de Inês de Castro. Campina Grande-PB, EDUEPB, 2022, p. 37-39. Disponível em: https://bityli.com/xW0tC. Acessado em 03/02/2023. ALVES, Mariana de Souza. Biblioteca comunitária: conceitos, relevância cultural e políticas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-29, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1252. Acessado em 12/10/2020. ANDRADE, Valéria. “Inês é viva!”: a paixão amorosa na dramaturgia portuguesa contemporânea de autoria feminina. Projeto de Pesquisa apresentado à Fundação Calouste Gulbenkian como requisito à seleção de Bolsa de Estudos Portugueses. Lisboa-Portugal, 2007. ANDRADE, Valéria. A professora e o jogo de sonhos. In: Lourdes Ramalho: 100 anos. Correio das Artes. – Ano LXXI – N° 6, Agosto de 2020, p. 9-11. ANDRADE, Valéria. Autoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também. In: GOMES, André Luís (Org.). Leio Teatro. São Paulo: Editora Horizonte, 2010, p. 229-242. ANDRADE, Valéria. BARROS, Marcelo Alves de. Memórias de um caminho que se faz: ler, dizer, brincar e outras artes. In: CARVALHO, Aluska Silva; MILREU, Isis; SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira; OLIVEIRA, Paloma do Nascimento (Orgs.). Literatura e outras artes: interfaces, reflexões e diálogos com o ensino. João Pessoa: Editora da UFCG, 2018, p. 323-336. ANDRADE, Valéria. Inês&Nós: ler e dizer o amor de Pedro e Inês no século XXI em salas de aula de Portugal e do Brasil: relatório final de pesquisa de pós-doutoramento (2018-2019). Porto: Biblioteca Digital da Faculdade de Letras/Universidade do Porto, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3ICB4sp. Acessado em 02/12/2022. ANDRADE, Valéria. Lourdes Ramalho e o ofício de escrever-pensar teatro. In GOMES, André Luís; Maciel, Diógenes André Vieira Maciel (Orgs.). Penso Teatro: dramaturgia, crítica e encenação. – Vinhedo, Editora Horizonte, 2012, p. 220-238. ANDRADE, Valéria. Lourdes Ramalho e o teatro na Paraíba na segunda metade do século XX: representações e possibilidades de leitura. Relatório Técnico DCR/CNPq (Programa de Pós-Graduação em Letras) - UFPB, João Pessoa, 2006. ANDRADE, Valéria. Lourdes Ramalho na cena teatral nordestina: sob o signo da tradição reinventada. MACIEL, Diógenes André Vieira; ANDRADE, Valéria (Orgs.). Dramaturgia fora da estante. João Pessoa: Ideia, 2007. p. 207-222. ANDRADE, Valéria. Lourdes Ramalho: viver e fazer viver a vida e o teatro. In: RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. A feira; O trovador encantado. Organização de Ria Lemaire. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 29-51. ANDRADE, Valéria. Os outros em nós: um varal para o burlador de Sevilha. In: Memórias da Borborema 3: Feminismo, estudos de gênero e homoerotismo. Antônio de Pádua Dias da Silva (Org.). Campina Grande: Abralic, 2014. ANDRADE, Valéria. Prefácio. In: ALMEIDA, Leandro de Sousa. SOUSA, Rafael Barros de (Orgs.). Desacelere-se 2: poesias e reflexões para ajudar a enfrentar os medos. Joinville-SC, Clube de Autores, 2022, p. 10-17. Versão E-book disponível em: https://abrir.link/FHTSA. Acessado em 27/10/2022. ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: Leitura Performativa Gamificada, Formação de Professores Leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (Orgs.). Teatro e política. GT da ANPOLL Dramaturgia e Teatro 2019 – 2022. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 321-347. Disponível em: https://bit.ly/3PY9Z6O. Acessado em 25/08/2022. ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; VIEIRA, Fátima; SOUSA, Rafael Barros; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Us: endless love alternate reality game to build utopic new worlds. In: 11th International Conference on Computer Supported Education. Setúbal, Portugal: Scitepress Digital Library, 2019. v. 1. p. 565-572. Disponível em: https://abrir.link/xD4xw. Acessado em: 03/01/2020. ANDRADE, Valéria; FERREIRA, Lurdes; NEVES, Manuel; BARROS, Marcelo; ALMEIDA, Leandro; BARROS; Rafael (Orgs.). Inês&Nós: Trinta e Uma Novas Histórias de Inês de Castro. Campina Grande: EDUEPB, 2022. Disponível em: https://abrir.link/47r3Z. Acessado em 26/12/2022. ANDRADE, Valéria; LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Teatro para crianças: um reino encantado na dramaturgia de Lourdes Ramalho. In: RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria Roupa de Palha e outros textos para crianças. Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio (Orgs.). Campina Grande: Editora Bagagem, vol. 1, 2008, p. 7-24. ANDRADE, Valéria; MACIEL, Diógenes. Veredas da dramaturgia de Lourdes Ramalho. In: Valéria Andrade, Diógenes Maciel (Orgs.). Teatro [quase] completo de Lourdes Ramalho. Organização, fixação dos textos, estudo introdutório e notas de Valéria Andrade e Diógenes Maciel. Maceió: EDUFAL, 2011, p. 7-35, v. 1, Teatro em cordel. ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro pós-dramático na escola. Inventando ANTUNES, Wanda de Andrade; CAVALCANTE, Gildete de Albuquerque. Manual de Treinamento de Pessoal Responsável por Bibliotec Pública. Instituto Nacional do Livro, CERLALC, 1989. ARENDT, H. On violence. A Harvest/HBJ Book. Harcourt Brace Jovanovich, Publishers: San Diego New York London, 1970. Disponível em: https://abrir.link/7pyt3. Acessado em 19 de junho de 2021. ARISTÓTELES (384-322 a.C.). Poética. Tradução, textos complementares e notas Edson Bini. – São Paulo: EDIPRO, 2011. (Clássicos Edipro). ARISTÓTELES. Política. Brasília, UnB, 1997. ARRAIS, Tiago. Caneta e papel. Os Arrais - Álbum Guerra e Paz (ao vivo), 2019. ASCON – Prefeitura de Sumé. 20/12/2023. Disponível em: https://www.sume.pb.gov.br/2023/12/professores-de-sume-encerram-curso-fc-PLUS-com-certificacoes-e-premiacoes/. Acessado em 28/12/2023. Assinatura de protocolo para a instalação da Biblioteca de Alberto Manguel em Lisboa. Canal do YouTube: Câmara Municipal de Lisboa (12 de set. de 2020, 54h40 min.). Disponível em: https://abrir.link/bNHBy. Acessado em 29/07/2021. AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Tradução e apresentação à edição brasileira Prof. Danilo Marcondes de Souza. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. AYALA, Maria Ignez Novais. Riqueza de pobre. Literatura e Sociedade. 2, 2 (dez. 1997), 160-169. Disponível em: https://abrir.link/ba8ZM. Acessado em 05/01/2022. BACCOLINI, Rafaella; MOYLAN, Tom. Introduction: Dystopia and Histories. In: BACCOLINI, Rafaella; MOYLAN, Tom (Edited). Dark horizons: Science fiction and the utopian imagination. New York and London, Routledge, 2003, p. 1-12. BADKE, Todêsca. Biblioteca popular: uma experiência no bairro das Laranjeiras. Palavra-Chave, São Paulo, n 4, p. 18-0, maio 1984. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BALÇA, Ângela; SOUZA, Renata Junqueira. Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 371-379, set./dez. 2012. Disponível em: https://abrir.link/cya3X. Acessado em 14/10/2020. BANDEIRA. Pedro. O Fantástico Mistério da Feiurinha. Literatura em minha Casa. São Paulo: Editora FTD, 2001. BARDIER, Frédéric. História das bibliotecas: de Alexandria às Bibliotecas Virtuais. Tradução Regina Salgado Campos. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018. BARKER, Ronald E.; ESCARPIT, Robert. A fome de ler. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1975. BARROS, Manoel W. L. de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998. BARROS, Marcelo A; ANDRADE, Valéria; MOURA, J. Antônio B.; BORGMANN, Elmar Laurent; TERTON, Uwe; VIEIRA, Fátima; COSTA, Gabriel Cintra Alves da; ARAÚJO, Rafaela Lacerda; ARRUDA, Aline Oliveira; NAVINER, Sophie; SILVA, Jobson. ReadAct: Alternate Reality, Serious Games for Reading-Acting to Engage Population and Schools on Social Challenges.In: 10th InternacionalConferencia on Computer Suported Education. Education – Volume 2: CSEDU, 238-245, Funchal, Madeira – Portugal, 2018. Disponível em: https://abrir.link/EQLBe. Acessado em 02/12/2022. BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: Jogos Sérios de Leitura Performática em Realidade Alternada para engajar Populações e Escolas em Desafios Sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (Org.). Teatro e Ensino (I) – Estratégias de Leitura do Texto Dramático. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p.107- 127. BELINKY, Tatiana. O Macaco Malandro. Literatura em minha casa. coordenação editorial Maristela Petrili de Almeida Leite, Pascoal Soto. São Paulo: Moderna, 2001. BELLI, Gioconda. O país das mulheres. 1ª ed. Verus, 2011. BENEDETTI, Lúcia. Aspectos do teatro infantil. Rio de Janeiro: SNT, 1969. BENJAMIN, Walter. A Berlin Chronicle. Reflexões. Ed. Peter Demetz. Tradução Edmundo Jephcott. Nova York, 1978. BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Pólen, 2019. BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. – 40ª Ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020. Bibliotecas Municipais de Lisboa (BML). Disponível em: http://blx.cm-lisboa.pt/. Acessado em 13 de outubro de 2020. BLOCH, Ernest. O princípio da esperança. Contraponto - 1ª edição, 2005. BOAL, Augusto. O Arco-íris do Desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991. BORGES, Jorge Luis (1899-1986). O ouro dos tigres. Obras completas de Jorge Luis Borges, volume 2. – São Paulo: Globo, 2000. Disponível em: https://bityli.com/Kp48D. Acessado em 27/01/2023. BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2003, p.71-79. BRASIL. Lei n. 