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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Valdiênia Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480068115760271por
dc.contributor.advisor1Neto, José Germano Veras-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790322814354811por
dc.contributor.referee1Fernandes, Felipe Hugo Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4457286315796223por
dc.contributor.referee2Simões, Simone da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/805499462920265por
dc.date.accessioned2024-03-12T14:11:14Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-01-08-
dc.identifier.citationAGUIAR, Valdienia Mendes. Espectroscopia NIR associada a DD-SIMCA como técnica quimiométrica para avaliação de estabilidade de comprimidos de Baclofeno. 2024. 62. f Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4889-
dc.description.resumoO baclofeno, um relaxante muscular vital para o tratamento de espasmos musculares em condições neuromusculares, pode sofrer adulterações que comprometem sua eficácia e segurança. Este estudo propôs uma metodologia para a classificação do baclofeno, empregando espectrometria NIR e técnicas quimiométricas. A análise envolveu 43 lotes distintos (23 não vencidos e 20 vencidos) com a coleta de espectros frente e verso de cada comprimido. Para criar um modelo de classificação entre comprimidos vencidos e não vencidos, foi utilizado o DD-SIMCA como técnica quimiométrica, resultando na criação de um modelo global eficiente, com ênfase no prazo de validade em detrimento da marca. O pré-processamento de normalização aprimorou ainda mais a separação entre medicamentos vencidos e não vencidos. A análise detalhada demonstrou que o modelo DD-SIMCA é robusto na discriminação, mantendo alta sensibilidade, especificidade e eficiência global em 100%, independentemente da técnica de pré-processamento utilizada. A investigação dos processos de degradação forçada por temperatura e radiação, com a utilização da espectrometria de massa na identificação de produtos de degradação, revelou padrões distintos entre comprimidos vencidos e não vencidos. A condução da Análise de Componentes Principais (PCA) nesses processos evidenciou uma clara distinção entre medicamentos vencidos e não vencidos, identificando variações moleculares significativas durante a degradação térmica, com padrões específicos entre as duas categorias de medicamentos. Esses resultados contribuem significativamente para a compreensão do desempenho do DD-SIMCA na análise de medicamentos e na avaliação da estabilidade em diferentes condições, fornecendo uma base sólida para futuras melhorias e validações do modelo, essenciais para garantir a qualidade e segurança dos medicamentos.por
dc.description.abstractBaclofen, a muscle relaxant vital for treating muscle spasms in neuromuscular conditions, can undergo adulterations that compromise its effectiveness and safety. This study proposed a methodology for classifying baclofen, using NIR spectrometry and chemometric techniques. The analysis involved 43 different batches (23 unexpired and 20 expired) with the collection of front and back spectra of each tablet. To create a classification model between expired and unexpired tablets, DD-SIMCA was used as a chemometric technique, resulting in the creation of an efficient global model, with an emphasis on shelf life to the detriment of the brand. Normalization preprocessing further improved the separation between expired and non-expired medications. The detailed analysis demonstrated that the DD-SIMCA model is robust in discrimination, maintaining high sensitivity, specificity, and a global efficiency of 100%, regardless of the pre-processing technique used. The investigation of the forced degradation processes by temperature and radiation, with the use of mass spectrometry to identify degradation products, revealed distinct patterns between expired and non-expired tablets. Conducting Principal Component Analysis (PCA) in these processes demonstrated a clear distinction between expired and non-expired medications, identifying significant molecular variations during thermal degradation, with specific patterns between the two categories of medications. The performance of DD-SIMCA in drug analysis and stability assessment under different conditions provides a solid basis for future improvements and validations of the model, essential to ensuring the quality and safety of drugs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valdienia Aguiar (valdienia.mendes.aguiar@aluno.uepb.edu.br) on 2024-02-18T01:36:55Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO -Valdienia Mendes - VersãoFinal para deposito -.pdf: 1601061 bytes, checksum: 5249b9896bcc1da5a7589758d0c76cef (MD5) biblioteca.uepb.edu.br.pdf: 108699 bytes, checksum: 602bc89849f351e8a365e74dc4249023 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: valdienia.mendes.aguiar@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Valdienia Mendes Aguiar Matrícula: 2022121106 Prezada senhora, bom dia. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS 02. A quantidade total de folhas da obra, 65 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 62 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 63 ( 65 - 2 ). