Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática
Autor: Mélo, Anna Karla Borba de 
Primeiro orientador: Maciel, Aníbal de Menezes
Primeiro membro da banca: Maciel, Aníbal de Menezes
Segundo membro da banca: Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Terceiro membro da banca: Soares, Luiz Havelange
Resumo: O uso da imagem como recurso vem se tornando em um campo de interesse de professores e pesquisadores. Nos dias atuais, os livros didáticos quase sempre trazem imagens cada vez mais, entre elas, fotografias, considerando a importância que esse instrumento tem na sociedade atual, com propósitos diversos e que precisam ser analisadas quanto à função que exercem. Mais recentemente, a utilização da tecnologia digital no manuseio de imagens para o ensino de Matemática surge como possibilidade no trabalho de sala de aula. A presente pesquisa aborda a articulação dessas duas temáticas e teve como objetivo geral: investigar o uso da imagem fotográfica que tenha recebido alteração por intermédio de tecnologia digital contidas em livros didáticos de Matemática, no contexto do diálogo entre a Cultura Visual e Visualização Matemática. Para fundamentação nos baseamos em Flores (2010) e outros pesquisadores. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e do tipo bibliográfico. Como resultado, evidenciamos a relevância de imagens fotográficas com marcações digitais exercendo função mediadora na construção de conceitos matemáticos, principalmente no ensino de geometria, apesar de outras terem apenas uma função ilustrativa e que outras valeriam ser retiradas. Apontamos outras pesquisas, formação de professores e práticas de sala de aula, possíveis de se realizarem a partir dos achados contidos nesse trabalho.
Abstract: The use of images as a teaching resource has become a field of interest for teachers and researchers. Nowadays, textbooks often contain images, including photographs, considering this instrument's importance in contemporary society, and use them with diverse purposes that need to be analyzed in terms of the function they perform. More recently, the use of digital technology in editing images for teaching Mathematics has emerged as a possibility in classroom work. The present research addresses the articulation of these two themes and has the general objective: to investigate the use of photographic images that have been altered through digital technology contained in Mathematics textbooks, in the context of the dialogue between Visual Culture and Mathematical Visualization. Based on Flores (2010) and other researchers, we justified ourselves and carried out qualitative, exploratory, and bibliographical research. As a result, we highlighted the relevance of photographic images with digital markings, mediating the construction of mathematical concepts, especially in teaching geometry, although other images have only the illustrative function and others would better be removed. We suggested other research ideas, teacher training possibilities, and classroom practices that could be carried out based on the findings of this work.
Palavras-chave: tecnologias digitais
ensino de matemática
imagem fotográfica
digital technologies
teaching mathematics
photographic image
Área(s) do CNPq: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MÉLO, Anna Karla Borba de. Imagens fotográficas modificadas digitalmente nos livros didáticos de matemática. 2023. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4841
Data de defesa: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Anna Karla Borba de MéloDS - Anna Karla Borba de Mélo2.17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD51.9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.