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Tipo do documento: Tese
Título: Imaginário na trilogia Fronteiras do universo de Philip Pullman
Autor: Silva, Yolanda Maria da 
Primeiro orientador: Magalhães, Antonio Carlos de Melo.
Resumo: A presente tese tem como objetivo pesquisar o processo de remitologização do mito bíblico da criação e o trajeto antropológico nas obras A Bússola de ouro (2013), A faca sutil (2013) e A luneta âmbar (2013) que compõem a Trilogia Fronteiras do Universo de Philip Pullman. Nestas obras, temos explicações sobre o início, meio e fim do universo numa perspectiva ateísta contrária aos dogmas judaico-cristãos. A forma como este escritor tenta explicar a origem e o fim do universo, recriando o mito de Adão e Eva enraizado na cultura Ocidental, demonstra sua cosmovisão de mundo, reverberando na composição do imaginário simbólico expresso em suas histórias. Na perspectiva teórica de Gilbert Durand (2002), diante da passagem do tempo e da vigência da morte, o homem pode criar um imaginário simbólico de fuga para um plano metafísico, longe das imagens nefastas ou, ao contrário, um imaginário simbólico libidinal que toma as imagens da passagem do tempo de forma positiva. Ainda no intuito de ver o poder que estas imagens literárias possuem para influenciar o imaginário da humanidade, buscaremos nos embasar primordialmente na mitodologia de Gilbert Durand (2002; 2001; 1995; 1988; 1983); na fenomenologia das imagens de Gaston Bachelard (2006; 1993); nos estudos de religiões comparadas de Erich Neumann (2006; 1995) e Joseph Campbell (2010; 2004).
Abstract: This thesis aims to research the process of remythologization of the biblical myth of creation and the anthropological path in the works A Bússola de ouro (2013), A faca sutil (2013) and A luneta âmbar (2013) that composes the trilogy Fronteiras do Universo, by Philip Pullman. In these works, we have explanations about the beginning, middle and end of the universe in an atheistic perspective contrary to Judeo-Christian dogmas. The way this writer tries to explain the origin and end of the universe, recreating the myth of Adam and Eve rooted in Western culture, demonstrates his worldview, reverberating in the composition of the symbolic imaginary expressed in his stories. In the theoretical perspective of Gilbert Durand (2002), in the face of the passage of time and the validity of death, man can create a symbolic imaginary of escape to a metaphysical plane, away from harmful images or, on the contrary, a libidinal symbolic imaginary that takes the images of the passage of time in a positive way. Still in order to see the power that these literary images have to influence the imagination of humanity, we will seek to base ourselves primarily on the Gilbert Durant’s mythology (2002; 2001; 1995; 1988; 1983); on the phenomenology of images by Gaston Bachelard (2006; 1993); on the studies of comparative religions by Erich Neumann (2006; 1995) and Joseph Campbell (2010; 2004).
Palavras-chave: Imaginário
Imaginação
Imagem
Remitologização
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: SILVA, Y. M. Imaginário na trilogia Fronteiras do universo de Philip Pullman. 2022. 135 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4631
Data de defesa: 22-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses



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