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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Cibele da Cruz Prates-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2267759442849834por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Alidianne Fábia Cabral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7010340903426566por
dc.contributor.referee1Laureano, Isla Camilla Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2964805370343985por
dc.contributor.referee2Silva, Andréa Cristina Barbosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5097978858569561por
dc.date.accessioned2024-05-27T12:59:26Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRAS, Cibele da Cruz Prates. Má oclusão, necessidade de tratamento ortodôntico e qualidade de vida em escolares de 12 a 15 anos. 2023. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4975-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de má oclusão severa, o tipo de tratamento ortodôntico requerido e o impacto da má oclusão severa na qualidade de vida de escolares de 12 a 15 anos. Realizou-se uma pesquisa transversal, cuja amostra, do tipo probabilística por conglomerados, foi composta por 391 estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas do município de Campina Grande/PB. Os dados foram coletados por três examinadores treinados (valores de Kappa interexaminador maior ou igual a 0,96 e intraexaminadores maior ou igual que 0,97), utilizando como instrumentos de coleta de dados um questionário sociodemográfico que continha informações relativas ao estudante (sexo, faixa etária, etnia, ida ao dentista e autopercepção de dentes mal posicionados) e aos pais/responsáveis (escolaridade materna, renda familiar mensal e recebimento de benefício social). A má oclusão e a necessidade de tratamento foram avaliadas pelo Dental Aesthetic Index (DAI), enquanto a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB) foi analisada pelo Oral Health Impact Profile (OHIP). Os dados foram inseridos no software IBM SPSS (versão 24.0 para Windows, IBM Corp., Armonk, NY, USA) e precedeu-se com a análise descritiva e bivariada dos dados (Testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher). A Regressão de Poisson, com um nível de significância de 5% também foi empregada. Dentre os estudantes avaliados, 50,4% eram do sexo masculino, a maioria estava compreendida na faixa etária de 12 a 13 anos (68,8%), pertencia a grupos étnicos não brancos 74,7%, tinha histórico de visita ao dentista (75,7%) e declarou perceber os dentes mal posicionados (65,2%). Houve um predomínio do grupo de mães que possuía oito ou mais anos de estudo (58,0%), viviam com renda familiar mensal de até um salário mínimo (61,9%), recebiam benefício social (53,6%) e estavam inseridos em arranjos familiares do tipo não nuclear (59,0%). A prevalência de má oclusão severa foi de 37,6% e a necessidade de tratamento obrigatório alcançou 19,7% dos adolescentes. No entanto a má oclusão severa foi 8,4% (RP=1,08; IC95%=1,48-2,29; p=0,034) maior entre os adolescentes na faixa etária de 12 a 13 anos e 11,2% (RP=1,11; IC95%=1,43-2,06; p=0,020) maior entre aqueles que perceberam seus dentes mal posicionados. Já o impacto na qualidade QVRSB foi aproximadamente 74% maior no sexo feminino (RP=1,74; IC95% 1,40-2,15), 50% maior quando perceberam seus dentes mal posicionados (RP=1,50; IC95% 1,24-1,81) e 24,3% maior no arranjo familiar do tipo não nuclear (RP=1,24, IC95% 1,01-1,53). No entanto, não houve associação entre a má oclusão severa e a QVRSB (p=0,686). A prevalência de má oclusão severa foi elevada, sobretudo entre os adolescentes mais jovens e naqueles que perceberam os dentes mal posicionados. A QVRSB não foi influenciada pela ocorrência de má oclusão severa, mas sim pelo sexo, autopercepção de dentes mal posicionados e tipo de estrutura familiar.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the prevalence of severe malocclusion, the type of orthodontic treatment required and the impact of severe malocclusion on the quality of life of schoolchildren aged 12 to 15 years. A cross-sectional survey was carried out, whose sample, of the probabilistic type by conglomerates, was composed of 391 elementary school students, from public schools in the city of Campina Grande/PB. Data were collected by three trained examiners (inter-examiner Kappa values greater than or equal to 0.96 and intra-examiner values greater than or equal to 0.97), using as data collection instruments a sociodemographic questionnaire that contained information related to the student (gender, age group, ethnicity, visit to the dentist and self-perception of poorly positioned teeth) and parents/guardians (maternal education, monthly family income and receipt of social