Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4978
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Decisões didáticas e o cálculo diferencial: uma categorização das atividades de um professor |
Autor: | Gonçalves, Maria Iane de Araújo |
Primeiro orientador: | Menezes, Marcus Bessa de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Tony Regy Ferreira da |
Segundo membro da banca: | Cavalcante, José Luiz |
Terceiro membro da banca: | Almeida, Fernando Emílio Leite de |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo central analisar as consequências das Decisões Didáticas tomadas pelo professor na construção de um Milieu para o ensino de Cálculo Diferencial. De maneira específica, identificar, a partir de entrevistas, as DD tomadas pelo professor de matemática na construção desse Milieu; em seguida, categorizar os fatores decisionais tomados pelo professor; e, por fim, discutir os fatores que influenciam nas DD tomadas pelo professor na construção de um projeto de aula para o ensino de Cálculo. Usamos como referencial teórico neste estudo a Teoria das Situações Didáticas e os níveis de atividade propostos por Brousseau (1986) e Margolinas (2002; 2005) e o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019). A pesquisa aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crajubar, na cidade de Juazeiro do Norte, e o participante deste estudo foi um professor de matemática que atua na disciplina de Cálculo I. Utilizamos, para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada com o participante da pesquisa, diário de bordo preenchido pelo professor no planejamento de uma aula específica e o acompanhamento das aulas ao longo do semestre. A partir dos dados coletados e de seu tratamento seguindo os pressupostos do referencial escolhido, percebemos que as atividades do professor sofreram influência predominantemente do fator epistêmico, aquelas decisões que estão relacionadas à forma como ele percebe a disciplina, métodos de ensino e o objeto matemático. |
Abstract: | The research's central objective was to analyze the consequences of the Didactic Decisions made by the teacher in the construction of a Milieu for teaching Differential Calculus. Specifically, identify, from interviews, the DD taken by the mathematics teacher in the construction of this Milieu; then, categorize the decisional factors taken by the teacher; and, finally, discuss the factors that influence the DD taken by the teacher when building a class project for teaching Calculus. We used as a theoretical reference in this study the Theory of Didactic Situations and the levels of activity proposed by Brousseau (1986) and Margolinas (2002; 2005) and the Model of Decisional Factors proposed by Bessot (2019). The research took place at the Universidade Regional do Cariri (URCA), Crajubar campus, in the city of Juazeiro do Norte, and the participant in this study was a mathematics teacher who works in the Calculus I discipline. For data collection, we used a semi-structured interview with the research participant, logbook filled out by the teacher when planning a specific class and monitoring classes throughout the semester. From the data collected and its treatment following the assumptions of the chosen framework, we realized that the teacher's activities were predominantly influenced by the epistemic factor, those decisions that are related to the way he perceives the subject, teaching methods and the mathematical object. |
Palavras-chave: | Decisões Didáticas Teoria das Situações Didáticas Cálculo Diferencial Ensino de Matemática didactic decisions theory of didactic situations differential calculation Mathematics teaching |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | GONÇALVES, Maria Iane de Araújo. Decisões didáticas e o cálculo diferencial: uma categorização das atividades de um professor. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4978 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Maria Iane de Araújo Gonçalves | DS - Maria Iane de Araújo Gonçalves | 1.2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Maria Iane de Araújo Gonçalves | PE - Maria Iane de Araújo Gonçalves | 535.91 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD | Termo de Depósito BDTD | 158.93 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.