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dc.creatorSilva, Ricardo Jerônimo da-
dc.contributor.advisor1Silva, Josevânia da-
dc.date.accessioned2024-05-27T13:28:44Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo. Diversidade sexual e identidade de gênero: vulnerabilidades psicossociais em adolescentes no contexto escolar. 2024. 82 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4979-
dc.description.resumoEntre os diversos fenômenos marcados por estigmas na escola, destaca-se o preconceito relacionado às questões de gênero e sexualidade, os quais geram sofrimento psíquico e estão associados a contextos sociais e de vulnerabilidades. Os Parâmetros Curriculares Nacionais defendem que a escola deve facilitar o acolhimento e o debate de diversas questões, com ênfase na diversidade sexual e na identidade de gênero. Este estudo teve como objetivo geral analisar a diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar sob a perspectiva de estudantes adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram, de maneira não probabilística e acidental, 13 adolescentes estudantes de uma escola pública estadual de tempo integral, localizada na zona oeste de Campina Grande-PB, na periferia da cidade, com idades entre 15 e 18 anos, regularmente matriculados no ensino médio (1ª série até a 3ª série). Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada e o questionário sociodemográfico. Os dados oriundos do questionário sociodemográfico foram analisados por meio de estatística descritiva. As respostas obtidas nas entrevistas foram analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo categorial temática. Durante a realização desta pesquisa, foram rigorosamente seguidas todas as diretrizes éticas para estudos envolvendo seres humanos, conforme estabelecido pela Resolução 466/2012. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou três categorias temáticas: 1. Diversidade sexual; 2. Identidade de gênero; e 3. A escola no contexto da diversidade sexual e da identidade de gênero, e oito subcategorias, abrangendo 156 unidades de conteúdo. Os relatos evidenciaram vivências de preconceito, exclusão e vulnerabilidades. Outros relatos tratam sobre espaços de acolhimento e escuta. Foi possível perceber que, apesar dos esforços da escola em promover práticas de inclusão e metodologias para debates e discussões sobre diversidade, a pesquisa indicou que, para muitos estudantes adolescentes, a escola ainda é percebida como um espaço de exclusão e não acolhimento.por
dc.description.abstractAmong the various phenomena marked by stigmas in school, prejudice related to gender and sexuality issues stands out, which generate psychological suffering and are associated with social contexts and vulnerabilities. The National Curricular Parameters argue that he school should facilitate the welcoming and debate of various issues, with an emphasison sexual diversity and gender identity. This study aimed to analyze sexual and gender diversity in the school environment from the perspective of adolescent students. For this purpose, a cross-sectional, descriptive, and exploratory study was carried out, with a qualitative approach. Thirteen adolescents studying at a full-time state public school located in the western zone of Campina Grande-PB, on the outskirts of the city, aged between 15 and 18 years, regularly enrolled in high school (1st to 3rd grade), participated in a non-probabilistic and accidental manner. Semi-structured interviews and a sociodemographic questionnaire were used as data collection tools. The data from the sociodemographic questionnaire were analyzed using descriptive statistics. The answers obtained in the interviews were analyzed using the thematic categorical content analysis technique. During this research, all ethical guidelines for studies involving human beings, as established by Resolution 466/2012, were strictly followed. The content analysis of the interviews highlighted three thematic categories: 1. Sexual diversity; 2. Gender identity; and 3. The school in the context of sexual diversity and gender identity, and eight subcategories, covering 156 units of content. The reports showed experiences of prejudice, exclusion, and vulnerabilities. Other accounts deal with spaces for welcoming and listening. It was possible to see that, despite the school's efforts to promote inclusive practices and methodologies for debates and discussions on diversity, the research indicated that, for many adolescent students, the school is still perceived as a space of exclusion and non-welcoming.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Silva (ricardo.jeronimo.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-23T17:15:04Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO.pdf: 1090972 bytes, checksum: 61a2d80ea397bd148033c55ce029a988 (MD5) Termo Depósito BDTD.pdf: 89841 bytes, checksum: 3759ffa9171b6eb77fe3e8e8b570a9d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: ricardo.jeronimo.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Ricardo Jerônimo da Silva Matrícula: 2021251109 Prezado senhor Ricardo Jerônimo da Silva, boa tarde. Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como está informado no termo de depósito BDTD em PDF que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Nos metadados da BDTD também é preciso informar a agência de fomento no respectivo campo. 02. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. É preciso salientar que somente o texto completo da obra é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. No caso presente, o acesso está livre a partir de 14/05/2024, conforme escolha do autor. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-23T17:54:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Silva (ricardo.jeronimo.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-23T18:21:31Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO.pdf: 1090972 bytes, checksum: 61a2d80ea397bd148033c55ce029a988 (MD5) Termo Depósito BDTD - FIM.pdf: 74757 bytes, checksum: cd1a0a69dfe49d09c637e522c49de65c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: ricardo.jeronimo.silva@aluno.uepb.edu.br Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Precisamos saber se a obra recebeu ou não apoio da CAPES. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Ricardo Jerônimo da Silva Matrícula: 2021251109 Prezado senhor Ricardo Jerônimo da Silva, boa tarde. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS No termo de depósito BDTD em PDF continua marcada a opção de que a pesquisa recebeu apoio da CAPES. No entanto, nem nos agradecimentos da dissertação nem nos metadados da BDTD essa informação está presente, como deveria estar para evitar qualquer divergência. Há duas alternativa para a inspeção prosseguir e a submissão ser aceita: 1 - O senhor marcou a opção CAPES no termo de depósito BDTD em PDF de forma acidental. Nesse caso, efetue nova submissão com a opção desmarcada e tudo ficará resolvido. 2 - A pesquisa realmente recebeu apoio da CAPES. Nesse caso, coloque a referência obrigatória à CAPES nos agradecimentos da dissertação como foi explicado no último relatório e insira nos metadados da BDTD o nome dessa agência. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-23T18:46:43Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Silva (ricardo.jeronimo.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-23T18:52:14Z No. of bitstreams: 2 Termo Depósito BDTD - FIM.pdf: 74757 bytes, checksum: cd1a0a69dfe49d09c637e522c49de65c (MD5) DISSERTAÇÃO.pdf: 1091280 bytes, checksum: 619940d89992075212e2d1c34d5c1ac4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-05-23T19:08:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo Depósito BDTD - FIM.pdf: 74757 bytes, checksum: cd1a0a69dfe49d09c637e522c49de65c (MD5) DISSERTAÇÃO.pdf: 1091280 bytes, checksum: 619940d89992075212e2d1c34d5c1ac4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-27T13:28:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo Depósito BDTD - FIM.pdf: 74757 bytes, checksum: cd1a0a69dfe49d09c637e522c49de65c (MD5) DISSERTAÇÃO.pdf: 1091280 bytes, checksum: 619940d89992075212e2d1c34d5c1ac4 (MD5) Previous issue date: 2024-03-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectVulnerabilidade em saúdepor
dc.subjectDiversidade sexualpor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleDiversidade sexual e identidade de gênero: vulnerabilidades psicossociais em adolescentes no contexto escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
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