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 24 mai. 2010. Publicado no DOU de 25.5.2010. BRASIL. Lei n. 4.084 de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula o seu exercício. Disponível em: https://abrir.link/JPzWp. Acesso em 12 de outubro de 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRAYNER, Cristian. A biblioteca de Foucault: reflexões sobre ética, poder e informação. São Paulo: É Realizações Editora, 2018. BUNYAN, John. A peregrina. Traduzido por Eduardo Pereira e Ferreira. São Paulo: Mundo Cristão, 2006. BUNYAN, John. O peregrino. Traduzido por Eduardo Pereira e Ferreira. São Paulo: Mundo Cristão, 2006. BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015. BUSH, Kate. Running Up That Hill (A Deal With God). Tradução: Subindo Aquela Colina (Um Acordo Com Deus): Letras: 1985. Disponível em: https://bityli.com/ePa6k. Acessado em 14/02/2023. BUTLER, Judith. A força da não violência: um vínculo ético-político. Tradução de Heci Regina Candiani. Boitempo, 2021. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. CAITANO, Maria João. Alberto Manguel muda-se para Lisboa e traz consigo a sua biblioteca. Diário de Notícias (09 de setembro de 2020). Disponível em: https://abrir.link/TGQl6. Acessado em 19 de outubro de 2020. CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2003. CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e Literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp/Ed. Brasiliense, 1989. CARRANÇA, Thais. Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas em 5 anos. BBC News Brasil: São Paulo, 16 de junho de 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62142015. Acessado em 22/07/2022. CASAGRANDE, Cristina. ‘Sobre Estórias de Fadas’, de J.R.R. Tolkien: uma apresentação. Tolkienista: 3 de Abril de 2020. Disponível em: https://bityli.com/3cdom. Acessado em 03/02/2023. CASTELLANI, et al. Game Mechanics in Support of Production Environments. CHI´13, ACM Press, 2013. CATANDUBA, Edilma de Lucena; AQUINO, Maria de Fátima de Souza. Práticas sociais de leitura, escrita e letramento: o papel da escola na perspectiva do PNAIC. In: FARIA, Evangelina M. B. de Faria; MELO, Lúcia Giovanna de; CAVALCANTE, Marianne B.; FERNANDES, Terezinha A. F. (Orgs.). Letramentos em Linguagem - PENAIC Paraíba, UFPB, João Pessoa, 2014. CAVALCANTE, Ildney; SOUSA, Arenato. Apresentação: de ilhas, cidades e viajantes. In: CAVALCANTE, Ildney; SOUSA, Arenato (Orgs.). Utopismos alagoanos: de ilhas, cidades e viajantes. Maceió: EDUFAL, 2019, p.07-14. CHARTIER, Roger. Comunidades de Leitores. In: A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1999. CHAUI, Marilena. Notas sobre Utopia. Cienc. Cult., São Paulo, v. 60, n. spe1, July 2008. Disponível em: https://abrir.link/oX3kv. Acessado em 15/12/2022. COCCIA, Emanuelle. Metamorfoses. Desenhos Luiz Zerbini, tradução Madeleine Deschamps e Victoria Mouawad. Rio de Janeiro: Dantes, 2020. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. – 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2000. Companhia das Letras 30 anos - Robert Darnton e Alberto Manguel, em São Paulo, 2016. Canal do YouTube; Disponível em: https://abrir.link/ZSK8Q. Acessado em 13 de outubro de 2020. CONVERSAS À JANELA | Pensamento utópico com Fátima Vieira. Artística Malvada-YouTube, 29 de junho de 2022 (58m48s). Disponível em: https://abrir.link/347R3. Acessado em 03 de Julho de 2022. CORTSIUS, Jan Brandt. Para o estudo comparativo da literatura. In:COUTINHO, Eduardo F.; CARVALHAL, Tania Franco (Orgs.). Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p.241-254. COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018. COSSON, Rildo; PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: _. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. Org. Regina Zilberman e Tania M. K. Rosing. São Paulo: Global, 2009, p. 61-79. COUTO, Mia. Guardar memórias, contar histórias e semear o futuro. Aula Magna proferida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 03.09.2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IZtc11Bn0M0. Acesso: 12/05/2018. CRISTINA, Beatriz; LIE, Camila; BARBUGIAN, Gabriela; IVELLADA, sabella; SILVA, Larissa; ROSA, Marcus De.; COLLANERI, Rafaella. A jornada da heroína do cinema. Medium: 24 de junho de 2019. Disponível em: https://medium.com/@jordaheroina/a-jornada-da-hero%C3%ADna-no-cinema-4289d6413de4 . Acessado em 25/10/2023. D’ELBOUX, Yannik. Por que somos eternos insatisfeitos? Especialistas analisam. Rio de Janeiro: Conversa UOL, 2014. Disponível em: https://bityli.com/pjxzNRCej. Acessado em 31/10/2022. Declaração Universal dos Direitos Humanos. BRASA. 06 setembroDE 2013. Disponível em: https://abrir.link/KwChd. Acesso em 17/07/2022. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2, Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. – São Paulo: Editora 34, 2012. DEPLAGNE, Luciana Calado; CAVALCANTI, Ildney (Orgs.) Utopias sonhadas/distopias anunciadas: feminismo, gênero e cultura queer na literatura. