Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4953
Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações sociais da educação especial na perspectiva inclusiva: concepções de discentes de biologia e docentes de ciências naturais
Autor: Vasconcelos Júnior, Nilson Soares de 
Primeiro orientador: Luna, Karla Patrícia de Oliveira
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Lúcia Silva de Luna
Resumo: Através das Representações sociais - RS, podemos conhecer o modo como um grupo humano constrói seus saberes e expressam a sua identidade. As RS também são entendidas como formas de conhecimento elaborado e compartilhado socialmente que nos auxiliam na apreensão dos objetos cotidianos, além de dominar o ambiente, comunicar fatos e ideias e a nos situar como pessoas e grupos. Identificar as representações sociais de licenciandos de Biologia e de professores de Ciências Naturais, e compará-las, é importante para uma reflexão acerca da formação inicial destes professores, bem como o desenvolvimento da formação continuada voltada para estes. Objetivamos identificar as representações sociais de licenciandos em Biologia e de professores de Ciências em exercício, da rede municipal de Campina Grande em relação à inclusão no ensino de Ciências naturais. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Campina Grande/PB e na Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande/PB. Os participantes desta pesquisa foram estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, que não lecionam, da Universidade Estadual da Paraíba, do Campus I (Campina Grande/PB) e os professores de Ciências Naturais, pertencentes a Rede municipal de Ensino de Campina Grande – PB. A amostra foi composta por 61 indivíduos, sendo 37 discentes de Ciências Biológicas e 24 professores de Ciências naturais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e um questionário semiestruturado. O processamento e a análise dos dados foram realizados através da utilização das técnicas que integram a análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin e para a análise dos dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ®. Com relação à análise de similitude, na árvore de similitude dos discentes de Biologia observaram a conexão entre metodologias com inclusão, didática e acessibilidade; e acessibilidade com diversidade e essa com adaptação. Já na análise de similitude dos docentes de Ciências Naturais, adaptação se conectou a desafio e aprendizagem e o termo respeito, com inclusão e aprendizagem. Por fim, observa-se que as representações sociais sobre a inclusão no ensino de ciências foram restritas a deficiência e que para os professores em exercício, a inclusão representa um desafio, pois sentem uma necessidade de formação profissional para trabalhar com esse determinado grupo; já para os discentes de Biologia, há uma necessidade de metodologias diferenciadas e acessibilidade para tal público.
Abstract: Through Social Representations - SR, we can learn about the way in which a human group builds its knowledge and expresses its identity. SR are also understood as forms of socially elaborated and shared knowledge that help us apprehend everyday objects, in addition to mastering the environment, communicating facts and ideas, as well as situating ourselves as people and groups. Identifying the social representations of Biology undergraduates and Natural Sciences teachers, and comparing them, is important for a reflection on the initial training of these teachers, as well as the development of their continued training. We aimed to identify the social representations of Biology graduates and in-service Science teachers from the municipal educational network of Campina Grande in relation to inclusion in the teaching of Natural Sciences. This is a descriptive research with a qualitative approach carried out on campus I of the State University of Paraíba, in the city of Campina Grande/PB, and at the City Department of Education of Campina Grande/PB. The participants in this research were undergraduate students in Biological Sciences, who still do not teach, from the State University of Paraíba, Campus I (Campina Grande/PB) and Natural Sciences teachers, belonging to the municipal Education Network of Campina Grande – PB. The sample consisted of 61 individuals, 37 Biological Sciences students and 24 Natural Sciences teachers. The instruments used for data collection were the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured questionnaire. Data processing and analysis were carried out using techniques that integrate the content analysis proposed by Laurence Bardin and, for data analysis, the IRAMUTEQ® software was used. Regarding the similarity analysis, in the similarity tree, the Biology students observed the connection between methodologies with inclusion, didactics and accessibility; and accessibility with diversity and this with adaptation. In the similarity analysis of Natural Sciences teachers, adaptation was connected to challenge and learning and the term respect, with inclusion and learning. Finally, it is observed that social representations about inclusion in science teaching were restricted to disability and that for practicing teachers, inclusion represents a challenge, as they feel a need for professional training to work with this particular group. As for Biology students, there is a need for different methodologies and accessibility for this audience.
Palavras-chave: Ensino de ciências naturais
Formação de professores
Representações sociais
Educação inclusiva
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: VASCONCELOS JÚNIOR, Nilson Soares de. Representações sociais da educação especial na perspectiva inclusiva: concepções de discentes de biologia e docentes de ciências naturais. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4953
Data de defesa: 9-Abr-2024
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior.pdfDS - Nilson Soares de Vasconcelos Júnior2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito - BDTD71.86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.