Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4783
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes e relatos docentes sobre a pré-escola: entre o lúdico e a reinvenção da aprendizagem
Autor: Araújo, Wagnês Barbosa de 
Primeiro orientador: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Primeiro membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina de
Segundo membro da banca: Nascimento, Juscelino Francisco do
Terceiro membro da banca: Nascimento, Regina Coelli Gomes
Resumo: O trabalho docente com o lúdico na Educação Infantil pré-escolar é atravessado pelos desafios de escolarizar e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades de interagir e brincar, agregando saberes direcionados para o desenvolvimento cognitivo das crianças em prol de uma aprendizagem significativa. O equilíbrio entre o brincar e o aprender nem sempre é considerado, principalmente, por haver uma tendência pedagógica de se minimizar o tempo do brincar em favor de atividades de reprodução que apenas visam instrumentalizar as habilidades de escrita. Tal visão redutora não reconhece as contribuições do lúdico para o avanço da inteligência infantil. Nesse sentido, há necessidade emergente de apontar o papel do lúdico nas aprendizagens da pré-escola iniciando essa trajetória pela reconfiguração dos saberes docentes. Defender o aprender brincando perpassa, portanto, o objetivo principal desta pesquisa na direção de evidenciar a importância do lúdico na pré-escola como caminho para uma aprendizagem significativa, partindo da formação docente como mola propulsora desses conhecimentos. Assim, o cabedal teórico para o aprofundamento desse propósito busca respaldo nos estudos de Piaget (2020), Vygotsky (2007) e Luckesi (2002, 2004), entre outros autores. No que tange à formação pedagógica para apropriação da ludicidade nos espaços educativos são adotados os referenciais de Imbernón (2011, 2009), Tardif (2014), Nóvoa (1999, 2022), Freire (1996, 1997, 2016), Morin (2000, 2021), entre outros, que tratam os profissionais docentes em suas missões pedagógicas enaltecendo a pessoa do professor em seus desafios humanos. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa aproximando técnicas da pesquisa-ação e das investigações de caráter etnográfico com o apoio de observação participante e entrevistas semiestruturadas, considerando o teor das narrativas e seus significados para a compreensão dos processos pedagógicos relacionados à infância. O campo de pesquisa envolve a Creche e Pré-Escola Professora Socorro de Fátima Cavalcante Viana, localizada em Remígio-PB. O estudo parte da premissa de que a apropriação do lúdico na esfera docente pode ampliar a qualidade das práticas pedagógicas e contribuir com uma aprendizagem significativa na pré-escola. Em termos de produto educacional, serão implementadas oficinas pedagógicas de formação para o lúdico. As dimensões teórico-práticas, no que se refere à inserção no contexto estudado com intervenções que propõem mudanças educacionais, apresentam possibilidades de avanço ao ensino da Pré-Escola, contribuindo para a realidade pesquisada e a comunidade escolar, através dos saberes dos docentes colaboradores.
Abstract: Teaching work with play in pre-school Early Childhood Education is crossed the challenges of schooling and, at the same time, providing opportunities for interact and play, adding knowledge aimed at development children’s cognitive skills in favor of meaningful learning. The balance betwee playing and learning are not always considered, mainly because there is a pedagogical tendency to minimize playing time in favor of educational activities reproduction that only aim to equip writing skills. Such a vision reductive approach does not recognize the contributions of play to the advancement of intelligence childish. In this sense, there is an emerging need to point out the role of play in preschool learning, starting this trajectory through the reconfiguration of teaching knowledge. Defending learning through play therefore permeates the objective main focus of this research in order to highlight the importance of play in preschool as a path to meaningful learning, starting from training teacher as the driving force behind this knowledge. Thus, the theoretical framework to deepen this purpose, it seeks support in Piaget's studies (2020), Vygotsky (2007) and Luckesi (2002, 2004), among other authors. In reference of to pedagogical training for the appropriation of playfulness in educational spaces are adopted the references of Imbernón (2011, 2009), Tardif (2014), Nóvoa (1999, 1913), Freire (1996,1997, 2016), Morin (2000, 2021), among others, who deal with the teaching professionals in their pedagogical missions, praising the person of the teacher in his human challenges. The methodology starts from an approach qualitative approach approaching techniques from action research and character investigations ethnographic with the support of participant observation and semi-structured interviews, considering the content of the narratives and their meanings for understanding the pedagogical processes related to childhood. The research field involves the Nursery and Pre-School Prof.ª. Socorro de Fátima Cavalcante Viana, located in Remígio-PB. The study is based on the premise that the appropriation of play in the sphere teacher can increase the quality of pedagogical practices and contribute to a meaningful learning in preschool. In terms of educational product, they will be pedagogical training workshops for recreational activities were implemented. The dimensions theoretical-practical, with regard to insertion in the context studied with interventions that propose educational changes, presente possibilities for advancement in Pre-School teaching, contributing to the researched reality and the Community school, through the knowledge of collaborating teachers.
Palavras-chave: Pré-escola
Ludicidade
Saber docente
Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: ARAÚJO, W. B. Saberes e relatos docentes sobre a pré-escola: entre o lúdico e a reinvenção da aprendizagem. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4783
Data de defesa: 25-Ago-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Wagnes Barbosa de Araujo.pdfDS - Wagnes Barbosa de Araújo2.74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Oficinas de Construção de Brinquedos e Brincadeiras - Produto Educacional Final.pdfProduto Educacional - Wagnes Barbosa de Araújo4.94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito166.08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.