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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGraciano, Olenice Ernesto de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9404498248657714por
dc.contributor.advisor1Coelho, Ardigleusa Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2622051143015642por
dc.contributor.referee1Eulálio, Maria do Carmo-
dc.contributor.referee2Torres, Analucia de Lucena-
dc.date.accessioned2024-05-21T13:23:26Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationGRACIANO, Olenice Ernesto de Araújo. Transtorno do espectro autista e a dinâmica familiar. 2024. 53 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4961-
dc.description.resumoO transtorno de espectro autista constitui um transtorno global do neurodesenvolvimento que se manifesta precocemente, caracterizado por déficits que prejudicam a comunicação recíproca, a interação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades e cujo diagnóstico ocasiona impactos no contexto familiar. Seguindo esse rastro, este estudo objetivou analisar a dinâmica familiar após o diagnóstico de Transtorno do espectro autista; mais especificamente, conhecer os desafios cotidianos da família no cuidado dessas crianças e compreender a repercussão do diagnóstico de crianças com transtorno do espectro autista na dinâmica familiar. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, realizado em Campina Grande, Paraíba. Os participantes do estudo foram pais de crianças as quais tiveram tempo de diagnóstico de transtorno do espectro autista entre 1 e 5 anos e são acompanhadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil. A coleta de dados foi realizada com base na técnica de grupo focal constituído por 6 pais, guiada por um roteiro de entrevista. Os dados resultantes do grupo focal foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Os participantes do grupo focal apresentavam as seguintes características: idade entre 33 e 42 anos, predomínio de sexo feminino; a maioria com Ensino Médio completo; todos com renda mensal de um salário-mínimo; autodeclarados cristãos; a maioria de raça/cor parda; igual proporção (50%) solteiros e de casados. A análise categorial demostrou que os desafios cotidianos da família no cuidado à criança perpassam a compreensão sobre o transtorno do espectro autista, por fragilidades relacionadas ao acesso à informação, socialização/comunicação e à qualidade da assistência/tratamento nos serviços de saúde e educação. Além disso, verificou-se que as repercussões do diagnóstico na dinâmica familiar dessas crianças constituem um motivo de preocupação das famílias, pelas dificuldades relacionadas ao estigma, à rotina diária pós diagnóstico no âmbito familiar, à rede de apoio familiar, ao manejo adequado da criança no ambiente familiar. A análise da dinâmica familiar, após diagnóstico do transtorno, mostrou que esta é afetada como um todo, com sobrecarga na demanda de cuidados e a mudança na rotina, tanto no aspecto pessoal quanto profissional, em decorrência da dedicação exclusiva à criança. É recomendado o fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde relacionadas às pessoas com transtorno do espectro autista e a seus familiares e a realização de outras pesquisas, para enriquecer as discussões sobre a temática.por
dc.description.abstractAutism spectrum disorder is a globalneurodevelopmental disorder that manifests early, characterized by deficits that impair reciprocal communication, social interaction, and by restricted and repetitive patterns of behaviors, interests, and activities, and whose diagnosis impacts the family context. Following this path, this study aimed to analyze the family dynamics after the diagnosis of autism spectrum disorder; More specifically, to know the daily challenges of the family in the care of these children and to understand the repercussion of the diagnosis of children with autism spectrum disorder on family dynamics. This is a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, carried out in Campina Grande, Paraíba, Brazil. The study participants were parents of children who had been diagnosed with autism spectrum disorder between 1 and 5 years and are followed up at the Child Psychosocial Care Center. Data collection was carried out based on the focus group technique consisting of 6 parents, guided by an interview script. The data resulting from the focus group were submitted to content analysis, thematic modality. The participants in this group had the following characteristics: aged between 33 and 42 years, predominantly female; the majority have completed high school; all with a monthly income of one minimum wage; self-declared Christians; the majority of mixed race/color; 50% of the group were single and 50% were married. The categorical analysis showed that the family's daily challenges in caring for children permeate the understanding of Autism Spectrum Disorder, due to weaknesses related to access to information, socialization/communication and the quality of assistance/treatment in health and education services. Furthermore, it was found that the psychosocial changes in the family dynamics of children with ASD constitute a reason for concern for families, due to difficulties related to stigma, the daily post-diagnosis routine within the family, the family support network, adequate management of the child with ASD in the family environment. Analysis of family dynamics, after diagnosis of ASD, shows that it is affected as a whole, given the accumulation of demand for care and the change in routine, both in the personal and professional aspects, as a result of exclusive dedication to the child. Further research is recommended to enrich discussions on the topic, and to strengthen Public Health Policies related to people with autism spectrum disorder and their families.