Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4702
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Longe de casa há mais de uma semana”: trajetórias de trabalho de imigrantes venezuelanos em João Pessoa-PB
Autor: Silva, Felipe Fernandes da 
Primeiro orientador: Pessoa, Manuella Castelo Branco
Primeiro membro da banca: Silva, Edil Ferreira da
Segundo membro da banca: Barros, Vanessa Andrade de
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender as trajetórias de trabalho de venezuelanos que migraram para a cidade de João Pessoa. Para tanto, foi realizado três estudos apresentados em três artigos, o primeiro tem como título “Imigração venezuelana no Brasil e trabalho: uma revisão integrativa”, que teve como objetivo a realização de uma revisão integrativa a respeito da inserção no mercado de trabalho por imigrantes venezuelanos no Brasil. O segundo artigo tem como título “Trajetórias de trabalho de imigrantes venezuelanos na cidade de João Pessoa-PB”, que teve como objetivo analisar as trajetórias de trabalho de venezuelanos que migraram para a cidade de João Pessoa. E o terceiro artigo intitulado “Trajetórias de trabalho e desafios de imigrantes venezuelanos indígenas de etnia Warao na cidade de João Pessoa-PB”, que teve como objetivo compreender as trajetórias de trabalho, bem como os desafios de imigrantes venezuelanos indígenas de etnia Warao na cidade de João Pessoa – PB. A partir dos estudos desenvolvidos foi possível compreender o trabalho como fator central na vida dos imigrantes venezuelanos. É partir dele que muitos desses imigrantes pretendem alcançar uma melhor qualidade de vida, contribuindo no processo de integração dos imigrantes em um novo contexto. Foi possível compreender as trajetórias de trabalho desses imigrantes venezuelanos que buscam por sua inserção no mercado laboral nacional, mas ainda não encontram um contexto propício para tanto. São diversas as dificuldades encontradas, como a falta de documentação, a dificuldade de revalidar diplomas e a dificuldade com a língua portuguesa. Àqueles que conseguem se inserir em geral terminam por realizar atividades laborais afetadas pela precarização do trabalho, em atividades em um menor nível de formação, cargas horárias imensas, salários precários, xenofobia e até mesmo em condições análogas à escravidão. Essas dificuldades se intensificam ainda mais quando falamos de mulheres venezuelanas e do povo indígena da etnia Warao, que possuem suas práticas e costumes diferentes que termina os transformando em um povo pedinte, vivendo nas ruas e praticando mendicância.
Abstract: Esta disertación tiene como objetivo comprender las trayectorias laborales de los venezolanos que migraron a la ciudad de João Pessoa. Para ello, se presentaron tres estudios en tres artículos, el primero se titula “Inmigración venezolana en Brasil y trabajo: una revisión integradora”, que tuvo como objetivo realizar una revisión integradora sobre la inserción en el mercado laboral de inmigrantes venezolanos en Brasil. El segundo artículo se titula “Trayectorias laborales de inmigrantes venezolanos en la ciudad de João Pessoa-PB”, que tuvo como objetivo analizar las trayectorias laborales de los venezolanos que migraron para la ciudad de João Pessoa. Y el tercer artículo titulado “Trayectorias de trabajo y desafíos de inmigrantes indígenas venezolanos de etnia Warao en la ciudad de João Pessoa-PB”, que tuvo como objetivo comprender las trayectorias de trabajo, así como los desafíos de inmigrantes indígenas venezolanos de etnia Warao en la ciudad. de João Pessoa – PB. A partir de los estudios realizados, fue posible comprender el trabajo como un factor central en la vida de los inmigrantes venezolanos. Es a partir de esto que muchos de estos inmigrantes pretenden alcanzar una mejor calidad de vida, contribuyendo al proceso de integración de los inmigrantes en un nuevo contexto. Se logró comprender las trayectorias laborales de estos inmigrantes venezolanos que buscan su inserción en el mercado laboral nacional, pero aún no encuentran un contexto adecuado para ello. Son varias las dificultades encontradas, como la falta de documentación, la dificultad para convalidar títulos y la dificultad con el idioma portugués. Quienes logran ingresar, en general, terminan realizando actividades laborales afectadas por la precariedad del trabajo, en actividades con menor nivel de formación, inmensas cargas de trabajo, salarios precarios, xenofobia e incluso en condiciones análogas a la esclavitud. Estas dificultades se intensifican aún más cuando hablamos de las mujeres venezolanas y de los indígenas de la etnia Warao, quienes tienen sus diferentes usos y costumbres que terminan transformándolos en un pueblo mendigo, viviendo en las calles y practicando la mendicidad.
Palavras-chave: Imigrantes venezuelanos
Condições de trabalho
Exclusão social
Xenofobia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
Citação: SILVA, Felipe Fernandes da. “Longe de casa há mais de uma semana”: trajetórias de trabalho de imigrantes venezuelanos em João Pessoa-PB. 2022. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4702
Data de defesa: 22-Set-2022
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD177.74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS - Felipe Fernandes da Silva.pdfDS - Felipe Fernandes da Silva650.32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.