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Tipo do documento: Dissertação
Título: O desfinanciamento da educação em tempos pandêmicos: implicações na permanência e conclusão nos cursos de graduação pelos/as estudantes assistidos/as pelo programa de assistência estudantil na Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Ferreira, Mayla Stella do Nascimento 
Primeiro orientador: Pereira, Jordeana Davi
Primeiro membro da banca: Lira, Terçália Suassuna Vaz
Segundo membro da banca: Lessa, Simone Eliza do Carmo
Resumo: Esta dissertação apresenta como objetivo analisar as inflexões e implicações do desfinanciamento da educação, no Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para permanência e conclusão nos cursos de graduação pelos/as estudantes assistidos/as, no contexto da pandemia da COVID-19. Para seu alcance, foi utilizado o método crítico dialético, que aborda a realidade na perspectiva da historicidade, compreendendo que a realidade não é neutra ou estática, mas processual. Para o conhecimento da realidade, algumas categorias são centrais no referido método e perpassaram por toda a pesquisa, sendo elas totalidade, mediação e contradição. Compreendendo o percurso metodológico, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, buscando aprofundar os conhecimentos de uma determinada realidade na tentativa de ultrapassar o aparente. Paralelamente, foi realizada a pesquisa documental. Esta pesquisa teve como lócus a UFRPE, mais precisamente a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), responsável por realizar o planejamento, a coordenação e a execução das políticas de assistência estudantil na UFRPE, desde a Sede até as Unidades Acadêmicas. O seu desenvolvimento possibilitou compreender como a Assistência Estudantil da Universidade se posicionou ao longo do período definido, no enfretamento da pandemia e diante dos cortes acentuados promovidos pelo governo de extrema direita. No primeiro momento da pandemia, a UFRPE suspendeu o calendário acadêmico. Diante disso, a PROGESTI efetivou como medida de segurança o esvaziamento das Residências Universitárias e suspensão do funcionamento do Restaurante Universitário. Com isso, os/as residentes foram obrigados/as a retornar aos seus lares, passando a enfrentar e vivenciar a falta de recursos necessários para o desenvolvimento satisfatório das atividades acadêmicas. Na tentativa de mitigar os efeitos adversos desta realidade, a Pró-Reitoria criou o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital (AEID), ofertado ineditamente, como também aderiu ao Projeto Alunos Conectados. Além disso, manteve o pagamento de todos os benefícios em pecúnia. Assim, é possível indicar que a PROGESTI realizou alguns esforços a fim de garantir a continuidade dos/as discentes assistidos/as. Ainda assim, houveram alguns desligamentos dos programas/auxílios. Entretanto, é necessário destacar que os motivos inerentes que levaram ao desligamento no período aqui definido, não podem ser explanados com exatidão, pois não há registros destas motivações, havendo necessidade de estudos posteriores com os/as desligados/as para compreender os fatores que impactaram na permanência. Acentua-se ainda que, assim como nas demais Universidades, a UFRPE foi impactada com cortes acentuados em seu orçamento. Considerando a realidade posta, a Assistência Estudantil necessitava (e ainda necessita) de mais recursos e ações democráticas para garantir a permanência da juventude em situação de pobreza, pois a pandemia aflorou as desigualdades sociais já tão demarcadas.
Abstract: This dissertation aims to analyze the inflections and implications of the defunding of education, in the Student Assistance Program of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) for permanence and completion of undergraduate courses by the students assisted, in the context of the COVID-19 pandemic. COVID-19. To achieve this, the critical dialectical method was used, which approaches reality from the perspective of historicity, understanding that reality is not neutral or static, but procedural. In order to understand reality, some categories are central to the aforementioned method and permeated the entire research, namely totality, mediation and contradiction. Understanding the methodological path, an exploratory and descriptive study was carried out, seeking to deepen knowledge of a certain reality in an attempt to overcome what is apparent. At the same time, documentary research was carried out. This research had UFRPE as its locus, more precisely the Dean of Student Management and Inclusion (PROGESTI), responsible for carrying out the planning, coordination and execution of student assistance policies at UFRPE, from the Headquarters to the Academic Units. Its development made it possible to understand how the University's Student Assistance positioned itself throughout the defined period, in facing the pandemic and in the face of the sharp cuts promoted by the far-right government. At the first moment of the pandemic, UFRPE suspended the academic calendar. In view of this, PROGESTI carried out, as a security measure, the emptying of University Residences and suspension of the operation of the University Restaurant. As a result, residents were forced to return to their homes, facing and experiencing the lack of resources necessary for the satisfactory development of academic activities. In an attempt to mitigate the adverse effects of this reality, the Dean's Office created the Digital Inclusion Emergency Aid (AEID), offered for the first time, as well as joining the Connected Students Project. In addition, he continued to pay all benefits in cash. Thus, it is possible to indicate that PROGESTI made some efforts to guarantee the continuity of the students assisted. Even so, there were some disconnections from programs/aid. However, it is necessary to highlight that the inherent reasons that led to dismissal in the period defined here cannot be explained accurately, as there are no records of these motivations, requiring further studies with those terminated to understand the factors that impacted on permanence. It should also be noted that, like other Universities, UFRPE was impacted by sharp cuts in its budget. Considering the current reality, Student Assistance needed (and still needs) more resources and democratic actions to guarantee the permanence of young people in situations of poverty, as the pandemic highlighted social inequalities that were already so clearly defined.
Palavras-chave: Desfinanciamento
COVID-19
Assistência estudantil
Educação superior federal
Área(s) do CNPq: SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
Citação: FERREIRA, Mayla Stella do Nascimento. O desfinanciamento da educação em tempos pandêmicos: implicações na permanência e conclusão nos cursos de graduação pelos/as estudantes assistidos/as pelo programa de assistência estudantil na Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2023. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4793
Data de defesa: 24-Ago-2023
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