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Tipo do documento: Dissertação
Título: Explorando o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino Fundamental na perspectiva da resolução de problemas
Título(s) alternativo(s): Exploring algebraic thinking in the early years of elementary school from the perspective of problem solving
Autor: Andrade, Yara de Fátima Nascimento
Primeiro orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Primeiro membro da banca: Angelo, Cristiane Borges
Segundo membro da banca: Andrade, Silvanio
Resumo: Este estudo busca analisar as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas no contexto do ensino de Álgebra, especificamente, por meio de sequências repetitivas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e do tipo pedagógica, uma vez que tivemos a sala de aula como campo de investigação. Discutimos a metodologia de RP fazendo um resgate histórico e considerando diferentes concepções e abordagens, enfatizando-a como metodologia para o ensino de Álgebra. Sobre Álgebra nos anos iniciais discutimos as principais ideias das orientações curriculares, assumindo o foco do trabalho investigativo com sequências repetitivas. A pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do munícipio de Camutanga - PE. Baseando-se em Onuchic e Allevato (2011) e outros autores, foi planejada e vivenciada uma Sequência de atividades organizada em 7 momentos, nos quais, os estudantes tiveram que resolver situações-problema envolvendo o conteúdo de sequências repetitivas. Após a análise de todo material, consideramos que os estudantes envolvidos na pesquisa apresentaram bons resultados. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com categorias de análise. Destacamos ainda, que a metodologia adotada para realização deste estudo foi relevante, pois os estudantes estiveram ativos em todo processo de construção do conhecimento, sendo sujeitos autônomos e motivados a buscar soluções para as situações apresentadas. A metodologia de RP contribuiu para que os estudantes desenvolvessem habilidades de escuta, concentração, formulação e validação de hipóteses, bem como, a apropriação de ideias e conceitos matemáticos.
Abstract: This study aims to analyze the contributions of the Problem Solving methodology in the context of teaching Algebra, specifically, through repetitive sequences. To this end, we developed a qualitative and pedagogical research, since we had the classroom as a field of investigation. We discuss the PR methodology by making a historical rescue and considering different conceptions and approaches, emphasizing it as a methodology for teaching Algebra. About Algebra in the early years we discuss the main ideas of the curricular guidelines, taking the focus of the investigative work with repetitive sequences. The research was carried out in a classroom of the 5th year of the Initial Years of Elementary School of a public school in the municipality of Camutanga - PE. Based on Onuchic (2017), a sequence of activities was planned and experienced organized in 7 moments, in which students had to solve problem situations involving the content of repetitive sequences. After analyzing all the material, we considered that the students involved in the research presented good results. The data were organized in tables according to categories of analysis. We also highlight that the methodology adopted to carry out this study was relevant, as the students were active in the entire process of knowledge construction, being autonomous subjects and motivated to seek solutions to the situations presented. The PR methodology contributed to the development of skills of listening, concentration, formulation and validation of hypotheses, as well as the appropriation of mathematical ideas and concepts.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Álgebra
Anos iniciais
Sequências repetitivas
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ANDRADE, Yara de Fátima Nascimento. Explorando o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da resolução de problemas. 2024. 116 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4963
Data de defesa: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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