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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista Neto, Manoel Valério-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4429221101146469por
dc.contributor.advisor1Galdino, Kátia Elizabete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657038729605079por
dc.contributor.advisor-co1Varani, Márcio Luiz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2574684942788529por
dc.contributor.referee1Holsbach, Léria Rosane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3309321635182725por
dc.contributor.referee2Valadares, Eduardo Jorge-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940468130578331por
dc.contributor.referee3Galdino, Kátia Elizabete-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657038729605079por
dc.date.accessioned2023-11-29T11:49:24Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationBATISTA NETO, Manoel Valério. Desenvolvimento de metodologia para aplicação dos requisitos da ISO 13485, da RDC ANVISA 665/2022 e do programa MDSAP em sistemas de gestão da qualidade. 2023. 194 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4828-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: Adaptar ou implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com normas e resoluções aplicáveis é um desafio para muitas empresas, fábricas, laboratórios e centros de tecnologia. Isso se deve, em parte, ao fato dessas normas e resoluções não descreverem como os seus requisitos devem ser atendidos. Em vez disso, fornecem diretrizes gerais que nem sempre são corretamente interpretadas pelas organizações. No contexto da área da saúde, essa problemática se intensifica porque o conjunto de requisitos para implementar ou adaptar um SGQ voltado para dispositivos médicos, considerando a natureza desses produtos, é complexo e exige a aplicação de processos rigorosos de qualidade em toda estrutura organizacional. Além disso, é necessário estar em conformidade com mais de um regulamento ao mesmo tempo. Sob essa perspectiva, o presente trabalho visa desenvolver uma metodologia que institui etapas e descreve métodos para aplicar, em qualquer SGQ vinculado a dispositivos médicos, os requisitos da norma ISO 13485 e da resolução RDC ANVISA nº 665/2022, isoladamente ou em conjunto, bem como do programa Medical Device Single Audit Program (MDSAP) com escopo de comercialização para o Brasil. Em acréscimo, é descrito no presente trabalho, o estudo de caso utilizado para verificar a eficácia dessa metodologia. Nesse estudo de caso, o SGQ da Unidade de Fabricação de Dispositivos Médicos (UFDM) do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi adaptado segundo as abordagens propostas e, em seguida, foi submetido a processos de auditoria necessários para a obtenção da Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) da Anvisa via programa MDSAP e a certificação da norma ISO 13485. OBJETIVOS: Desenvolver e aplicar em um estudo de caso, uma metodologia para implementar os requisitos da resolução RDC ANVISA nº 665/2022, da norma ISO 13485 e/ou do programa MDSAP em sistemas de gestão da qualidade de organizações do setor da saúde. METODOLOGIA: As etapas da pesquisa aderente a este trabalho possuem uma abordagem qualitativa, delineada através de um estudo de caso, e foram divididas em três fases: informacional e planejamento; aplicação e análise; e verificação da metodologia proposta. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados deste trabalho compreendem uma matriz de correlação entre termos; uma sequência de estágios para a implementação dos requisitos do programa MDSAP, da ABNT NBR ISO 13485:2016 e/ou da RDC ANVISA nº 665/2022; e um guia com abordagens práticas para a aplicação dos requisitos desses regulamentos. Em acréscimo, também é considerado como parte dos resultados, a descrição do estudo de caso realizado, que contém informações sobre a Unidade de Fabricação do NUTES e sobre os desafios enfrentados durante os processos de auditoria e certificação. CONCLUSÃO: A metodologia proposta foi desenvolvida com êxito e o SGQ da UFDM/NUTES, implementado de acordo com essa metodologia, foi submetido a auditorias de certificação. Como consequência desse fato, nenhuma não conformidade foi detectada durante as auditorias e o NUTES obteve tanto a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) da Anvisa, via programa MDSAP, quanto a certificação referente à ISO 13485.por
dc.description.abstractINTRODUCTION: Adapting or implementing a Quality Management System (QMS) in accordance with applicable standards and resolutions is a challenge for many companies, factories, laboratories, and technology centers. This is partly because these standards and resolutions do not describe how their requirements must be met. Instead, they provide general guidelines that are not always correctly interpreted by organizations. In the context of the healthcare sector, this problem intensifies because the set of requirements to implement or adapt a QMS aimed at medical devices, considering the nature of these products, is complex and requires the application of rigorous quality processes throughout the organizational structure. Additionally, it is necessary to comply with more than one regulation at the same time. From this perspective, the present work aims to develop a methodology that establishes steps and describes methods to apply, in any QMS linked to medical devices, the requirements of ISO 13485 and RDC ANVISA resolution nº 665/2022, individually or together, as well as well as the Medical Device Single Audit Program (MDSAP) with commercialization scope for Brazil. In addition, this work describes the case study used to verify the effectiveness of this methodology. In this case study, the QMS of the Medical Device Manufacturing Unit (UFDM) of the Center for Strategic Health Technologies (NUTES) of the State University of Paraíba (UEPB) was adapted according to the proposed approaches and was then subjected to processes auditing necessary to obtain the Certification of Good Manufacturing Practices (CBPF) from Anvisa via the MDSAP program and the certification of the ISO 13485 standard. OBJECTIVES: To develop and establish, in a case study, a methodology for applying the requirements of ISO 13485, RDC ANVISA No. 665/2022, and/or the MDSAP program to quality management systems of healthcare sector organizations. METHODOLOGY: The research in this work adheres to a qualitative approach, outlined through a case study. RESULTS AND DISCUSSIONS: The results of this work include a correlation matrix between terms of resolution RDC ANVISA No. 665/2022 and ABNT NBR ISO 13485:2016 that have the same meaning; a sequence of stages for implementing the requirements of the MDSAP program and/or RDC ANVISA No. 665/2022 and ABNT NBR ISO 13485:2016, separately or together; as well as a guide with practical approaches for applying the requirements of these regulations. Additionally, the description of the conducted case study, which contains information about the NUTES Medical Device Manufacturing Unit, and the challenges faced during the audit and certification processes, is also considered part of the results. CONCLUSION: The proposed methodology was successfully developed. Proof of this is that the UFDM QMS was subjected to certification audits and no non-compliance was detected by external auditors. As a result, NUTES obtained both the Good Manufacturing Practices Certification from Anvisa via the MDSAP program and the certification relating to ISO 13485.