Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4786
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ecologia e divulgação: uma análise das estratégias dos sítios do programa ecológico de longa duração
Título(s) alternativo(s): Ecology and dissemination: an analysis of the strategies of the long-term ecological program sites
Autor: Gualberto, Karla Katia Mouzinho 
Primeiro orientador: Brandão, Alessandra Gomes
Primeiro membro da banca: Oliveira, Diogo Lopes de
Segundo membro da banca: Falaschi, Rafaela Lopes
Resumo: A separação entre Ciência e Sociedade é tão antiga quanto o nascimento da primeira. Nas últimas décadas, muitos esforços vêm sendo empreendidos em níveis internacionais e nacionais para a aproximação entre ambas, tendo em vista os diversos problemas decorrentes disso, a exemplo do negacionismo cada vez mais crescente, impulsionados, também, por essa separação. Diversas políticas científicas vêm fomentando a diminuição dessa distância, inclusive na área de Ecologia, como é o caso do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), que tem estimulado a presença de profissionais especializados e a execução de ações de comunicação que visem uma melhor disseminação do conhecimento produzido por tais programas. Como campo de estudo, a Comunicação Pública da Ciência tem como objetivo refletir criticamente as formas de diálogo entre a Ciência e a Sociedade. As reflexões teóricas mais recentes apontam para diferentes formas de executar a comunicação da ciência, entre elas: (1) a Comunicação de Déficit, que privilegia o saber científico, em que o outro é um sujeito passivo que deve receber o conhecimento de quem sabe sem participar; (2) a Comunicação Dialógica, que reconhece a importância de construções de diálogos para uma recepção e interação das formas de saber da Ciência. Diante de tais questões, esta pesquisa tem o interesse de avaliar que tipo de comunicação estava sendo executada dentro dos sítios PELD’s antes da experiência do PELDCOM, uma vez que já há outras análises que apontam que os editais de fomento na área de biodiversidade, por si, podem estar sendo desenvolvidos de modo a incentivar uma comunicação de déficit. Para isso, propõe-se a partir de um recorte dos sítios, utilizando as variáveis de Leweistein e Brossard (2015), oferecer uma análise da comunicação realizada pelos sítios antes de 2021.
Abstract: The separation between Science and Society is as old as the birth of the former. In recent decades, many efforts have been made at international and national levels to bring them together, in view of the various problems arising from this, such as the increasingly growing denialism, driven by this separation. Several scientific policies have been promoting the reduction of this distance, including in the area of Ecology, as is the case of the Long-Term Ecological Program (PELD), which has stimulated the presence of specialized professionals and the execution of communication actions aimed at better dissemination. knowledge produced by such programs. This research project is part of a broader project (PELDCOM), whose objective is to improve the communication process of ecological PELDs. As a field of study, Public Communication of Science aims to critically reflect and propose forms of dialogue between Science and Society. The most recent theoretical reflections point to different ways of executing the communication of science, among them: (1) the Communication of Deficit, which privileges scientific knowledge, in which the other is a passive subject who must receive the knowledge of those who know without to participate; (2) Dialogical Communication, which recognizes the importance of constructions of dialogues for a reception and interaction of the forms of knowledge of Science. Faced with such questions, this research is interested in evaluating what type of communication was being carried out within PELD's sites before the PELDCOM experience, since there are already other analyzes that point out that the promotion notices in the area of biodiversity, by themselves , may be being developed to encourage deficit communication. For this, it is proposed from a cut of the sites, by Brazilian biomes, using the variables of Leweistein and Brossard (2015), to offer an analysis of the communication carried out by the sites.
Palavras-chave: Comunicação Pública da Ciência
Programa Ecológico de Longa Duração
Divulgação científica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - PPGEC
Citação: GUALBERTO, Karla Katia Mouzinho. Ecologia e divulgação: uma análise das estratégias dos sítios do Programa Ecológico de Longa Duração. 2023. 96 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - PPGEC) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4786
Data de defesa: 24-Mar-2023
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Karla Katia Mouzinho Gualberto.pdfDS - Karla Katia Mouzinho Gualberto.pdf3.16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD.pdf169.29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.