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. Disponível em: https://curt.link/59wDvB. Acessado em 06/04/2023. Disponível em: https://www.letras.mus.br/os-arrais/caneta-e-papel/ . Acessado em 19/10/2023. EDUARDO GALEANO - El Derecho al Delirio. Felipe Martins-Youtube, 24 de maio de 2012 (07m32s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z3A9NybYZj8. Acessado em 04 de julho de 2022. EMMONS, Robert A. Agradeça e seja feliz: como a ciência da gratidão pode mudar sua vida para melhor. Best Seller, 5ª edição, 2009. espaços: estudos sobre as condições do ensino do teatro em sala de Aula. São ESTEVE, José M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, António (org.) Profissão professor. Porto - PT: Porto Editora, 1999. FARIA, João Roberto. O estudo da dramaturgia brasileira no curso de Letras. Opiniões - Revista Dos Alunos De Literatura Brasileira, 2016, 5(8), 125-133. Disponível em: https://abrir.link/bScAV. Acessado em 10/07/2022. FESLKI, Rita. Introduction, New Literary History, v. 42, n. 2, p. V-IX, 2011. Florianópolis: EdUFSC, 2013. FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (Orgs.) Teatro e política. GT da ANPOLL Dramaturgia e Teatro 2019-2022. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: https://bityli.com/bwRH3. Acessado em 11/02/2023. FONSECA, Edson Nery da. A biblioteconomia brasileira no contexto mundial. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Brasília: INL, 1972. FORTUNATI, Vita. Utopia as a Literary Genre. In: Dictionary of Literary Utopias, Edited by Vita Fortunati and Raymond Trousson. Paris: Champion, 2000, p. 634-643. FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. FRAGA, Paulo Denisar. Utopia: roteiro de um conceito. Revista Espaço Acadêmico, 2016. Disponível em: https://abrir.link/39Gtu. Acessado em 07/01/2022. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 32. ed. São Paulo: Cortez, 1996 – Coleção Questões de Nossa Época; v.13. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. G1 PB. Peça 'Mambem-bê-a-bá' é encenada no teatro de Campina Grande. 05/03/2015. Disponível em: https://bityli.com/YyVCT. Acessado em 22/12/2022. GAARDER, Jostein; HAGERUP, Klaus. A biblioteca mágica de Bibbi Bokken. Tradução: Sonali Bertuol. Belo Horizonte: Boa Viagem, 2010. GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1992. GALEANO, Eduardo. As palavras andantes. Com gravuras de J. Borges. Tradução de Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 1994. GALEANO, Eduardo. El derecho al delírio (3 septiembre de 1940). Repositório UCA, 13 de abril de 2015. Disponível em: https://abrir.link/V5K8Y. Acessado em 04/07/2022. GOMES; André Luis; REIS, Maria da Glória Magalhães. “Quartas Dramáticas”: uma experiência com Encenação da Leitura. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (Org.). Teatro e Ensino (I) – Estratégias de Leitura do Texto Dramático. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p.41- 55. GRABENSTEIN, Chris. Fuga da biblioteca do Sr. Lemoncello. Tradução de Ananda Alves. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018. GRÜN, Anselm. A caminho: por uma teologia da peregrinação. Coleção Espiritualidade de Bolso. Tradução: Bianca Wandt. Petrópolis – RJ: Vozes, 2009. HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Brasil, 2009. HAVÉLY, Marc. A era do conhecimento. São Paulo: Unesp, 2010. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Estética. Poética. Lisboa: Guimarães Editores, 1964. HEISE, Eloá. Weltliteratur, um conceito transcultural. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 11, pp. 35-57, 2007. p. 51. (N.d.T.). Disponível em: https://abrir.link/4Iqt2. Acessado em 16/08/2022. HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2021. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014. HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução André Cechinel. 2.ed. Florianópolis-SC: Editora UFSC, 2012. HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. Tradudor: Lino Vallandro, Vidal Serrano. – 1 ed. – São Paulo: Mediafashion, 2016. IACOCCA, Liliana. Dois corações e quatro segredos: uma farsa poética. Ilustrações Miadaira; apresentação e organização Heloisa Prieto. – 1ª ed. – São Paulo: Salamandra, 2003. – (Coleção literatura em minha casa). IFLA. Normas para Bibliotecas Públicas. Federação Internacional de Associações de Bibliotecas. Seção de Bibliotecas Públicas. Tradução de Antônio Agenor Briquet de Lemos. São Paulo, Quíron; Brasília, INL, 1976. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kreschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996. JACOB, Christian. Prefácio. In: BARATIN, M.; JACOB, C. (Dir). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Ed. Da UFRJ, 2000, p. 10. JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: _. LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979. JITRIK, Noé. Estudiosculturales/estudiosliterarios. In: PEREIRA, Maria Antonieta, REIS, Eliana Lourenço (Org.). Literatura e Estudos Culturais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2000, p.29-41. JUNG, C. G. Chegando ao inconsciente. In: JUNG, C. G. (Org.). O homem e seus símbolos. 