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Manoel Batista Neto (manoel.batista@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-30T12:22:13Z No. of bitstreams: 2 DS - Manoel Valério Batista Neto.pdf: 3336064 bytes, checksum: 284f539c9590484bbbf6a346df94f376 (MD5) Termo_para_Cadastro_de_Dissertacao_assinado.pdf: 177057 bytes, checksum: a89bd28fdd097293f2d150515a7491e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: - Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 02. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: - Em todos os títulos das seções e subseções no SUMÁRIO não pode haver ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) - Os indicativos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda sem nenhum recuo diferenciado, conforme a ABNT NBR 6024. - Para os títulos e os subtítulos que sucedem os indicativos das seções recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027). - Observe que os títulos dos elementos pós-textuais também seguem os alinhamentos dos demais títulos. - Renomear o elemento pós-textual “8. REFERÊNCIAS” para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. - Executar a mesma correção na atual página 187. 03. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO). - A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 18 (20 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. - É necessário corrigir a paginação. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado 04. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 05. Em todos os títulos das seções e subseções na parte textual, não pode haver ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Deve existir somente um espaço simples entre eles (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 06. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc) onde aparecer a expressão Fonte: Autoria própria (ou alguma expressão semelhante a essa), é recomendável (conforme o modelo) substituir pela seguinte: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo(a) autor(a), ano. 07. Na atual página 187 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. on 2023-10-30T14:01:50Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Manoel Batista Neto (manoel.batista@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-14T20:30:33Z No. of bitstreams: 2 Termo_para_Cadastro_de_Dissertacao_assinado.pdf: 177057 bytes, checksum: a89bd28fdd097293f2d150515a7491e7 (MD5) DS - Manoel Valério Batista Neto.pdf: 3383181 bytes, checksum: 2aaf86b9dd3ef39ac4640b669d7e647e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: manoel.batista@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Manoel Valério Batista Neto Matrícula: 2020171209 Prezado senhor Manoel Valério Batista Neto, boa noite. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo DS - Manoel Valério Batista Neto – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo de forma detalhada. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Para os títulos e os subtítulos que sucedem os indicativos das seções recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027). Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo para que os alinhamentos fiquem corretos: 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais também seguem os alinhamentos dos demais títulos. A assinatura eletrônica do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de um membro da banca não está sendo reconhecida pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/ a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Isso ocorreu porque, depois de já assinada a dissertação, foram feitas modificações nela por conta das correções necessárias. Soluções para o caso: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra será enviado para que o respectivo membro assine o documento inteiro. Depois de assinado, validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado quando todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar ao respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: essa substituição de assinaturas só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização do membro da banca. 02. Uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos no apontamento anterior, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser calculada consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 03. Como outra consequência das correções propostas até aqui , pode ser preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. Depois dos ajustes propostos, havendo alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). FIM DOS APONTAMENTOS. O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-11-14T23:47:04Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Manoel Batista Neto (manoel.batista@aluno.uepb.edu.br) on 2023-11-16T19:34:49Z No. of bitstreams: 2 Termo_para_Cadastro_de_Dissertacao_assinado.pdf: 177057 bytes, checksum: a89bd28fdd097293f2d150515a7491e7 (MD5) DS - Manoel Valério Batista Neto.pdf: 3417711 bytes, checksum: 39cacfe21016bfa2850ac5257de0e29e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-11-16T21:54:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_para_Cadastro_de_Dissertacao_assinado.pdf: 177057 bytes, checksum: a89bd28fdd097293f2d150515a7491e7 (MD5) DS - Manoel Valério Batista Neto.pdf: 3417711 bytes, checksum: 39cacfe21016bfa2850ac5257de0e29e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-11-16T21:54:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_para_Cadastro_de_Dissertacao_assinado.pdf: 177057 bytes, checksum: a89bd28fdd097293f2d150515a7491e7 (MD5) DS - Manoel Valério Batista Neto.pdf: 3417711 bytes, checksum: 39cacfe21016bfa2850ac5257de0e29e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T11:49:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo_para_Cadastro_de_Dissertacao_assinado.pdf: 177057 bytes, checksum: a89bd28fdd097293f2d150515a7491e7 (MD5) DS - Manoel Valério Batista Neto.pdf: 3417711 bytes, checksum: 39cacfe21016bfa2850ac5257de0e29e (MD5) Previous issue date: 2023-07-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectCertificaçãopor
dc.subjectMDSAPpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subject.cnpqGERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADEpor
dc.titleDesenvolvimento de metodologia para aplicação dos requisitos da ISO 13485, da RDC ANVISA 665/2022 e do programa MDSAP em sistemas de gestão da qualidadepor
dc.title.alternativeDevelopment of methodology to apply the requirements of ISO 13485, RDC ANVISA 665/2022 and the MDSAP program in quality management systemseng
dc.typeDissertaçãopor
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