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dc.creatorSilva, Francisco Alyson de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6422946871266568por
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Mônica Barros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148por
dc.contributor.referee1Souza, Moema Amélia Serpa Lopes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825por
dc.contributor.referee2Júnior, Reginaldo Pereira França-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086812927093899por
dc.date.accessioned2024-03-06T14:45:46Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Alyson de Lima. Formação acadêmica-profissional em serviço social: a supervisão direta do estágio obrigatório nas instituições de ensino a distância no município de Itaporanga – PB. 2023. 135 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4869-
dc.description.resumoEsta dissertação, elaborada a partir dos resultados da pesquisa que se propôs analisar a formação acadêmica-profissional de assistentes sociais por meio do recorte da supervisão direta de estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social nas instituições de Ensino Superior na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Como objetivos específicos: verificar o processo de construção e consolidação da formação profissional de Assistentes Sociais a partir do recorte da Supervisão direta de estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social na modalidade EAD; apreender a relação entre o processo de supervisão direta de estágio supervisionado obrigatório realizado nas unidades EAD que ofertam o curso de Serviço Social no município de Itaporanga - PB, e as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1999), a Política Nacional de Estágio e a Resolução CFESS n.º 533 que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social; identificar as condições objetivas em que ocorre o processo de supervisão direta de estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social nas instituições de Ensino Superior privadas na modalidade EAD, na realidade do município de Itaporanga-PB. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético, onde realizamos uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo teve como universo as duas Instituições de Ensino Superior (IES) existente no município de Itaporanga – PB, como sujeitos participantes da pesquisa, contamos com os/as supervisores acadêmicos e de campo, e estudantes de serviço social envolvidos no processo de supervisão direta de estágio obrigatório em Serviço Social. Para a coleta dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada junto aos sujeitos e na análise dos dados empíricos, tomamos por base as principais categorias do método crítico-dialético de Marx, e algumas categorias teóricas ou analíticas. As análises evidenciaram que a formação acadêmica-profissional, como um processo fundamental para uma formação de qualidade, ocorre com uma operacionalização “precária” na modalidade EAD, sendo esse processo fragilizado e exposto às condições reais dessa formação mercantilizada dada pela expansão do Ensino Superior e da modalidade EAD e os impactos nos cursos de graduação em Serviço Social no contexto da crise do capital.por
dc.description.abstractThis dissertation is based on the results of a research project that aimed to analyze the academic-professional training of social workers through the direct supervision of compulsory supervised internships in Social Work at higher education institutions in the Distance Learning (DL) modality. The specific objectives were: to verify the process of construction and consolidation of the professional training of Social Workers based on the direct supervision of compulsory supervised internships in Social Work in the distance learning modality; to understand the relationship between the process of direct supervision of compulsory supervised internships carried out in the distance learning units that offer the Social Work course in the municipality of Itaporanga – PB, and the Curricular Guidelines (ABEPSS, 1999), the National Internship Policy and CFESS Resolution no. 533, which regulates the supervision of social workers in distance learning. 533, which regulates the direct supervision of internships in Social Work; to identify the objective conditions in which the direct supervision of compulsory supervised internships in Social Work takes place in private higher education institutions in the distance learning modality, in the reality of the municipality of Itaporanga – PB. The method used was historical-dialectical materialism, in which we carried out bibliographical, documentary and field research. The universe of the field research was the two Higher Education Institutions (HEIs) in the municipality of Itaporanga - PB. The subjects participating in the research included academic and field supervisors, and social work students involved in the process of direct supervision of compulsory internships in Social Work. To collect the data, we used semi-structured interviews with the subjects. To analyze the empirical data, we used the main categories of Marx's critical-dialectical method and some theoretical or analytical categories. The analysis showed that academic-professional training, as a fundamental process for quality training, occurs with a "precarious" operationalization in the distance learning modality. This process is weakened and exposed to the real conditions of this commercialized training given by the expansion of higher education and the distance learning modality and the impacts on undergraduate Social Work courses in the context of the capital crisis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Silva (francisco.alyson@aluno.uepb.edu.br) on 2024-02-04T20:45:34Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_FRANCISCO ALYSON DE LIMA SILVA.pdf: 1754309 bytes, checksum: f0f4fb714fba628dbd4150b70704b007 (MD5) Termo de Depósito BDTD0 atual. FRANCISCO ALYSON DE LIMA SILVA.pdf: 150287 bytes, checksum: ae5422eeecd0e48776817e447c76d8ff (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ada Marinho (lenemarinho@servidor.uepb.edu.br) on 2024-02-05T14:31:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_FRANCISCO ALYSON DE LIMA SILVA.pdf: 1754309 bytes, checksum: f0f4fb714fba628dbd4150b70704b007 (MD5) Termo de Depósito BDTD0 atual. FRANCISCO ALYSON DE LIMA SILVA.pdf: 150287 bytes, checksum: ae5422eeecd0e48776817e447c76d8ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-06T14:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_FRANCISCO ALYSON DE LIMA SILVA.pdf: 1754309 bytes, checksum: f0f4fb714fba628dbd4150b70704b007 (MD5) Termo de Depósito BDTD0 atual. FRANCISCO ALYSON DE LIMA SILVA.pdf: 150287 bytes, checksum: ae5422eeecd0e48776817e447c76d8ff (MD5) Previous issue date: 2023-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectFormação Acadêmica-Profissionalpor
dc.subjectSupervisão de Estágio em Serviço Social.por
dc.subjectModalidade de Educação a Distânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleFormação acadêmica-profissional em serviço social: a supervisão direta do estágio obrigatório nas instituições de ensino a distância no município de Itaporanga – PB.por
dc.typeDissertaçãopor
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