18ª. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000, p. 20-103. KLEON, Austin. Roube como um artista. São Paulo: Rocco, 2013. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2003. KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: thegrammarof visual design, 2006. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. Ed – Ática, 2008. LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: Leitura em crise na escola. As alternativas do professor. 10. ed., Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. LEONARD, Linda Schierse. The Wounded Woman: Healing the Father-Daughter Relationship. Athens: Swallow Press, 1982. LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Tradução Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. LEWIS, C. S. (Clives Staples), 1898-1963. Sobre histórias. Tradução Francisco Nunes. 1. ed. – Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018. LISBOA, Eliane. Dramaturgia e Teatro: Tensão Criativa. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 73–82, 2013. DOI: 10.5965/2358092501012002073. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3036. Acesso em 18/11/2023. LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Teatro infantil na sala de aula: diálogos com a cultura popular. In: ________. Teatro Infantil e Cultura Popular. Campina Grande: Bagagem, 2005, p. 15-43. LUSA. Biblioteca de Alcântara abre como espaço cultural comunitário em Lisboa. Público, 03 de Outubro de 2020. Disponível em: https://abrir.link/Tvse8. Acessado em 20 de maio de 2022. LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. Tradução Luís Carlos Borges. – Editora Senac: São Paulo, 2011. MACHADO, Elisa Campo. Bibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil. 2008. 184f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07012009-172507/publico/Tese.pdf. Acessado em 10/12/2022. MACHADO, Maria Clara. Hoje Tem Espetáculo: no País dos Prequetés. Literatura em minha Casa. São Paulo: Nova fronteira, 2001. MACHADO, Maria Clara. O diamante do Grão-Mogol. Ilustrações de Cecília Esteves. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2003. (Coleção literatura em minha casa; v.4, peça teatral). MACHADO, Maria Clara. Pluft, o fantasminha. Literatura em minha Casa. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2002. MÃE, Valter Hugo. Contos de cães e maus lobos. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2018. MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. – 6. Ed. – São Paulo: Global, 2004. MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. 2ª ed. Companhia das letras, 1997. MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972. Mapa de localização de Sumé-PB – IBGE, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Mapa-de-localizacao-da-area-de-estudo-Fonte-Adaptado-de-IBGE-2010_fig1_303920899. Acessado em 10/10/2019. MARCONDES, C. H; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia Brandão; SAYÃO, Luís. (orgs.). Bibliotecas Digitais: Saberes e Práticas. 2a ed. Salvador/Brasília, EDUFBA/IBICT, 2006. MARINHO, Raquel. Alberto Manguel: “eu tenho mais confiança na literatura do que na realidade. muitas vezes a realidade desilude-me”. Casa da América Latina (02 de outubro de 2020), Lisboa. Disponível em: https://abrir.link/uySsI. Acessado em 26 de novembro de 2020. McGONIGAL, Jane. A realidade em jogo: Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Tradução: Eduardo Rieche. – Rio de Janeiro: BestSeller, 2012. McGONIGAL, Jane. Reality Is Broken. Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. Penguin Press HC, 2011. McGONIGAL, Jane. SuperGame: Ubiquitous Play and Performance for Massively – Scaled Community. Modern Drama Journal, Special issue: Technology. 48:3 Fall, 2005. MEC - Resolução CNE/CP 1/2020. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de outubro de 2020, Seção 1, pp. 103-106. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file . Acessado em 16/01/2023. MELLO, Roger. Inês. Ilustração de Mariana Massarani. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 2015. MELO, Daniel. A Leitura Pública no Portugal Contemporâneo (1926-1987). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004. MENEGHELLI, Guilherme. Jornada do Herói: O conceito de Monomito de Joseph Campbell. Disponível em: https://abrir.link/Z1mrK. Acessado em 27 de dezembro de 2021. MIELIETINSKY, Eleazar. M. A poética do mito. Rio de Janeiro: Forense, 1987. MILANESI, Luis. O que é biblioteca. São Paulo: Editora Brasiliense. 5º edição, 1988. MILL, John Stuart. A sujeição das mulheres. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal - 39. Tradução: Débora Ginza. São Paulo: Escala, 2006. MORE, Thomas. Utopia. Traduzido por Beatriz S. S. Cunha. – Jandira, São Paulo: Principis, 2021. MORLEY, Henry. Introdução. In: MORE, Thomas. Utopia. Traduzido por Beatriz S. S. Cunha. – Jandira, São Paulo: Principis, 2021, p.7-11. MURDOCK, MAUREEN. A jornada da heroína: a busca da mulher para se reconectar com o feminino, Prefácio de Sandra Trabucco Valenzuela. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Sextante, 2022. MURMÚRIOS de Pedro e Inês. Dança em Diálogos - YouTube, 13 de outubro de 2019 (01m22s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uOMbh6w_hx8. Acessado em 19 de agosto de 2020. NAZARETH, Carlos Auguto. Trama: um olhar sobre o teatro infantil ontem e hoje. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012. NOGUEIRA, Renato. Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor. Rio de Janeiro: HarperCollins, Brasil, 2020. O HOBBIT. Direção: Peter Jackson. Produção Warner Bros. Pictures, New Line Cinema, Metro-Goldwyn-Mayer, WingNut Films. Nova Zelândia/Estados Unidos: Warner Bros, 2012. 1 DVD (462m). OSAKABE, Haquira. A pátria de Inês de Castro. In: IANNONE, Carlos A; GOBI, Márcia V. Z; JUNQUEIRA, Renata S (Orgs). Sobre as Naus da Iniciação: estudos portugueses de Literatura e História. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998, p.105-117. PARREIRAS, Ninfa. Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê – Belo Horizonte: RHJ, 2009. Paulo: UNESP, 2011 Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05062007-092024/publico/TeseCarmindamMendesAndre.pdf. Acessado em 28/11/2023. PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2015. PERRAULT, Charles. Contos de Perrault. Tradução Regina Regis Junqueira; ilustrações Gustave Doré. – Belo Horizonte: Villa Rica, Ed., 1999. PERROT, Michele. As Mulheres ou os Silêncios da História. Tradução Viviane Ribeiro. Bauru-SP: EDUSC, 2005. Plano Nacional de Leitura (PNL). A Leitura em Portugal. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE); Lisboa, 2007. Disponível em: https://abrir.link/GIcT7. Acessado em 13/10/2020. Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). Lei 13.696, de 12 de Julho de 2018. Disponível em: https://abrir.link/EKfOk. Acesso em: 17/07/2022. PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1970. Prefeitura de Sumé inaugura Centro de Formação de Professores. Sume.pb.gov.br, Set 19, 2022. Disponível em: https://shre.ink/1vYx. Acessado em 12/01/2023. Projeto de Lei do Senado Federal Nº 28, de 2015, em que se Institui a Política Nacional de Bibliotecas. Disponível em: file:///C:/Users/BRUNO/Downloads/MATE_TI_160644.pdf. Acessado em 13 de outubro de 2020. PROPP, Vladimir. Morphologie du Conte. Paris, Gallimard, 1970. RAMALHO, Lourdes. Malasartes Buenas Artes. SextilhasdeLourdes - Instagram. Disponível em: https://shre.ink/1Wcf. Acessado em 21/01/2023. RAMALHO, Lourdes. O diabo religioso. Portal do Teatro na Escola, 2016. Disponível em: https://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/o-diabo-religioso. Acessado em 23/08/2022. RAMALHO, Lourdes. O príncipe valente. @lourdesnramalho. Disponível em: https://abre.ai/gzWP. Acessado em 23/08/2022. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. A feira; O trovador encantado. Organização de Ria Lemaire. Campina Grande: EDUEPB, 2011. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Anjos de Caramelada. In: RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria roupa de palha e outros textos para crianças. Vol. 1. Organização e introdução: Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio. Campina Grande: Editora Bagagem, 2008, p. 25-50. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Corrupio e Tangará. In: RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria roupa de palha e outros textos para crianças. Vol. 1. Organização e introdução: Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio. Campina Grande: Editora Bagagem, 2008, p. 93-109. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria roupa de palha e outros textos para crianças. Vol. 1. Organização e introdução: Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio. Campina Grande: Editora Bagagem, 2008. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria Roupa de Palha. In: RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria roupa de palha e outros textos para crianças. Vol. 1. Organização e introdução: Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio. Campina Grande: Editora Bagagem, 2008, p. 69-91. