Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4896
Tipo do documento: Tese
Título: Questionamento de paradigmas pedagógicos: uma possibilidade de sujeitos que lecionam matemática como intelectuais orgânicos
Autor: Guimaraes, Mozart Edson Lopes
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro coorientador: Meza-Fernández, Sandra Jacqueline
Primeiro membro da banca: Andrade, Silvano de
Segundo membro da banca: Menezes, Marcus Bessa de
Terceiro membro da banca: Morais, Marcelo Bezerra de
Quarto membro da banca: Palma, Leslie Jiménez
Resumo: Trazemos como questão de pesquisa: De que forma podemos desestabilizar paradigmas associados à estrutura de ensino de Matemática, os quais transpassam o conceito hegemônico de escola, o estado hegemônico e proletariado de professor de Matemática e o estado subalterno de aluno, de tal modo a possibilitar os surgimentos de um paradigma pedagógico alternativo e professores de Matemática como intelectuais orgânicos? Como objetivo: Encontrar uma resposta para nossa questão de pesquisa. Defendemos como tese: A Rede.com Versa é um processo educacional emancipatório através do qual é possível desestabilizarmos paradigmas associados à estrutura de ensino de Matemática e, pelo qual, possibilitamos os surgimentos de um paradigma pedagógico alternativo, estando este contido na Rede, como também de professores de Matemática como intelectuais orgânicos. Utilizamos como base teórica diversos filósofos, pesquisadores, dentre os quais ressaltamos Gramsci, Becker, Rios, Bakhtin, Contreras e Fairclough, sendo este último responsável pela criação da Análise Crítica do Discurso - ACD, que utilizamos como referência metodológica para refletir sobre nossa pesquisa e analisar um dos episódios ocorridos dentro da Rede. Como parte de nossa proposta de desestabilização de estruturas formais, optamos por não apresentar em uma única seção o referencial teórico, dessa forma, no decorrer do texto é possível encontrar as teorias em movimento com os relatos, reflexões e críticas envolvidas no processo educacional proposto. Organizamos nosso texto em seis capítulos onde apresentamos os problemas, justificativa, motivação, questão de pesquisa, objetivo e tese, as 1ª, 2ª, 3ª Séries Rede.com Versa e a Série Rede.com Versa - Chile, a organização das informações provenientes das Séries Rede.com Versa, de uma forma a nos auxiliar na reflexão e compreensão do processo de nossa pesquisa, o registro do movimento de reflexões sobre as Séries, a escolha do episódio o qual consideramos significativo para o processo e representativo do ponto de vista de toda a Rede, a análise dos discursos e as considerações finais sobre nossa pesquisa com a confirmação de nossa tese. Trazemos nos apêndices o produto educacional A Rede.com Versa como base metodológica para o ensino e a pesquisa em Educação Matemática em que apresentamos um registro histórico do nosso percurso de construção da Rede, alguns resultados dessa construção, além de algumas indicações para que a Rede.com Versa sirva como base metodológica para o ensino de matemática e para futuras pesquisas em Educação Matemática.
Abstract: We bring forth as a research question: How can we destabilize paradigms associated with the structure of Mathematics education, which transcend the hegemonic concept of school, the hegemonic state and proletariat of Mathematics teachers, and the subordinate state of students, in such a way as to enable the emergence of an alternative pedagogical paradigm and Mathematics teachers as organic intellectuals? Our objective is: To find an answer to our research question. We defend the thesis: The Rede.com Versa is an emancipatory educational process through which it is possible to destabilize paradigms associated with the structure of Mathematics education and thereby enable the emergence of an alternative pedagogical paradigm, which is contained within the Rede, as well as Mathematics teachers as organic intellectuals. We draw upon various philosophers, researchers, among whom we highlight Gramsci, Becker, Rios, Bakhtin, Contreras, and Fairclough, the latter being responsible for the creation of Critical Discourse Analysis - CDA, which we use as a methodological reference to reflect on our research and analyze one of the episodes that occurred within the Rede. As part of our proposal to destabilize formal structures, we chose not to present the theoretical framework in a single section; thus, throughout the text, theories are found in motion with the accounts, reflections, and criticisms involved in the proposed educational process. We organize our text into six chapters where we present the problems, justification, motivation, research question, objective, and thesis, the 1st, 2nd, 3rd Series Rede.com Versa, and the Series Rede.com Versa - Chile, the organization of information from the Series Rede.com Versa in a way to aid us in reflecting on and understanding the process of our research, the record of reflections on the Series, the choice of the episode which we consider significant for the process and representative from the perspective of the entire Rede, the analysis of discourses, and the final considerations on our research with the confirmation of our thesis. In the appendices, we provide the educational product The Rede.com Versa as a methodological basis for teaching and research in Mathematics Education, in which we present a historical record of our journey in constructing the Rede, some results of this construction, as well as some indications for the Rede.com Versa to serve as a methodological basis for the teaching of mathematics and for future research in Mathematics Education.
Palavras-chave: Emancipação
Processo educacional
Educação Matemática
Paradigmas pedagógicos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GUIMARÃES, Mozart Edson Lopes. Questionamento de paradigmas pedagógicos: uma possibilidade de sujeitos que lecionam matemática como intelectuais orgânicos. 2024. 444 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4896
Data de defesa: 22-Nov-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TS - Mozart Edson Lopes Guimarães.pdfTS - Mozart Edson Lopes Guimarães23.09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Mozart Edson Lopes Guimarães.pdfPE - Mozart Edson Lopes Guimarães1.07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD334.8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.