Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4867
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento digital: fomentando práticas colaborativas a partir do blog
Autor: Feitoza, Júnior Alves
Primeiro orientador: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Primeiro membro da banca: Xavier, Manassés Morais
Segundo membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação são uma realidade marcante na sociedade contemporânea e perpassam as práticas cotidianas de acesso a informações, pesquisa e produção de conhecimento nas mais variadas esferas da comunicação e campos do saber. Diante dessa realidade, compreende-se que a apropriação das TDIC é essencial para os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo habilidades para interagir em rede. Com base nessas constatações, esta pesquisa parte da seguinte questão-problema: De que maneira o uso das TDIC como interfaces pedagógicas, a partir da produção do gênero blog, pode contribuir para a realização/vivência de letramentos digitais aos alunos? Quanto ao objetivo geral, destaca-se: fomentar práticas de letramentos digitais a partir da produção colaborativa do blog, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual João Leite Neto no município de Nova Olinda - PB. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa delineada como pesquisa-ação. Aplicou-se um (1) questionário docente e dois (2) questionários com os discentes. O questionário docente visou saber se a docente usava as TDIC e quais eram seus conhecimentos acerca dos letramentos digitais. Por sua vez, os questionários discentes buscaram: no primeiro, sondar os conhecimentos sobre blog, aplicado antes da sua produção, - no segundo, saber a experiência deles ao produzir o blog, aplicado ao término das produções, e por isso, servindo também como parte da avaliação contínua acerca do trabalho realizado. Desenvolveu-se, também, uma proposta metodológica a fim de viabilizar a produção do blog pelos alunos. A dinâmica aplicada promoveu a interação com os colaboradores, criando um contexto propício de ação-reflexão-ação para as produções. Além dos instrumentos de geração já mencionados, adotou-se também, o diário de pesquisa, através do qual relatou-se todos os momentos das experiências vivenciadas no lócus da pesquisa. Como aporte teórico, para refletir acerca das TDIC e educação, estabeleceu-se um diálogo com Kenski (2012/2013), Moran (2012/2013), Castells (2021), Masetto (2013), Lévy (2010), Tardif (2014), Imbernón (2009/2010), entre outros; Acerca dos letramentos digitais embasou-se em Coscarelli e Ribeiro (2021), Ribeiro (2012/2016), Coscarelli (2016), Buzato (2006/2009/2010), Xavier (2005/2013), Braga (2013), Zacharias (2016), Novais (2016), Paiva (2016), Lins, Souza e Lendl (2020), Rojo e Moura (2019), Aranha (2012), Aranha e Mata (2017), entre outros; Para tratar sobre blogs recorreu-se a Costa (2008), Marcuschi (2010), Miller (2012), Komesu (2010), Barton e Lee (2015), Moran (2012/2013), Lorenzi e Pádua (2012), Aranha e Castro (2016), Fortunato (2012), entre outros. Os resultados evidenciam que a apropriação tecnológica crítico-reflexiva viabilizou a criação do blog como novo/outro espaço de aprendizagem, mediante o qual foram mobilizadas habilidades relacionadas à pesquisa, leitura e escrita em interface com as TDIC no contexto de sala de aula, promovendo a autonomia para produzir e refletir as produções. Nesse sentido, o blog como espaço pedagógico fomentou práticas de letramentos digitais à medida que, por meio da sua produção, possibilitou postagens, comentários, compartilhamentos e discussão de temáticas variadas com base na articulação de linguagens hipertextuais, nesse ambiente digital, via rede.
Abstract: Digital information and communication technologies are a striking reality in contemporary society and permeate everyday practices of access to information, research and production of knowledge in the most varied spheres of communication and fields of knowledge. Given this reality, it is understood that the appropriation of TDIC is essential for the teaching and learning processes, developing skills to interact in a network. Based on these findings, this research starts with the following problem question: How can the use of TDIC as pedagogical interfaces, based on the production of the blog genre, contribute to the realization/experience of digital literacy for students? Regarding the general objective, the following stands out: to encourage digital literacy practices through the collaborative production of the blog, in a 9th year elementary school class at public school João Leite Neto in the city of Nova Olinda - PB. To this end, an exploratory research with a qualitative approach was carried out, designed as action research. One (1) teacher questionnaire and two (2) student questionnaires were administered. The teacher questionnaire aimed to find out whether the teacher used TDIC and what her knowledge was about digital literacy. In turn, the student questionnaires sought: in the first, to probe their knowledge about the blog, applied before its production, - in the second, to know their experience when producing the blog, applied at the end of the productions, and therefore, also serving as part of the continuous evaluation of the work carried out. A methodological proposal was also developed in order to enable students to produce a blog. The applied dynamics promoted interaction with collaborators, creating a favorable context of action-reflection-action for the productions. In addition to the generation instruments already mentioned, the research diary was also adopted, from which every moment of the experiences lived in the research locus was reported. As a theoretical contribution, to reflect on TDIC and education, a dialogue was established with Kenski (2012/2013), Moran (2012/2013), Castells (2021), Masetto (2013), Lévy (2010), Tardif (2014 ), Imbernón (2009/2010), among others; Regarding digital literacy, it was based on Coscarelli and Ribeiro (2021), Ribeiro (2012/2016), Coscarelli (2016), Buzato (2006/2009/2010), Xavier (2005/2013), Braga (2013), Zacharias ( 2016), Novais (2016), Paiva (2016), Lins, Souza and Lendl (2020), Rojo and Moura (2019), Aranha (2012), Aranha and Mata (2017), among others; To discuss blogs, we used Costa (2008), Marcuschi (2010), Miller (2012), Komesu (2010), Barton and Lee (2015), Moran (2012/2013), Lorenzi and Pádua (2012), Aranha and Castro (2016), Fortunato (2012), among others. The results show that critical-reflexive technological appropriation enabled the creation of the blog as a new/other learning space, from which skills related to research, reading and writing were mobilized in interface with TDIC in the classroom context, promoting the autonomy to produce and reflect productions. In this sense, the blog as a pedagogical space fostered digital literacy practices as, through its production, it enabled postings, comments, sharing and discussion of varied themes based on the articulation of hypertextual languages, in this digital environment, via the network.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs
Letramento digital
Blog pedagógico
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: FEITOZA, J. A. Letramento digital: fomentando práticas colaborativas a partir do blog. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4867
Data de defesa: 3-Nov-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Versão final.pdfDocumento Principal - Dissertação 6.37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Compromisso - Biblioteca.pdfTermo de Compromisso - Biblioteca 168.57 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.