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dc.creatorLima, Erika Carla Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455390685514869por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Paulo Eduardo e Silva-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Eujessika Katielly Rodrigues-
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Tereza do Nascimento Sales Figueiredo-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Danilo de Almeida-
dc.date.accessioned2024-05-27T13:48:07Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationLIMA, Érika Carla Silva de. Perfil de idosos com Diabetes Mellitus tipo 2 monitorados remotamente através da plataforma Sênior Saúde Móvel. 2024. 66 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4982-
dc.description.resumoIntrodução: Com o aumento da expectativa de vida da população em geral, houve uma transição epidemiológica e as doenças crônicas não transmissíveis aumentaram significativamente. Dentre as principais doenças crônicas do idoso destaca-se o diabetes mellitus. Atualmente, estima-se que a população mundial com diabetes seja da ordem de 387 milhões e que alcance 471 milhões em 2035. Tendo em vista que as alterações fisiológicas do envelhecimento são agravadas pela presença de doenças crônicas, observa-se a capacidade de capturar e rastrear passivamente as atividades diárias e sinais vitais como um mecanismo de detectar mudanças relevantes na capacidade do indivíduo com mais precisão e eficiência do que outras estratégias comuns. Objetivo: Descrever o perfil de idosos portadores de diabetes mellitus tipo 2 através do sistema Sênior Saúde Móvel. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo observacional com caráter transversal desenvolvido no setor de fisioterapia da Clinica de Endocrinologia Dr. Antônio Fernandes na cidade de Campina Grande, Paraíba. A amostra da pesquisa foi composta por 34 idosos com diabetes mellitus tipo 2. Os dados foram armazenados em planilhas de Excel e posteriormente enviados ao software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) v. 22.0, onde foi realizada a estatística descritiva. As variáveis numé-ricas foram descritas como média e desvio padrão e as variáveis categóricas foram descritas como frequência. Os dados provenientes dos smartwatches referentes a número e média de passos, frequência cardíaca e sono foram extraídos da plataforma Sênior Saúde Móvel, por um período de período de 7 dias, através do Grafana, uma aplicação web de análise de código aberto multiplataforma que permite uma visualização interativa e a extração de dados provenientes do sistema de monitoramento e foram descritas como média e desvio padrão. Resultados: A amostra da pesquisa foi composta por 34 idosos com diagnóstico de DM2 com prevalência do sexo feminino (73,5%, n=25) e média de idade total de 67,56 ± 6,61 anos com faixa etária entre 60 e 83 anos. Com relação ao tempo de diagnóstico de DM2, o tempo mínimo foi de 3 anos e o tempo máximo de diagnóstico foi de 15 anos com uma média de 8,21 ± 2,86 e a HbA1C com o mínimo de de 6,9% e máximo de 14,8% com média de 8,92 ± 1,90. A amostra obteve uma média de passos diários de 5253,57 ±2442,97. Quanto aos dados de sono captados pelo dispositivo smartwatch, foi observado nesse estudo as médias dos estágios de sono em minutos entre os idosos da amostra, para a duração do sono em minutos obteve uma média da amostra total (n=34) de (351,64 ± 97,05). Na variável de FC obteve os dados de FCmáx, FC média e FCmín, onde a FCmáx foi de 140,35 ± 16,55 bpm, na FC média 78,32 ± 8,59 bpm) e na FCmín 52,18 ± 6,44 bpm. Conclusão: As descobertas do presente estudo podem ter implicações importantes para a prática clínica no que diz respeito à tecnologia de monitoramento que permite o rastreio remoto e contínuo durante a vida cotidiana, apoiando a independência, o funcionamento e a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que fornece desencadeadores clínicos importantes a partir do uso de dispositivos vestíveis. Isto não se aplicaria apenas a atividade física, mas também à ampla distribuição de intervenções, uma vez que os dispositivos vestíveis têm o potencial de facilitar a mudança de comportamento.por
dc.description.abstractIntroduction: With the increase in life expectancy of the general population, there was an epidemiological transition and chronic non-communicable diseases increased significantly. Among the main chronic diseases of the elderly, diabetes mellitus stands out. Currently, it is estimated that the world population with diabetes is around 387 million and will reach 471 million in 2035. Considering that the physiological changes of aging are aggravated by the presence of chronic diseases, based on the aspects exposed in the literature, observed the abil-ity to passively capture and track daily activities, heart rate, steps, active minutes sleep, being able to detect relevant changes in the individual's capacity with more precision and efficiency than other common strategies. Objective: To describe the profile of elderly people with type 2 diabetes mellitus through the Senior Mobile Health system. Materials and Methods: This is an observational, cross-sectional study developed in the physiotherapy sector of the Dr. Antônio Fernandes Endocrinology Clinic in the city of Campina Grande, Paraíba. The re-search sample consisted of 34 elderly people with type 2 diabetes mellitus. The data were stored in Excel spreadsheets and later sent to the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) v. software. 