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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diversidade sexual e identidade de gênero: vulnerabilidades psicossociais em adolescentes no contexto escolar
Autor: Silva, Ricardo Jerônimo da
Primeiro orientador: Silva, Josevânia da
Resumo: Entre os diversos fenômenos marcados por estigmas na escola, destaca-se o preconceito relacionado às questões de gênero e sexualidade, os quais geram sofrimento psíquico e estão associados a contextos sociais e de vulnerabilidades. Os Parâmetros Curriculares Nacionais defendem que a escola deve facilitar o acolhimento e o debate de diversas questões, com ênfase na diversidade sexual e na identidade de gênero. Este estudo teve como objetivo geral analisar a diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar sob a perspectiva de estudantes adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram, de maneira não probabilística e acidental, 13 adolescentes estudantes de uma escola pública estadual de tempo integral, localizada na zona oeste de Campina Grande-PB, na periferia da cidade, com idades entre 15 e 18 anos, regularmente matriculados no ensino médio (1ª série até a 3ª série). Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos a entrevista semiestruturada e o questionário sociodemográfico. Os dados oriundos do questionário sociodemográfico foram analisados por meio de estatística descritiva. As respostas obtidas nas entrevistas foram analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo categorial temática. Durante a realização desta pesquisa, foram rigorosamente seguidas todas as diretrizes éticas para estudos envolvendo seres humanos, conforme estabelecido pela Resolução 466/2012. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou três categorias temáticas: 1. Diversidade sexual; 2. Identidade de gênero; e 3. A escola no contexto da diversidade sexual e da identidade de gênero, e oito subcategorias, abrangendo 156 unidades de conteúdo. Os relatos evidenciaram vivências de preconceito, exclusão e vulnerabilidades. Outros relatos tratam sobre espaços de acolhimento e escuta. Foi possível perceber que, apesar dos esforços da escola em promover práticas de inclusão e metodologias para debates e discussões sobre diversidade, a pesquisa indicou que, para muitos estudantes adolescentes, a escola ainda é percebida como um espaço de exclusão e não acolhimento.
Abstract: Among the various phenomena marked by stigmas in school, prejudice related to gender and sexuality issues stands out, which generate psychological suffering and are associated with social contexts and vulnerabilities. The National Curricular Parameters argue that he school should facilitate the welcoming and debate of various issues, with an emphasison sexual diversity and gender identity. This study aimed to analyze sexual and gender diversity in the school environment from the perspective of adolescent students. For this purpose, a cross-sectional, descriptive, and exploratory study was carried out, with a qualitative approach. Thirteen adolescents studying at a full-time state public school located in the western zone of Campina Grande-PB, on the outskirts of the city, aged between 15 and 18 years, regularly enrolled in high school (1st to 3rd grade), participated in a non-probabilistic and accidental manner. Semi-structured interviews and a sociodemographic questionnaire were used as data collection tools. The data from the sociodemographic questionnaire were analyzed using descriptive statistics. The answers obtained in the interviews were analyzed using the thematic categorical content analysis technique. During this research, all ethical guidelines for studies involving human beings, as established by Resolution 466/2012, were strictly followed. The content analysis of the interviews highlighted three thematic categories: 1. Sexual diversity; 2. Gender identity; and 3. The school in the context of sexual diversity and gender identity, and eight subcategories, covering 156 units of content. The reports showed experiences of prejudice, exclusion, and vulnerabilities. Other accounts deal with spaces for welcoming and listening. It was possible to see that, despite the school's efforts to promote inclusive practices and methodologies for debates and discussions on diversity, the research indicated that, for many adolescent students, the school is still perceived as a space of exclusion and non-welcoming.
Palavras-chave: Vulnerabilidade em saúde
Diversidade sexual
Identidade de gênero
Ensino médio
Área(s) do CNPq: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
Citação: SILVA, Ricardo. Diversidade sexual e identidade de gênero: vulnerabilidades psicossociais em adolescentes no contexto escolar. 2024. 82 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4979
Data de defesa: 14-Mar-2024
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

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