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Olenice Araújo (olenice.ernesto.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-07T22:57:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Olenice Araújo - depósito.pdf: 846425 bytes, checksum: f2fe4014c74ed7eb1d3250d28ef7831d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: olenice.ernesto.araujo@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Olenice Ernesto de Araújo Matrícula: 2021251110 Prezada senhora, boa noite. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há um conjunto de regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 02. A quantidade total de folhas da obra, 54 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 54 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 52 ( 54 - 2 ). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções, etapa que deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 03. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Elimine o título APÊNDICES associado à página 44 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Exclua o mesmo título na respectiva página no corpo da obra. Elimine o título ANEXOS associado à página 49 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Exclua o mesmo título na respectiva página no corpo da obra. Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário escritos em caixa alta e com negrito, seguindo o padrão dos títulos das seções primárias. Exemplos: APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ANEXO A – TERMO DE AUTORIZAÇÃO INSTITUCIONAL Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 06. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, na página 15, o título da seção primária 2 ficará escrito exatamente como se encontra no sumário: 2 CAPÍTULO 1: DESAFIOS COTIDIANOS DA FAMÍLIA NO CUIDADO À CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 07. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “4 CONSIDERAÇÕES FINAIS”, na atual página 40, deveria ser iniciada na página seguinte. O elemento pós-textual “REFERÊNCIAS”, atualmente na página 41, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 08. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 09. Na atual página 40 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. 10. Eliminar o título APÊNDICES na página 44 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 11. Eliminar o título ANEXOS na página 49 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 12. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 13. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de reconhecidas e validadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Constatando necessidade, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-05-07T23:59:53Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Olenice Araújo (olenice.ernesto.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-09T16:41:06Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL - depósito.pdf: 848182 bytes, checksum: 0d4616b2d86d7a23351c4082a6b11067 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento de teses e dissertações.pdf: 1193571 bytes, checksum: d240aa917160512ef68ade34e9490363 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 02. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, na página 15, o título da seção primária 2 ficará escrito exatamente como se encontra no sumário: 2 CAPÍTULO 1: DESAFIOS COTIDIANOS DA FAMÍLIA NO CUIDADO À CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, em caixa alta e negrito. Executar a mesma correção na página 27. on 2024-05-09T17:11:08Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Olenice Araújo (olenice.ernesto.araujo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-10T12:32:48Z No. of bitstreams: 2 Termo de confirmação e cadastramento de teses e dissertações.pdf: 1193571 bytes, checksum: d240aa917160512ef68ade34e9490363 (MD5) Dissertação - Olenice Araújo - depósito.pdf: 847837 bytes, checksum: 4bfa46dd6a4e424e073a8a90e54ad32b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-05-10T13:45:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de confirmação e cadastramento de teses e dissertações.pdf: 1193571 bytes, checksum: d240aa917160512ef68ade34e9490363 (MD5) Dissertação - Olenice Araújo - depósito.pdf: 847837 bytes, checksum: 4bfa46dd6a4e424e073a8a90e54ad32b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T13:23:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de confirmação e cadastramento de teses e dissertações.pdf: 1193571 bytes, checksum: d240aa917160512ef68ade34e9490363 (MD5) Dissertação - Olenice Araújo - depósito.pdf: 847837 bytes, checksum: 4bfa46dd6a4e424e073a8a90e54ad32b (MD5) Previous issue date: 2023-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjecttranstorno do espectro autistapor
dc.subjectdinâmica familiarpor
dc.subjectcentro de atenção psicossocialpor
dc.subjectautism spectrum disordereng
dc.subjectfamily dynamicseng
dc.subjectPsychosocial Care Centereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTranstorno do espectro autista e a dinâmica familiarpor
dc.typeDissertaçãopor
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