Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Ana cheile de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8821435714487280por
dc.contributor.advisor1Galdino, Kátia Elizabete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657038729605079por
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Aldenora Maria Ximenes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6992888805982295por
dc.contributor.referee1Souza, Mônica Vinhas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4277467971905600por
dc.contributor.referee2Coutinho, Giselda Felix-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8652814118550950por
dc.date.accessioned2024-04-25T12:12:03Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana cheile de Melo. Eficácia do uso da ventilação não invasiva em pré escolares com insuficiência respiratória: Uma revisão sistemática. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4928-
dc.description.resumoIntrodução: O comprometimento respiratório pode levar a um quadro de insuficiência respiratória em crianças, sendo um dos tipos a insuficiência respiratória aguda, na qual há mudanças bruscas no quadro clínico em questão de horas ou dias, incapacitando o organismo de compensar alterações fisiológicas que através do desequilíbrio ácido-básico leva a uma forma mais intensa da doença. A ventilação não invasiva é indicada em alguns casos de Insuficiência Respiratória Aguda para evitar o uso de ventilação mecânica invasiva que levam o paciente a uma possível intubação. No entanto, os efeitos da Ventilação Não Invasiva em pacientes pediátricos com Insuficiência Respiratória Aguda ainda não estão bem documentados possuindo evidências de baixa qualidade. Objetivo: Avaliar a eficácia da ventilação mecânica na melhoria do padrão respiratório de crianças com insuficiência respiratória. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados e estudos de coorte, que avaliaram a eficácia da ventilação em pré-escolares com Insuficiência Respiratória Aguda de ambos os sexos, visando os desfechos de melhoria no padrão respiratório e menor tempo de internação. As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS, MEDLINE, Pubmed, Scopus Preview, SciELO, Science Direct, registros na controlled register of trials, literatura cinzenta e através de busca manual. Foram avaliados 4 desfechos: eficácia, sucesso, falha e mortalidade do uso da VNI em crianças pré-escolares, sendo observados melhoras significativas nos padrões de frequência cardíaca e respiratória, sucesso da técnica e as mortalidades nas quais foram descritas não apresentaram relação com o uso da VNI. Para avaliação do risco de viés foi utilizado o RoB 2.0 em Ensaios Clínicos e o ROBINS I para estudos de coorte. Quanto a qualidade das evidências foi utilizada o GRADE. Resultados e discussão: Foram incluídos 3 artigos dos quais 2 são Ensaios Clínicos Randomizados e um Estudo de Coorte Prospectivo que em conjunto compõe uma amostra de 2.260 crianças com idades entre 3 meses à 9 anos que estavam internadas e que foram assistidas por meio de Ventilação Não Invasiva, utilizando os dispositivos CPAP e BIPAP com as interfaces Cânula Nasal, Pronga Nasal, Capacete e Máscara Facial. O tratamento se deu nos períodos de 5 meses, 24 meses e 36 meses. Após o tratamento, observou-se melhora significativa nos sinais vitais dos pacientes (como saturação, frequência cardíaca e frequência respiratória) antes e após a aplicação. Quanto à segurança, os efeitos adversos apresentados foram mínimos e puderam ser contornados durante os estudos. Foram descritos falha técnica em um único estudo, sendo apresentados em dois pacientes obstrução das vias aéreas e sangramento irritável das vias aeras com fraqueza muscular. As mortalidades descritas nos estudos não tiveram relação com o uso da VNI. Todos os desfechos apresentaram qualidade da evidencia de muito baixa a baixa. Conclusão: Os achados desta revisão indicam que a VNI é uma técnica segura e eficaz para o tratamento da Insuficiência Respiratória, no entanto posto que a certeza de evidência é baixa mais estudos devem ser realizados para aumentar o nível de confiança dos resultados.por
dc.description.abstractIntroduction: Respiratory compromise can lead to a condition of respiratory failure in children, with one of the types being acute respiratory failure, in which there are sudden changes in the clinical condition within hours or days, incapacitating the body from compensating for physiological changes that, through acid-base imbalance, lead to a more severe form of the disease. Non-invasive ventilation is indicated in some cases of Acute Respiratory Failure to avoid the use of invasive mechanical ventilation that may lead the patient to possible intubation. However, the effects of Non-Invasive Ventilation on pediatric patients with Acute Respiratory Failure are still not well-documented, with low-quality evidence available. Objective: Assessing the effectiveness of mechanical ventilation in improving the respiratory pattern of children with respiratory failure. Materials and methods: A systematic review of randomized clinical trials and cohort studies was conducted to evaluate the effectiveness of ventilation in preschool children of both sexes with Acute Respiratory Failure, aiming at outcomes of improvement in respiratory pattern and shorter hospitalization time. Searches were conducted in the databases BVS, MEDLINE, PubMed, Scopus Preview, SciELO, Science Direct, controlled register of trials, grey literature, and through manual search. Four outcomes were evaluated: efficacy, success, failure, and mortality of NIV use in preschool children, with significant improvements observed in heart and respiratory rate patterns, technique success, and mortality rates, which were described as unrelated to the use of NIV. Risk of bias assessment was performed using RoB 2.0 for clinical trials and ROBINS-I for cohort studies. The GRADE approach was used to assess the quality of evidence. Results and discussion: Three articles were included, two of which are Randomized Clinical Trials and one Prospective Cohort Study, together comprising a sample of 2,260 children aged 3 months to 9 years who were hospitalized and received assistance through Non-Invasive Ventilation, using CPAP and BiPAP devices with Nasal Cannula, Nasal Prong, Helmet, and Facial Mask interfaces. Treatment was administered over periods of 5 months, 24 months, and 36 months. After treatment, a significant improvement in patients' vital signs (such as saturation, heart rate, and respiratory rate) was observed before and after application. Regarding safety, minimal adverse effects were presented and could be addressed during the studies. Technical failure was described in a single study, with two patients experiencing airway obstruction and irritable bleeding from the airways with muscle weakness. Mortalities described in the studies were not related to the use of NIV. All outcomes showed very low to low-quality evidence. Conclusion: The findings of this review indicate that NIV is a safe and effective technique for treating Respiratory Failure; however, since the certainty of evidence is low, further studies should be conducted to increase the confidence level of the results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ana.cheile@aluno.uepb.edu.br (ana.cheile@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-16T16:27:04Z No. of bitstreams: 2 DS-ANA CHEILE DE MELO COSTA.pdf: 1038395 bytes, checksum: 1c3b33ef0157088739d7a7d7b43cde68 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 192197 bytes, checksum: bac0b3bc7726a41b228b997fd8636ff3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: ana.cheile@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Ana Cheile de Melo Costa Matrícula: 2020171208 Prezada senhora, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. Comparando com o modelo, podemos ver que tudo aqui fica em caixa alta e em negrito. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos estão diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Procure seguir a configuração do modelo. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir uma linha em branco entre o texto da natureza do trabalho acadêmico e a expressão Área de concentração. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. 03. A quantidade total de folhas da obra, 62 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 61 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 60 ( 62 - 2 ). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções, etapa que deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 04. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: No título da dissertação, o tamanho da fonte deve ser o padrão adotado em toda a obra: tamanho 12. Deixe tudo com fonte em tamanho 12. O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos estão diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Procure seguir a configuração do modelo. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que a assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo. A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugiro que o(a) concluinte envie para meu e-mail o trabalho acadêmico corrigido. Quando eu confirmar que está tudo ok, ele poderá ser enviado para os respectivos membros da banca assinarem de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: essa substituição por assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização do membro da banca. 05. No texto do elemento pré-textual AGRADECIMENTOS, o espaçamento entrelinhas a ser usado deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. 06. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 07. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) E assim por diante. 08. Devido aos ajustes anteriores, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO, que atualmente é 11, pode sofrer alteração. Se isso acontecer, todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 09. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 11. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-04-16T17:20:22Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by ana.cheile@aluno.uepb.edu.br (ana.cheile@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-17T15:56:16Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 192197 bytes, checksum: bac0b3bc7726a41b228b997fd8636ff3 (MD5) DS - ANA CHEILE DE MELO COSTA.pdf: 1037599 bytes, checksum: c67eca66747564e41c697da24386f8b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos são diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Procure seguir a configuração do modelo. 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos são diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Procure seguir a configuração do modelo. 03. No texto do elemento pré-textual AGRADECIMENTOS, o espaçamento entrelinhas a ser usado deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 05. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Observe que as seções 5.7.1 e 5.7.2 estão apresentadas pontos antes do título. 06. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. on 2024-04-17T16:49:30Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by ana.cheile@aluno.uepb.edu.br (ana.cheile@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-23T14:09:25Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 192197 bytes, checksum: bac0b3bc7726a41b228b997fd8636ff3 (MD5) DS-ANA CHEILE DE MELO COSTA.pdf: 1145977 bytes, checksum: 90a258a6bdc549b461a5e08f19f71288 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Retire a folha em branco posicionada após a folha da ficha catalográfica. 02. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Como uma folha será suprimida antes do Elemento INTRODUÇÃO, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 13 (15 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 03. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Observe que as seções 5.7.1 e 5.7.2 estão apresentadas pontos antes do título. on 2024-04-24T11:27:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by ana.cheile@aluno.uepb.edu.br (ana.cheile@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-25T02:40:00Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 192197 bytes, checksum: bac0b3bc7726a41b228b997fd8636ff3 (MD5) DS-ANA CHEILE DE MELO COSTA.pdf: 1145350 bytes, checksum: d7cdbe80f9485dc71a02688af2618fce (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-04-25T10:33:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 192197 bytes, checksum: bac0b3bc7726a41b228b997fd8636ff3 (MD5) DS-ANA CHEILE DE MELO COSTA.pdf: 1145350 bytes, checksum: d7cdbe80f9485dc71a02688af2618fce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-25T12:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 192197 bytes, checksum: bac0b3bc7726a41b228b997fd8636ff3 (MD5) DS-ANA CHEILE DE MELO COSTA.pdf: 1145350 bytes, checksum: d7cdbe80f9485dc71a02688af2618fce (MD5) Previous issue date: 2023-10-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências, Tecnologia e Saúde - CCTSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectInsuficiência Respiratóriapor
dc.subjectRespiração Artificialpor
dc.subjectVentilação não invasivapor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectRespiratory Failureeng
dc.subjectArtificial Respirationeng
dc.subjectNon-Invasive Ventilationeng
dc.subjectPreschooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.titleEficácia do uso da ventilação não invasiva em pré escolares com insuficiência respiratória: Uma revisão sistemáticapor
dc.title.alternativeEfficacy of using non-invasive ventilation in preschoolers with respiratory failureeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGCTS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Ana Cheile de Melo CostaDS - Ana Cheile de Melo Costa1.12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD187.69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.