Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4924
Tipo do documento: Dissertação
Título: Neoliberalismo e pandemia do COVID-19: a realidade laboral da juventude
Autor: Santana, Amanda Laurentino Barbosa 
Primeiro orientador: Pessoa, Manuella Castelo Branco
Primeiro membro da banca: Alberto, Maria de Fátima Pereira
Segundo membro da banca: Máximo, Thaís Augusta Cunha de Oliveira
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as trajetórias de trabalho acessadas por uma juventude trabalhadora que vivenciou os impactos da pandemia do Covid-19, considerando os aprofundamentos das desigualdades a partir das relações de classe, gênero e raça. Este estudo foi dividido em três artigos: A juventude trabalhadora e os desafios impostos pela situação de Covid-19; “Meu histórico da vida profissional é um desastre”: histórias de vida da juventude trabalhadora e Jovens trabalhadoras de um shopping popular: condições de vida marcadas por gênero, raça e classe. A pesquisa foi realizada em um Shopping Popular de Campina Grande e teve a participação de 5 jovens trabalhadoras e 1 jovem trabalhador. Todos ingressaram no mercado de trabalho ainda na adolescência, sendo a maioria isenta de direitos e, diante da dicotomia trabalhar para sobreviver ou estudar, precisaram escolher trabalhar. Concluímos que as oportunidades apresentadas para os jovens, filhos da classe trabalhadora, são marcadas por desigualdades atravessadas pelos fatores gênero, raça e classe. Esperamos que esse trabalho colabore para o desenvolvimento de novas oportunidades para esses jovens.
Abstract: Esta disertación tuvo como objetivo general analizar las trayectorias laborales a las que accedieron los jóvenes trabajadores que vivieron los impactos de la pandemia Covid-19, considerando la profundización de las desigualdades basadas en relaciones de clase, género y raza. Este estudio se dividió en tres artículos: La juventud trabajadora y los desafíos que plantea la situación del Covid-19; “Mi historia de vida profesional es un desastre”: historias de vida de jóvenes trabajadores y Jóvenes trabajadores en un centro comercial popular: condiciones de vida marcadas por género, raza y clase. La investigación se realizó en un Shopping Popular de Campina Grande y contó con la participación de 5 jóvenes trabajadores y 1 joven trabajador. Todos ingresaron al mercado laboral siendo adolescentes, la mayoría de los cuales estaban exentos de derechos y, ante la dicotomía entre trabajar para sobrevivir o estudiar, tuvieron que elegir trabajar. Se utilizó como base teórica la Psicología Histórico-Cultural y la División Sexual del Trabajo. Concluimos que las oportunidades que se presentan a los jóvenes, hijos de la clase trabajadora, están marcadas por desigualdades atravesadas por factores de género, raza y clase. Esperamos que este trabajo contribuya al desarrollo de nuevas oportunidades para estos jóvenes.
Palavras-chave: Juventude
Trabalho Precarizado
Pandemia do Covid-19
Neoliberalismo
Área(s) do CNPq: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
Citação: Santana, Amanda Laurentino Barbosa. Neoliberalismo e pandemia do COVID-19: a realidade laboral da juventude. 2024. 77 f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4924
Data de defesa: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Amanda Laurentino Barbosa SantanaDS - Amanda Laurentino Barbosa Santana786.08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD98.24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.