22.0, where descriptive statistics were performed. Numerical variables were described as mean and standard deviation and categorical variables were described as frequency. Data from smartwatches regarding number and average of steps, heart rate and sleep were extracted from the Senior Saúde Móvel platform, for a period of 7 days, through Grafana, a multiplatform open source analysis web application that allows a interactive visu-alization and extraction of data from the monitoring system and were described as mean and standard deviation. Results: The research sample consisted of 34 elderly people diagnosed with DM2 with a prevalence of females (73.5%, n=25) and a total average age of 67.56 ± 6.61 years with an age range between 60 and 83 years. . Regarding the time of diagnosis of DM2, the minimum time was 3 years and the maximum time of diagnosis was 15 years with an av-erage of 8.21 ± 2.86 and HbA1C with a minimum of 6.9% and maximum of 14.8% with an average of 8.92 ± 1.90. The sample had an average daily steps of 5253.57 ±2442.97. Regard-ing the sleep data captured by the smartwatch device, this study observed the average sleep stages in minutes among the elderly in the sample, for the duration of sleep in minutes, an average for the total sample (n=34) was (351, 64 ± 97.05). In the HR variable, data on HRmax, mean HR and HRmin were obtained, where the HRmax was 140.35 ± 16.55 bpm, the average HR was 78.32 ± 8.59 bpm) and the HRmin was 52.18 ± 6, 44 bpm. Conclusion: The findings of the present study may have important implications for clinical practice with regard to monitoring technology that enables remote and continuous screening during every-day life, supporting independence, functioning and quality of life, while also provides im-portant clinical triggers from the use of wearable devices. This would not only apply to physi-cal activity, but also to the broad distribution of interventions, as wearable devices have the potential to facilitate behavior change.eng
dc.description.provenanceSubmitted by erika.carla.silva.lima@aluno.uepb.edu.br (erika.carla.silva.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-19T15:02:20Z No. of bitstreams: 2 DS - Érika Carla Silva de Lima.pdf: 2387990 bytes, checksum: b8885b32300c883c5863ef57979956a2 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 156004 bytes, checksum: a725097eb8400f16e5403c0cb62c25a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: erika.carla.silva.lima@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Erika Carla Silva de Lima Matrícula: 2021171204 Prezada senhora Erika Carla Silva de Lima, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos estão diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Procure seguir a configuração do modelo. Uma sugestão: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ciência e Tecnologia em Saúde. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. Observe a configuração no modelo. 03. A quantidade total de folhas da obra, XXXX folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com XXXX páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, Se não houvesse alteração no total de folhas do trabalho acadêmico devido aos demais ajustes, a paginação da FC deveria ser igual a XXXX ( XXXX - 2 ). A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 04. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos estão diferentes, é preciso escolher um entre os dois. 12. Procure seguir a configuração do modelo. Sugestão: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Ciência e Tecnologia em Saúde. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. 05. Deixe o texto da DEDICATÓRIA com a fonte normal, sem nenhum destaque gráfico diferente do texto padrão, seguindo a ABNT NBR 14724:2011. A mesma regra se aplica ao texto da epígrafe. 06. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 07. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. No mais, a configuração geral dessa página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 08. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. 09. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer uma diferenciação e uniformização, recomenda-se que deixe todos os títulos das seções secundárias em negrito, como já estão todas elas no corpo da obra. Comparar com a configuração do modelo. “Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024::2012” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 10. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 13 (15 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 11. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 12. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. 13. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 14. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. É preciso corrigir todos os elementos que estão apresentando essa anormalidade. 15. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS”, na atual página 25, deveria ser iniciada na página seguinte. A seção primária “5 RESULTADOS”, atualmente na página 32, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 15. Na atual página 41 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. Além disso, para manter o padrão de cor da fonte recomendado pela norma ABNT NBR 14724:2011, seguido pelo modelo da Biblioteca Central, a cor azul dos links nas referências tem que ser mudada para a cor preta. 16. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 17. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, deixe visível a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-04-19T16:16:55Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by erika.carla.silva.lima@aluno.uepb.edu.br (erika.carla.silva.lima@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-29T20:03:22Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 163542 bytes, checksum: e7d446aab35c6a8a2639e1c1845d935f (MD5) DS - ÉRIKA CARLA SILVA DE LIMA.pdf: 1624457 bytes, checksum: 881486f92dce40fb84b4208ce3a68449 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectSaúde do idosopor
dc.subjectMonitoramento remotopor
dc.subjectDispositivos vestíveispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.subject.cnpqMETODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAOpor
dc.titlePerfil de idosos com Diabetes Mellitus tipo 2 monitorados remotamente através da plataforma Sênior Saúde Móvelpor
dc.typeDissertaçãopor
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