Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4610
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental
Autor: Silva, Ana Paula Lima da 
Primeiro orientador: Aquino, Maria de Fátima de Souza
Primeiro membro da banca: Sales, Laurênia Souto
Segundo membro da banca: Martins, Iara Ferreira de Melo
Resumo: A educação básica é direito de todos e é oferecida nos ambientes escolares de modo sistematizado, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento intelectual, com vistas a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. No entanto, ao longo do tempo, percebe-se que tais metas nem sempre são alcançadas. Para haver o desenvolvimento pleno dos educandos, é necessário superar alguns desafios, principalmente no que se refere à prática da leitura e da escrita. Diante disso, cabe aos docentes, em especial, os de Língua Portuguesa, envolver os alunos em práticas de letramento, para que possam fazer uso da leitura e escrita em suas práticas sociais de maneira efetiva. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir um caderno pedagógico, contemplando uma sequência didática direcionada à produção do gênero textual/discursivo diário pessoal, de modo que este venha auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, como também contribuir com o desenvolvimento e o aprendizado do aluno. Para isso, utilizou-se uma proposta pedagógica construída por meio das orientações de Dolz e Schneuwly (2011), direcionada a uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Queimadas, Paraíba. Em relação à metodologia, a pesquisa é de natureza propositiva, uma vez que apresenta um material didático denominado caderno pedagógico, para auxiliar o trabalho do professor, e apresenta uma abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teórico considerou as ideias abordadas por Antunes (2009), Dolz e Schneuwly (2011), Kleiman (2002), Koch e Elias (2018), Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Soares (2020) e Lejeune (2008). Observaram-se as contribuições dos documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (2020), os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), como também a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018). Para tanto, a proposta aqui desenvolvida resultou na construção de um Caderno Pedagógico que versa, principalmente, pela aproximação do aluno em práticas de leitura e escrita, envolvendo o gênero diário pessoal, visto que este poderá contribuir para o desenvolvimento do aluno enquanto leitor e escritor da sua própria história.
Abstract: Basic education is everyone's right and is offered in school environments in a systematic way, providing students with their intellectual development, with a view to making citizens critical, reflective and active in society. However, over time, it is clear that such goals are not always achieved. For the full development of students, it is necessary to overcome some challenges, especially with regard to the practice of reading and writing. In view of this, it is up to teachers, especially those of the Portuguese language, to involve students in literacy practices, so that they can effectively use reading and writing in their social practices. In this perspective, this research has the general objective of producing a pedagogical notebook, contemplating a didactic sequence aimed at the production of the textual/discursive genre, personal diary, so that it will help the teacher's work in the classroom, as well as contribute to the development and student learning. For this, we used a pedagogical proposal that was built through the guidelines of Dolz and Schneuwly (2011), directed to a 7th grade class of a public school, located in the city of Queimadas, Paraíba. Regarding the methodology, the research is propositional in nature, since it presents didactic material called the pedagogical notebook, to help the teacher's work, and presents a predominantly qualitative approach. The theoretical framework took into account the ideas addressed by Antunes (2009), Dolz and Schneuwly (2011), Kleiman (2002), Koch and Elias (2018), Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Soares (2020) and Lejeune (2008). The contributions of official documents were observed: the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB (2020), the National Curricular Parameters - PCN (1997), the National Common Curricular Base - BNCC (2018), as well as the Curricular Proposal of the State of Paraíba (2018). Therefore, the proposal developed here resulted in the construction of a Pedagogical Notebook that deals mainly with bringing the student closer to reading and writing practices, involving the personal diary genre, since this can contribute to the development of the student as a reader and writer. of your own story.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Gênero Diário Pessoal
Sequência didática
Ensino.
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Silva, Ana Paula Lima da. DIÁRIO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. [150]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira- PB] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4610
Data de defesa: 16-Mar-2023
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de depósito464.75 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS- Ana Paula Lima Da Silva.pdfDissertação - Ana Paula Lima Da Silva3.29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.