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria Roupa de Palha. Portal Teatro na escola, 2016. Disponível:https://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/maria-roupa-de-palha. Acessado em 23/03/2021. RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Novas Aventuras de João Grilo. In: RAMALHO, Maria de Lourdes Nunes. Maria roupa de palha e outros textos para crianças. Vol. 1. Organização e introdução: Valéria Andrade e Ana Cristina Marinho Lúcio. Campina Grande: Editora Bagagem, 2008, p. 51-76. RAMOS, Fabiana. ALVES, Maria de Fátima. OLIVEIRA, Patrícia F.N de. Letramento Literário e Alfabetização: refletindo sobre os caminhos possíveis. In: Letramentos em Linguagem – PNAIC Paraíba / Evangelina Maria Brito de Faria, Lúcia Giovanna Duarte de Melo, Marianne Bezerra Cavalcante, Terezinha Alves Fernandes (organizadoras). – João Pessoa: EdUFPB, 2014. RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; ALMEIDA, Leandro de Sousa; SOUSA, Rafael Barros de. Leitura e Literatura: uma reflexão sobre poesia e formação de leitores. Brasil: Novas Edições Acadêmicas, 2020. Disponível em: https://bityli.com/qB1Pl. Acessado em 19/02/2023. Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). Disponível em: https://rnbc.org.br/a-rnbc/. Acessado em 13/10/2020. REIS, Carlos. 2017. Para uma teoria da figuração. Sobrevidas da personagem ou um conceito em movimento. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 2, pp. 129-136. Disponível em: https://bit.ly/3BNYSIW. Acessado em 19/05/2023. Reunião extraordinária Consuni/Consepe - Doutora Honoris Causa à Lourdes Ramalho. TV Rede UEPB – YouTube, 27 de novembro de 2020 (1:49m45s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RfCaEjwQ8o4. Acessado em 07/01/2023. ROCCO, Maria Tereza Fraga. Literatura/ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981. RODRIGUES, Mancho. Histórias com Lourdes Ramalho. In: Lourdes Ramalho 100 anos. Correio das Artes, Editora A União, João Pessoa, 2020, p. 18-19. ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo. Letramento, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019. RORTY, Amélie O. (Ed.). The Identities of Persons. Berkeley and Los Angeles: The Univ. of California Press, 1976. ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985. ROSENFELD, Anatold. Literatura e personagem. In: A personagem de ficção, série debates: Literatura. São Paulo: Perspectiva, 2002. ROSING, Tânia. Apresentação. In: Marli S. Carrard Sitta e Cilene Maria Potrich. Teatro: espaço de educação, tempo para a sensibilidade: Passo fundo, 2005. SÁ, Ariane Norma de Menezes. O pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os desafios da Educação Básica e Superior. In: SÁ, Ariane Norma de Menezes; FILHO, Geraldo Dantas Silvestre (Orgs.). Formação continuada de professores em rede: a experiência do PNEM na Paraíba. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 13-24. SÁ, Nelson de. Tragédia para crianças? Folha de São Paulo: Folhinha. 26/04/2014. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/folhinha/2014/04/1445534-tragedia-para-crianca-confira-versoes-infantis-de-shakespeare.shtml. Acessado em 09/01/2021. SAINT-EXUPÉRY, Antoine de, 1900-1944. O Pequeno Príncipe. Com aquarelas do autor; tradução de Dom Marcos Barbosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. SANT´ANNA, Catarina. Teatro na escola: viver o paragdigmaholimônico na educação. Revista de Educação Pública, v.4, n.5, jan./jun., Cuiabá: EDUFMT, 1995, p. 33-45. SANTAELLA, Lúcia. O Leitor Ubíquo e suas consequências para a educação. Coleção Agrinho, 2013. Disponível em: https://shre.ink/1ZlD. Acessado em: 13/07/2020. SANTOS, Manoel Camilo dos. Viagem ao País de São Saruê. E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, n.º 4, 2005. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/931.pdf. Acessado em 06/07/2022. SCHNEIDER, Raquel Elisabete Finger; TOROSSIAN, Sandra Djambolakdijan. Contos de fadas: de sua origem à clínica contemporânea. Psicologia em revista, Belo Horizonte, 2009. SCHWARCZ, Lilia M. A longa viagem da biblioteca dos reis. São Paulo: companhia das letras, 2002. SHAKESPEARE, William. Sonhos de uma noite de verão. Tradução e adaptação Walcyr Carrasco; ilustrações Odilon Moraes. 1ª ed. – São Paulo: Global, 2003. – (Coleção literatura em minha casa). SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura e realidade brasileira. Porto alegre: Mercado Aberto, 1997. SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Biblioteconomia e interdisciplinaridade. Brasília, Capes: UAB, 2018. SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Biblioteconomia e interdisciplinaridade / Jonathas Luiz Carvalho Silva; [leitor] Gustavo Silva Saldanha. – Brasília-DF: CAPES: UAB; Rio de Janeiro-RJ: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/abwV4. Acessado em 12/07/2023. SILVA, Marcelo Medeiros da. Da prática escolar da leitura literária: esboços de uma cartografia. In.: MEDEIROS, Aldinida (Org.) Literatura e linguagens: estudos críticos. João Pessoa: Idéia, 2009, p. 117-138. SIMPSON, J. (ed.). (2017). Oxford English Dictionary (3ª ed.). Disponível em: http://www.oed.com. Acessado em 18/11/2022. SOARES, Maria Luísa Couto. Utopia: realidades possíveis ou possíveis realidades? Cultura [Online], vol. 36 | 2017, posto online no dia 11 dezembro 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/cultura/3778 Acessado em 03 de Julho de 2022. SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2ª ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008, 1664p. SOUSA, Rafael Barros de. Inês&Nós em perspectiva: um jogo sério para a formação leitora e o diálogo intercultural pela mediação do mito de Inês de Castro. 