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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os processos fonético-fonológicos de variação linguística através das histórias em quadrinhos
Autor: Ferreira, Sandoval Alves
Primeiro orientador: Silva Júnior, Leônidas
Primeiro membro da banca: Lins, Juarez Nogueira
Segundo membro da banca: Oliveira, Antônio Flávio
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa é norteado por uma metodologia arraigada no ensino tradicional, advindo das concepções estruturalistas de Saussure. Nessa perspectiva, a língua era vista como um sistema homogêneo, atemporal e estático, o que acabou contribuindo para a formação de uma visão descontextualizada e restritiva da mesma, fato que fomentou o surgimento de vários problemas, um deles, o preconceito linguístico. Em contrapartida, a Sociolinguística surge nos Estados Unidos em meados da década de1960. Muitos cientistas da linguagem decidiram que não era mais possível estudar a língua sem levar em conta também a sociedade em que ela é falada. Dentre eles, destaca-se a figura de William Labov que, ao lado de Weinreich e Herzog, lança os fundamentos de uma teoria da variação e da mudança linguísticas, fator que marca a transição da análise síncrona para a análise diacrônia da linguagem. Nesse sentido, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a presença de processos de variação linguística através das histórias em quadrinhos produzidas por alunos dos anos finais do ensino fundamental. Para isso, elaboramos uma sequência didática fundamentada no modelo apresentado por Dolz e Schneuwly (2004), a qual será aplicada em uma turma do 9º ano de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Toritama/PE. Esperamos que este trabalho envolvendo o estudo da variação e da mudança linguística por meio do gênero multimodal possa nos ajudar a desenvolver nos estudantes as habilidades de leitura e compreensão textuais, bem como a compreensão de que a língua é heterogênea, dinâmica e social. Posto isso, cabe-nos ressaltar alguns dos autores que fundamentam este trabalho. No que tange aos pressupostos teóricos referentes à sociolinguística, à variação, à mudança linguística e ao preconceito linguístico, lançamos mão de Zilles (2015), Coelho (2021) e Bagno (2007); Em relação à abordagem acerca da teoria dos gêneros textuais e à forma como este deve ser tratado em sala de aula, apropriamo-nos de Marcuschi (2008) e Dolz e Schneuwly (2004); por fim, no que diz respeito à fonética e à fonologia do português brasileiro, bebemos dos pressupostos teóricos apresentados por Roberto (2016) e Seara (2021).
Abstract: Portuguese Language teaching is oriented by a methodology rooted in a traditional teaching method that comes from Saussure’s structuralist conceptions. From this perspective, language was seen as a homogenous system, timeless and static, which ended up helping to form a decontextualized and restrictive vision of it, a fact that produced a series of problems, one of which the linguistic prejudice. Opposing that, the Sociolinguistics appeared in the United States in the middle of the sixties. Many language scientists decided it was no longer possible to study language without taking into account the society in which it is spoken. Among them, William Labov is a prominent figure that, by Weinreich and Herzog’s side, laid the foundations of a linguistic variation and change theory, which marks the transition from a synchronic to a diachronic analysis of language. In that sense, our research has the goal to investigate the presence of linguistic variation processes through comic books produced by final-year middle school students. For that purpose, we created a didactic sequence based on the model presented by Dolz and Schneuwly (2004), which will be applied in a ninth grade class of a public school in the city of Toritama/PE. We hope that this work involving the variation and linguistic change study through a multimodal genre can help us develop the students’ reading and textual comprehension abilities, as well as the understanding that language is heterogenic, dynamic, and social. That aside, we should highlight some of the authors that substantiated this work. In regard to the theoretical assumptions referring to Sociolinguistics, variation, linguistic change, and linguistic prejudice, we resorted to Zilles (2015), Coelho (2021), and Bagno (2007); In relation to the approach of the textual genre studies and how it should be treated in class, we appropriated Marcuschi (2008), and Dolz and Schneuwly (2004); finally, concerning phonetics and phonology of the Brazilian Portuguese, we sipped of the theoretical assumptions presented by Roberto (2016), and Seara (2021).
Palavras-chave: Português brasileiro. Variação e Ensino. História em Quadrinhos.
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Ferreira, Sandoval Alves. Os processos fonético-fonológicos de variação linguística através das histórias em quadrinhos. 2023. [141]. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4611
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

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