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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4656
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Implicações do ensino remoto na formação acadêmico-profissional dos (as) estudantes de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba no contexto da pandemia da Covid-19 |
Autor: | Anselmo, Géssica Tamires da Silva |
Primeiro orientador: | Nóbrega, Mônica Barros da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Alessandra Ximenes da |
Segundo membro da banca: | Santos, Josiane Soares |
Resumo: | Este estudo analisa as inflexões provocadas pelo ensino remoto no processo formativo dos/as estudantes de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba, no contexto da pandemia da Covid-19, tomando como referência o projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares de 1996. A pesquisa foi orientada pelo método crítico dialético, desenvolvida através de um enfoque quanti-qualitativo. Algumas das categorias norteadoras da pesquisa foram: neoliberalismo, crise do capital, precarização e intensificação do trabalho e contrarreforma do Estado. Algumas das categorias intelectivas foram: ensino remoto e formação acadêmico-profissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Realizamos pesquisa bibliográfica através de ebooks, artigos e periódicos que abordam a temática do ensino remoto emergencial e a formação acadêmico-profissional em Serviço Social no contexto de crise estrutural do capital e intensificação da exploração do trabalho por intermédio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Através da pesquisa documental acessamos documentos institucionais no âmbito da UEPB que fundamentaram a implementação do ERE, assim como documentos expedidos pelas entidades representativas do Serviço Social durante o período pandêmico. A pesquisa de campo foi mediada por um questionário online enviado a discentes e docentes do curso de Serviço Social da UEPB. Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas pelos/as estudantes se referem à: falta de interação durante as aulas, ausência de espaço físico adequado para desenvolver as atividades remotas, desmotivação e cansaço. Os docentes sinalizaram dificuldades de ordem pedagógica quanto ao processo de avaliação, sobrecarga de trabalho, dificuldades em conciliar demandas trabalho com as demandas do ambiente doméstico e pouca participação e envolvimento dos/as estudantes nas aulas. Ressaltamos a importância do desenvolvimento de ações voltadas a reduzir os impactos negativos do ensino remoto na formação. |
Abstract: | This study analyzes the inflections provoked by remote teaching on the formative process of undergraduate students in Social Work at the State University of Paraíba, in the context of the Covid-19 pandemic, taking as reference the training project expressed in the 1996 Curriculum Guidelines. The research was guided by the dialectical critical method, developed through a quantitative-qualitative approach. Some of the guiding categories of the research were: neoliberalism, capital crisis, precariousness and intensification of work, and counter-reform of the State. Some of the intellectual categories were: remote teaching and academic-professional training. This is a bibliographic, documentary, and field research. We conducted bibliographic research through ebooks, articles, and periodicals that address the theme of emergency remote teaching and academic-professional training in Social Work in the context of the structural crisis of capital and intensification of labor exploitation through Digital Information and Communication Technologies. Through documentary research, we accessed institutional documents within the scope of UEPB that supported the implementation of ERE, as well as documents issued by representative entities of Social Work during the pandemic period. The field research was mediated by an online questionnaire sent to students and teachers of the Social Work course at UEPB. The results indicated that the main difficulties faced by students relate to: lack of interaction during classes, absence of adequate physical space to develop remote activities, demotivation, and fatigue. Teachers signaled pedagogical difficulties regarding the evaluation process, workload overload, difficulties in reconciling work demands with household demands, and little participation and involvement of students in classes. We emphasize the importance of developing actions aimed at reducing the negative impacts of remote teaching on training. |
Palavras-chave: | Serviço Social Formação Profissional Ensino Remoto Covid-19 |
Área(s) do CNPq: | SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS |
Citação: | ANSELMO, Géssica Tamires da Silva. Implicações do ensino remoto na formação acadêmico-profissional dos (as) estudantes de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba no contexto da pandemia da Covid-19. 2023. 139f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4656 |
Data de defesa: | 11-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGSS - Dissertações |
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