153 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3788. Acessado em 27/10/2022. STARHAWK. Dreaming the dark: magic, sex and politics. Boston: Beacon Press, 1982. STEPHANI, Adriana D; TINOCO, Robson C. A formação dos professores mediadores de leitura literária: os desafios atuais. Anais. Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa-SIELP. V. 3, N1. Uberlândia, EDUFU, 2014.Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/11/1045.pdf. Acessado em 16/04/2020. SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública brasileira: desempenho e perspectivas. São Paulo: LISA; [Brasília]: INL, 1980. SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno 1880-1950. Tradução Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001. TEIXEIRA, Duda. O calcanhar do Aquiles e outras histórias curiosas da Grécia Antiga. Ilustrado por Gilmar Fraga. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2007. THOMPSON, Kate. A biblioteca secreta de Londres. Tradução Juliana Romeiro. 1. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2023. TOLKIEN, J.R.R. Sobre histórias de fadas. Tradução Ronald Kyrmse. 1ª ed. São Paulo: Conrad, 2006. Trad. Renato Aguiar. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. UEPB concede título de doutora honoris causa a Lourdes Ramalho. Portal Correio, João Pessoa: 30/11/2020. Disponível em: https://shre.ink/1tfR. Acessado em 07/01/2023. UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas de 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf . Acessado em 12/10/2020. VALLEJO, Irene. O infinito em um junco: a invenção dos livros no mundo antigo. Tradução Ari Roitman, Paulina Wacht. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022. VASCONCELOS, Paulo Sérgio. Cupido e Psiquê e outras narrativas da literatura mundial. São Paulo: Objetivo Sol, 2014. VIEIRA, Fátima. A Comunicação de Ciência e o modo de pensar Utópico: uma Visão para 2030. In: FIGUEIREDO, Carla; PINTO, Daniela; MANARTE, Joana; DOTTA, Leanete Thomas; LIMA, Louise; PEREIRA, Maria João; SAMPAIO, Marta; RODRIGUES, Raquel; PINHEIRO, Sara; FREIRE, Thiago. II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação. EDIÇÃO CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), 2021, p. 15-22. Disponível em: file:///C:/Users/Leandro/Downloads/RE-IMAGINAR%20A%20COMUNICA%C3%87%C3%83O_F%C3%81TIMA%20VIEIRA.pdf. Acessado em 18/08/2022. Vieira, Fátima. The concept of utopia. In: The Cambridge Companion to Utopian Literature. CLAEYS, Gregory (Ed.). Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 3-27. doi:10.1017/CCOL9780521886659.001. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/abs/cambridge-companion-to-utopian-literature/concept-of-utopia/040609115EA2808445B0AA6E479C611D. Acessado em 29/08/2022. VINCENZO, Elza Cunha de. Um teatro da mulher: dramaturgia feminina no palco brasileiro contemporâneo. Vol. 127 de Coleção Estudos. - São Paulo, Edusp, 1992. VIVIR QUINTANA – Canción sin miedo ft. El Palomar. Vivir Quintana - YouTube, 07 de março de 2020 (03m48s). Disponível em: https://youtu.be/VLLyzqkH6cs. Acessado em 19 de agosto de 2020. WISNIEWSKI, Ivone A. P. Biblioteca: contribuições para a formação do leitor. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – III Econtro Sul Brasileiro de Psicopedagogia – PUCPR, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3102_1701.pdf . Acessado em 12/10/2020. YAZBEK, Samir. O fingidor. Ilustrações Robson Araújo. Literatura em minha Casa. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2002. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar; tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. ZUMTHOR, Paul (1915-95). Performance, recepção, leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu Editora, 2018.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLourdes Ramalhopor
dc.subjectMaria Roupa de Palhapor
dc.subjectMétodo LerAtospor
dc.subjectBibliotecas plurifuncionaispor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLourdes Ramalho e o método LerAtos na formação de professoras Leiautoras Utópicas em bibliotecas de Portugal e do Brasilpor
dc.title.alternativeLourdes Ramalho and the ReadActs Method in the training of Utopian Reading Teachers in libraries in Portugal and Brazilpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA.pdfPDF - Leandro de Sousa Almeida9.78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito da TESE.pdfTermo de depósito198.87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.