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções, etapa que deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: A folha está incorretamente posicionada, ocupando duas páginas. Coloque o início dela no topo da página. As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que a assinatura é válida, é autêntica para o arquivo completo. A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugiro que o(a) concluinte envie para meu e-mail o trabalho acadêmico corrigido. Quando eu confirmar que está tudo ok, ele poderá ser enviado para os respectivos membros da banca assinarem de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: essa substituição por assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização do membro da banca. 04. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 05. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ficar centralizados nas linhas onde se encontram, com todas as letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. No mais, a configuração geral dessa página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 06. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: O título SUMÁRIO deve ficar em caixa alta e em negrito, com a mesma formatação do modelo, seguindo a ABNT NBR 14724:2011. No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer uma diferenciação, recomenda-se adotar no trabalho os mesmos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Por exemplo, todos os títulos das seções primárias (como 1 INTRODUÇÃO) podem ficar em negrito. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 07. A LISTA DE FIGURAS tem que ficar posicionada entre o ABSTRACT e o SUMÁRIO. Colocar a linha pontilhada entre os elementos de acordo com a estrutura apresentada no modelo. 08. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 9 (11 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 09. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 11. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “4 RESULTADOS E DISCUSSÃO”, na atual página 25, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 12. Na atual página 46 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará em negrito e centralizado na linha onde se encontra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias. 13. A partir da atual página 46, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, é preciso que os sobrenomes dos autores em cada referência fiquem em caixa alta, conforme a ABNT NBR 6023:2018. Compare com o modelo. 14. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 15. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. O termo depositado só é usado pelos concluintes dos cursos de graduação e de especialização. O termo correto para os cursos de mestrado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas tipo Gov.br. no termo de depósito, seguir os mesmo procedimentos expostos no apontamento na folha de aprovação. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente (válido entre os dias 1 a 23 de fevereiro de 2024): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 13h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-02-19T12:24:20Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valdienia Aguiar (valdienia.mendes.aguiar@aluno.uepb.edu.br) on 2024-03-01T01:41:35Z No. of bitstreams: 2 biblioteca.uepb.edu.br.pdf: 108699 bytes, checksum: 602bc89849f351e8a365e74dc4249023 (MD5) DS- valdienia_mendes_aguiar.pdf: 1602304 bytes, checksum: a2340e7f572036f333b6ff09590f8629 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar acima do cabeçalho o logotipo da UEPB da mesma forma como se apresenta no modelo. 02. Na folha da ficha catalográfica, procure colocar uma imagem mais clara, algumas informações não estão legíveis. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: - A expressão “aprovada em” junto com a data da defesa devem estar posicionadas na margem esquerda da folha. 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. As expressões Palavras-Chave e Keywords que devem estar em negrito. 05. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. - Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. 06. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). 07. O Termo de depósito foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo, atualmente preenchido e enviado, é o termo de depósito da graduação, o termo de depósito BDTD, para pós- graduação, está disponível no link mostrado abaixo. on 2024-03-01T11:27:15Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valdienia Aguiar (valdienia.mendes.aguiar@aluno.uepb.edu.br) on 2024-03-01T15:07:54Z No. of bitstreams: 2 Termo_de_Deposito_BDTD_.pdf: 301865 bytes, checksum: 049682ec31568952363a3ea78552f88b (MD5) DS- valdienia_mendes_aguiar.pdf: 1609089 bytes, checksum: ec237b165e4a523c975b2683a7aad0cb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-03-01T16:46:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_de_Deposito_BDTD_.pdf: 301865 bytes, checksum: 049682ec31568952363a3ea78552f88b (MD5) DS- valdienia_mendes_aguiar.pdf: 1609089 bytes, checksum: ec237b165e4a523c975b2683a7aad0cb (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCFpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectQuimiometriapor
dc.subjectNIRpor
dc.subjectBaclofenopor
dc.subjectClassificaçãopor
dc.subjectEspectrometriapor
dc.subject.cnpqFARMACIA::ANALISE E CONTROLE E MEDICAMENTOSpor
dc.titleEspectroscopia NIR associada a DD-SIMCA como técnica quimiométrica para avaliação de estabilidade de comprimidos de Baclofenopor
dc.typeDissertaçãopor
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