Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4616
Tipo do documento: Dissertação
Título: Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
Autor: Silva, Maria José Almeida 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Primeiro membro da banca: Dias, Valdenides Cabral de Araújo
Segundo membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Resumo: Esta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, traz uma metodologia de prática de leitura do texto literário tendo por foco a formação de leitores de Ensino Fundamental em turma de 9º ano. O estudo dedica-se ao gênero poema no exercício da prática de leitura literária em sala de aula e parte da compreensão de que o texto poético, na condição de linguagem carregada de sentidos, contribui para o desenvolvimento da formação leitora na perspectiva do letramento. A proposta tem por objeto de estudo poemas da Literatura afro-brasileira, como forma de propor um diálogo acerca da literatura de autoria negra, além de trabalhar a literariedade e as possibilidades de sentidos, com foco no potencial lúdico e enriquecedor de conhecimentos do citado gênero literário. Assim, o objetivo está em propiciar habilidades leitoras do texto poético, estimulando o gosto pela leitura de poemas, dentro da perspectiva do letramento literário e da multimodalidade. Para tanto, se faz necessário o uso de oficinas como estratégias para a prática de leitura e produção de poemas associados às ferramentas tecnológicas para a produção de poemfics. Para esse fim, a fundamentação teórica contou com os pressupostos dos estudos de Solé (1998), Gil (2002), Cosson (2021), Pinheiro (2018), Sorrenti (2009), Macedo (2021), Colomer (2007), Dalvi (2013), Ribeiro (2021), Jenkins (2013), Vargas (2015), Duarte (2022), Negreiros (2017) e Cuti (2010). A relevância deste estudo está na proposição de um contato mais efetivo com o gênero poético capaz de contribuir para a formação de habilidades leitoras, visando o letramento literário. Além disso, compreender expressões da Literatura afro-brasileira cuja temática tem grande importância para o debate da sala de aula, no sentido de possibilitar a ressignificação e a valorização da cultura afro-brasileira e da construção da autoestima e quebra de preconceitos.
Abstract: This research, of descriptive and propositional nature, brings a methodology of reading practice of the literary text focusing on the formation of readers in elementary school in 9th grade class. The study is dedicated to the poem genre in the practice of literary reading in the classroom and is based on the understanding that the poetic text, as a language loaded with meanings, contributes to the development of reading education from the perspective of literacy. The proposal has as its object of study poems from Afro-Brazilian literature, as a way of proposing a dialogue about black literature, as well as working on literariness and the possibilities of meaning, focusing on the playful and enriching potential of the aforementioned literary genre. Thus, the goal is to provide reading skills of the poetic text, stimulating a taste for reading poems, within the perspective of literary literacy and multimodality. To this end, it is necessary to use workshops as strategies for the practice of reading and production of poems associated with technological tools for the production of poemfics. To this end, the theoretical foundation relied on the assumptions of the studies of Solé (1998), Gil (2002), Cosson (2021), Pinheiro (2018), Sorrenti (2009), Macedo (2021), Colomer (2007), Dalvi (2013), Ribeiro (2021), Jenkins (2013), Vargas (2015), Duarte (2022), Negreiros (2017) and Cuti (2010). The relevance of this study lies in the proposition of a more effective contact with the poetic genre capable of contributing to the formation of reading skills, aiming at literary literacy. In addition, to understand expressions of Afro-Brazilian literature whose theme has great importance for the classroom debate, in order to enable the re-signification and valorization of Afro-Brazilian culture and the construction of self-esteem and breaking prejudices.
Palavras-chave: Formação do leitor. Literatura afro-brasileira. Poemfics. Letramento. Ensino
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: SILVA, Maria José Almeida. Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário. 2023. 127 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4616
Data de defesa: 24-Mar-2023
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - arquivo completo concluido.pdfDissertação1.91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
MARIA JOSÉ Termo-de-deposito-da-versao-final-do-tcc (1) editado.pdfTermo de Depósito180.74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.