benefits). Malocclusion and need for treatment were assessed by the Dental Aesthetic Index (DAI), while Oral Health-Related Quality of Life (OHRQoL) was analyzed by the Oral Health Impact Profile (OHIP). The data were entered into the IBM SPSS software (version 24.0 for Windows, IBM Corp., Armonk, NY, USA) and descriptive and bivariate data analysis was carried out (Pearson's Chi-square and Fisher's Exact Tests). Poisson Regression, with a significance level of 5%, was also used. Among the students evaluated, 50.4% were male, the majority were aged between 12 and 13 years old (68.8%), belonged to non-white ethnic groups 74.7%, had a history of visiting the dentist (75.7%) and reported noticing poorly positioned teeth (65.2%). There was a predominance of the group of mothers who had eight or more years of education (58.0%), lived with a monthly family income of up to one minimum wage (61.9%), received social benefits (53.6%) and were inserted in non-nuclear family arrangements (59.0%). The prevalence of severe malocclusion was 37.6% and the need for mandatory treatment reached 19.7% of adolescents. However, severe malocclusion was 8.4% (RP=1.08; 95%CI=1.48-2.29; p=0.034) higher among adolescents aged 12 to 13 years and 11.2% (RP=1.11; 95%CI=1.43-2.06; p=0.020) higher among those who noticed their teeth were poorly positioned. The impact on OHRQoL quality was approximately 74% greater in females (RP=1.74; 95%CI 1.40-2.15), 50% greater when they noticed their teeth were poorly positioned (RP=1.50; 95%CI 1.24-1.81) and 24.3% higher in the non-nuclear family arrangement (PR=1.24, 95%CI 1.01-1.53). However, there was no association between severe malocclusion and OHRQoL (p=0.686). The prevalence of severe malocclusion was high, especially among younger adolescents and those who noticed their teeth were poorly positioned. OHRQoL was not influenced by the occurrence of severe malocclusion, but rather by gender, self-perception of poorly positioned teeth and type of family structure.eng
dc.description.provenanceSubmitted by cibele.prates@aluno.uepb.edu.br (cibele.prates@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-15T23:18:25Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CIBELE DA CRUZ PRATES OLIVEIRA.pdf: 1582325 bytes, checksum: c7bf58eef389fa64e516cfc3fb12c7e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA CURSO DE MESTRADO ODONTOLOGIA 02. A quantidade total de folhas da obra, 70 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 65 páginas. Se não houvesse alteração no total de folhas do trabalho acadêmico devido aos demais ajustes, a paginação da FC deveria ser igual a 68 ( 70 - 2 ). 03. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024::2012” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. 06. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 14 (16 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. 07. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 08. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). 09. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 10. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. Sobretudo no que refere a tabelas, na parte inferior, pelas normas do IBGE, a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo da fonte. 11. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. 12. O Termo de depósito BDTD está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Ela será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …” Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Constatando necessidade, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF já constar a autorização da publicação de acordo com a data registrada, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar qualquer data de autorização para publicação no intervalo entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Quanto ao Termo de Depósito BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. Dois procedimentos acima, tópicos a e b, só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher o campo da BDTD pelo(a) concluinte. Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. on 2024-04-16T12:48:05Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by cibele.prates@aluno.uepb.edu.br (cibele.prates@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-30T14:35:05Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito - Cibele da Cruz Prates Oliveira.pdf: 426708 bytes, checksum: 3f84966e6d12791e0729400bd7966f6f (MD5) DS Cibele da Cruz Prates Oliveira.pdf: 1520584 bytes, checksum: dfa01fa499e3088fa5f003205bfd2afb (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: cibele.prates@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Cibele da Cruz Prates Oliveira Matrícula: 2021061103 Prezada senhora Cibele da Cruz Prates Oliveira, boa tarde. Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA CURSO DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA (faltou colocar só uma preposição aqui: em) 02. Na folha de AGRADECIMENTOS, como consta que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso registrar essa informação no termo de depósito em PDF marcando a caixa ao lado da expressão CAPES, assim como está marcada a caixa FAPESQ. 03. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: A partir da seção primária 2 REVISÃO DE LITERATURA podemos ver que a numeração das páginas está incorreta: está começando com 166 (o certo seria 16) e prossegue com números que não tem nenhuma relação com a localização dos respectivos elementos no corpo da obra. É preciso corrigir. Aproveite a ocasião para atualizar a numeração das páginas constantes em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. O título da seção secundária 3.1 Objetivo geral não está aparecendo no sumário. É possível que, quando ele for inserido no sumário, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO sofra alteração. Se isso ocorrer, basta seguir o que está explicado no apontamento 06 do relatório anterior. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Observe que títulos dos apêndices estão desobedecendo essa regra. 04. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), [...]” A partir da página 49, a numeração está incorreta: a página seguinte deveria ser 50, e não 47. A partir daí, todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 05. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 06. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final deste relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 07. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. Se precisar preencher outro, ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. No elemento pré-textual AGRADECIMENTOS, consta que a obra recebeu recursos da CAPES. Nos metadados da BDTD também está registrada tal informação. Sendo assim, como já explicado anteriormente, no PDF do termo de depósito é preciso deixar marcada a caixa CAPES. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. Quanto ao campo do termo de depósito na BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”, pois o acesso aos seus dados ficará restrito ao pessoal credenciado do SIB. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Daniel Soares Sousa Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h00min às 12h00min Das 13h00min às 16h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-04-30T15:57:07Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by cibele.prates@aluno.uepb.edu.br (cibele.prates@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-05T23:52:00Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 426679 bytes, checksum: 1bc3965c7fc4fa7d17b1ce813253af87 (MD5) DS - Cibele da Cruz Prates Oliveira.pdf: 1582928 bytes, checksum: 452a94f5e52ae1fc14acb82acbe79f93 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: A partir da seção primária 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS podemos ver que a numeração das páginas está incorreta: está começando com 566 (o certo seria 56) e prossegue com números que não tem nenhuma relação com a localização dos respectivos elementos no corpo da obra. É preciso corrigir. on 2024-05-06T15:05:28Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by cibele.prates@aluno.uepb.edu.br (cibele.prates@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-06T18:14:11Z No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 426679 bytes, checksum: 1bc3965c7fc4fa7d17b1ce813253af87 (MD5) DS Cibele da Cruz Prates Oliveira.pdf: 1582435 bytes, checksum: 424bf48e6175c5d8fe9c5d8d8df671f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2024-05-06T19:31:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 426679 bytes, checksum: 1bc3965c7fc4fa7d17b1ce813253af87 (MD5) DS Cibele da Cruz Prates Oliveira.pdf: 1582435 bytes, checksum: 424bf48e6175c5d8fe9c5d8d8df671f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-27T12:59:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de depósito BDTD.pdf: 426679 bytes, checksum: 1bc3965c7fc4fa7d17b1ce813253af87 (MD5) DS Cibele da Cruz Prates Oliveira.pdf: 1582435 bytes, checksum: 424bf48e6175c5d8fe9c5d8d8df671f4 (MD5) Previous issue date: 2023-12-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectMá oclusãopor
dc.subjectSaúde do adolescentepor
dc.subjectFator socioeconômicopor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subject.cnpqODONTOLOGIA::ORTODONTIApor
dc.titleMá oclusão, necessidade de tratamento ortodôntico e qualidade de vida em escolares de 12 a 15 anospor
dc.typeDissertaçãopor
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