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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5019
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mecanismo da “cultura da honra” na dramaturgia ramalhiana: análise-interpretação de Chã dos esquecidos |
Autor: | Lima, Layze Mariana Tenório de |
Primeiro orientador: | Maciel, Diógenes André Vieira |
Primeiro membro da banca: | Moura, Monize Oliveira |
Segundo membro da banca: | Silva, Marcelo Medeiros da |
Resumo: | Trata-se de uma proposta de análise-interpretação de Chã dos Esquecidos [1977 ou 1978], de Lourdes Ramalho, um texto que continua formalizando temas alusivos à representação da regionalidade nordestina, mas que inaugura uma nova abordagem estético-formal na obra da autora, um projeto de tragédia fundamentada em uma perspectiva melodramática (Maciel, 2020). A trama aborda as vivências de dois núcleos familiares conflituosos, marcados pelas disputas da terra que nomeia a peça e pela defesa da honra familiar, porém a ação também aponta para uma problemática social mais ampla, a migração nordestina para o Norte do pais, durante o ciclo de exploração da borracha. Portanto, objetivo discutir a intervenção da cultura da honra nas tensões e nos embates entre os indivíduos durante a ação, tendo em vista que a região tomada como espaço referencial e simbólico, o Nordeste, ainda é marcada por resíduos do patriarcalismo, e por isso, utiliza as regras da honra para ditar os modos de ser-homem e ser-mulher na localidade (Fischer, Manstead e Rodriguez-Mosquera, 1999; Pitt-Rivers, 1965). Dessa maneira, também é meu interesse analisar como se constroem e se articulam as relações entre os gêneros diante da necessidade de preservar a honra familiar, que, nesse contexto sociocultural, é associada aos papéis exercidos pelo feminino frente aos cuidados com o lar e o policiamento dos seus afetos, mas, esta ótica, quando subvertida, ativa as engrenagens dessa cultura da honra, corroborando para desfecho trágico da trama. Por fim, a partir das contribuições de Williams (2002), Szondi (2004; 2011) e Sarrazac (2013; 2017), volto-me para os elementos estéticos-formais do texto em estudo, que, ao serem associados à uma atmosfera rural tradicionalista que oprime os sujeitos sociais, em sua maioria mulheres, fronte a uma cultura da hora, apontam para a formalização do trágico em tempos modernos. |
Abstract: | This is a proposed analysis-interpretation of Chã dos Esquecidos [1977 or 1978], by Lourdes Ramalho, a text that continues to formalize themes alluding to the representation of northeastern regionality, but which inaugurates a new aesthetic-formal approach in the author's work, a tragedy project based on a melodramatic perspective (Maciel, 2020). The plot addresses the experiences of two conflicting families, marked by disputes over the land that names the play and the defense of family honor, but the action also points to a broader social problem, the northeastern migration to the North of the country, during the rubber exploitation cycle. Therefore, the objective is to discuss the intervention of the culture of honor in the tensions and conflicts between individuals during the action, considering that the region taken as a referential and symbolic space, the Northeast, is still marked by residues of patriarchalism, and therefore, uses the rules of honor to dictate the ways of being a man and being a woman in the locality (Fischer, Manstead and Rodriguez-Mosquera, 1999; Pitt-Rivers, 1965). In this way, it is also my interest to analyze how relationships between genders are constructed and articulated in view of the need to preserve family honor, which, in this sociocultural context, is associated with the roles played by women in caring for the home and policing. of their affections, but this perspective, when subverted, activates the gears of this culture of honor, contributing to the tragic outcome of the plot. Finally, based on the contributions of Williams (2002), Szondi (2004; 2011) and Sarrazac (2013; 2017), I turn to the aesthetic-formal elements of the text under study, which, when associated with a rural atmosphere traditionalism that oppresses social subjects, the majority of whom are women, in the face of a current culture, points to the formalization of the tragic in modern times. |
Palavras-chave: | Cultura da honra Trágico moderno Patriarcado residual |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | LIMA, L. M. T. Mecanismo da “cultura da honra” na dramaturgia ramalhiana: análise-interpretação de Chã dos esquecidos. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5019 |
Data de defesa: | 11-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
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